Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel)

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel, Drama, Biografia: 2009 – 105 min)

Dirigido por Anne Fontaine com roteiro de Anne e Camille Fontaine. Estrelando: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Emmanuelle Devos, Régis Royer.

Sabe quando você olha um filme e acha que ele não vai lhe agradar? Você evita assisti-lo e deixa passar adiante e foi isso que fiz com “Coco Antes de Chanel” por um bom tempo. Como não era minha vez de escolher o que ver, acabei encarando e confiando que Audrey Tautou (a ‘imortal’ Amelie Poulain) faria tudo valer a pena, ledo engano.

A trama segue a história de Coco antes de consolidar seu império da moda, não é uma biografia completa da estilista, o filme aborda mais o seu início de vida desde os idos de 1900 e pouco até os tempos mais atuais. Criada num orfanato e começando a ‘batalhar’ como ajudante de costura e cantora de cabaré a noite, Chanel mudou totalmente os conceitos de moda numa época bastante austera e conservadora.

A história de vida da estilista Coco Chanel nunca me despertou interesse e tampouco tinha ouvido falar, só conhecia mesmo (superficialmente) a tal marca e o nome do tipo de corte de cabelo. Mas isso não é desculpa para não gostar do filme, o grande problema é realmente a falta de ânimo e o tom insosso e sem graça que ele possui do início até o seu desfecho.

Temos atuações interessantes com Audrey Tautou interpretando a chata e pouco inspirativa Gabrielle (o nome real da famosa estilista) e ainda a dos atores que interpretam Balsan (o melhor em minha opinião) e também o ‘galante’ personagem “Boy”. Fora isso, talvez só o figurino mereça um pequeno destaque.

O resultado é que temos aqui um filme que simplesmente não chega a lugar algum numa trama fraca e chata com nenhum momento marcante. Talvez para os amantes e curiosos da moda exista algum valor conhecer o início de vida conturbado de Coco Chanel, se é que foi realmente desta forma que tudo aconteceu.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

6 Comments

  1. Assisti o filme mesmo, por causa da Audrey, ele teve uma boa atuação, mas o filme é chato mesmo, sem contar que a vida de Coco foi totalmente maquiada neste filme, o que acabou deixando ela como uma heroína da moda com a vida sem graça. Tava doido pra ver as cenas dela na cadeia, por causa do envolvimento com os nazistas!
    UAHSUAUHSUHAUHSUA
    Até mais!

    Post a Reply
  2. Então Alan, menos um motivo (se é que todos os que citei já não foram suficientes) para assistir este filme.

    Se nem a realidade ele mostrou, maqueou parte da vida de Coco qual o valor que ele possui?

    Post a Reply
  3. O grande problema desse filme já está no título. Se tem algo de interessante na vida de Coco é depois de Chanel, não antes. Então, fica mesmo uma história vazia. Eu gostei muito da cena final, com ela sentada na escada e as manequins descendo. Mas, foi só.

    abraços

    Post a Reply
  4. É Amanda, imagina para uma pessoa que não se interessa nem pela vida “depois de Chanel” como eu?

    A cena final é até legalzinha, mas é tudo tão insosso que deixa pra lá hehehe

    Grande abraço 🙂

    Post a Reply
  5. Eu não me interesso nem antes, nem depois, rs…e na realidade só verei o filme em função de Tautou! fato!

    Post a Reply
  6. A Tautou como sempre está bem no papel, mas não ajuda muito Cristiano.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Uma Doce Mentira (De Vrais Mensonges) | Porra, man! | Porra, man! - [...] (Audrey Tautou, “Coco antes de Channel”) recebe uma carta de amor anônima e a joga no lixo sem saber…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.