Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel, Drama, Biografia: 2009 – 105 min)

Dirigido por Anne Fontaine com roteiro de Anne e Camille Fontaine. Estrelando: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Emmanuelle Devos, Régis Royer.

Sabe quando você olha um filme e acha que ele não vai lhe agradar? Você evita assisti-lo e deixa passar adiante e foi isso que fiz com “Coco Antes de Chanel” por um bom tempo. Como não era minha vez de escolher o que ver, acabei encarando e confiando que Audrey Tautou (a ‘imortal’ Amelie Poulain) faria tudo valer a pena, ledo engano.

A trama segue a história de Coco antes de consolidar seu império da moda, não é uma biografia completa da estilista, o filme aborda mais o seu início de vida desde os idos de 1900 e pouco até os tempos mais atuais. Criada num orfanato e começando a ‘batalhar’ como ajudante de costura e cantora de cabaré a noite, Chanel mudou totalmente os conceitos de moda numa época bastante austera e conservadora.

A história de vida da estilista Coco Chanel nunca me despertou interesse e tampouco tinha ouvido falar, só conhecia mesmo (superficialmente) a tal marca e o nome do tipo de corte de cabelo. Mas isso não é desculpa para não gostar do filme, o grande problema é realmente a falta de ânimo e o tom insosso e sem graça que ele possui do início até o seu desfecho.

Temos atuações interessantes com Audrey Tautou interpretando a chata e pouco inspirativa Gabrielle (o nome real da famosa estilista) e ainda a dos atores que interpretam Balsan (o melhor em minha opinião) e também o ‘galante’ personagem “Boy”. Fora isso, talvez só o figurino mereça um pequeno destaque.

O resultado é que temos aqui um filme que simplesmente não chega a lugar algum numa trama fraca e chata com nenhum momento marcante. Talvez para os amantes e curiosos da moda exista algum valor conhecer o início de vida conturbado de Coco Chanel, se é que foi realmente desta forma que tudo aconteceu.

Related Posts with Thumbnails