A Saga Crepúsculo, Eclipse (The Twilight Saga: Eclipse, Romance, Aventura: 2010 – 124 min)

Dirigido por David Slade com roteiro de Melissa Rosenberg adaptando obra de Stephenie Meyer. Estrelando: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Bryce Dallas Howard, Peter Facinelli, Jack Huston, Catalina Sandino Moreno, Kellan Lutz, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Elizabeth Reaser, Jodelle Ferland, Nikki Reed, Kirsten Prout, Chaske Spencer, Xavier Samuel, Billy Burke.

O sucesso da “saga” Crepúsculo em certos pontos é inexplicável, mas não dá para ignorar tudo o que rodeia as adaptações dos best sellers de Stephenie Meyer para o cinema. Como não li o livro (e jamais pretendo fazer isto) comento sobre os filmes tentando ao máximo possível ser imparcial, mesmo sabendo que irei levar patada tanto das(os) fãs insanas quanto da parcela que odeia ler/ver/ouvir qualquer coisa mencionada aos vampiros brilhantes.

Por muitos tido como uma das estréias mais esperadas do ano, neste terceiro longa da saga Crepúsculo, “Eclipse”, a esperança era ver a história caminhar um pouco da inércia de acontecimentos e também ver um pouco mais de ação, já que em Lua Nova (o segundo), mesmo vendo uma leve melhora tínhamos um história parada e sem grandes perigos ou embates.

A trama segue novamente Bella Swan (Kristen Stewart) enfrentando a “disputa” por seu coração entre o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner). O grande problema é lidar com as consequências de namorar um vampiro e manter a amizade com um lobisomem, inimigos ancestrais. Enquanto isso uma onda de assassinatos em Seattle vem chamando a atenção da ‘vampirada boa praça’ de Forks.

A direção de David Slade, responsável pelo sombrio e sanguinolento “30 Dias de Noite”, era minha maior esperança. Realmente tivemos um pouco mais de ação e algumas cenas até razoáveis, mas falta muito ainda para levarmos alguma coisa a sério aqui. E este é o ponto onde queria chegar quando pensava no que escrever sobre “Eclipse”, muitas situações são hilárias e o filme brinca com a sua própria história. Para mim valeu demais e dei boas risadas, mas pode parecer apenas galhofa para tantos outros.

Para o elenco já conhecido dos outros 2 filmes não sobra muito a se fazer a não ser andar sem camisa e brilhar ao sol com cara de tristeza emo. De todos os personagens o melhor, para mim, é o pai de Bella que é sempre bastante seguro no papel e também é responsável por uma das melhores cenas, quando tenta levar um papo “sério” com a filha. A entrada de Bryce Dallas Howard como a nova Victoria não foi tão brilhante quanto eu esperava e fica para o jovem Xavier Samuel (a primeira cena do filme é com ele e nos faz pensar que entramos na sala errada de tão legal) o maior destaque entre os novatos.

Fica claro no entanto que, apesar da minha boa vontade em, novamente, não dar uma classificação ruim para mais um filme dessa “saga” (que não sai do lugar), falta muito para que os fãs e produtores recebam o devido respeito por estas obras. Ainda bem que agora eles resolveram chutar o pau da barraca e mesclar o meloso romance com um pouco mais de humor, fica muito mais fácil para os acompanhantes das namoradas loucas assistirem toda essa inacreditável história, e não estou me referindo aos vampiros e lobisomens.

E por falar em barraca que cena foi aquela no topo da montanha? Eu vi a hora do lobinho e o vampiro largarem a menina congelando e se agarrarem no melhor estilo Brokeback Mountain. Percebam que não estou levando a sério nem mais os meus comentários sobre o filme.

Se tem uma coisa que não consegui entender ainda é como uma história tão inacreditavelmente pudica e virgem pode ser levada a tantos extremos mundo afora? O que Bella Swan tem de tão especial para mover exércitos de vampiros, entidades ancestrais e até, pasmem, forçar aliança entre inimigos de longas eras em prol de sua vida? Pior é que pelo visto só iremos saber nos dois próximos capítulos, já que Amanhecer será dividido em dois e talvez na última parte a trama saia do zero a zero, em todos os sentidos.

Related Posts with Thumbnails