Mary and Max

Mary e Max (Mary and Max , Animação, Drama: 2009/2010 – 92 min)

Direção e roteiro por Adam Elliot com vozes de Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana e Barry Humphries.

 

Vencedor do Oscar de melhor curta animado do ano de 2003, o australiano Adam Elliot criou uma daquelas pequenas obras a serem colecionadas. Quando se fala em animação a primeira coisa que vem a mente é algum filme infantil ou daqueles feitos para adultos rirem como criança, vide os clássicos “para todas as idades” da Pixar. Diferente deste ‘padrão’, “Mary e Max (Mary and Max)” trata-se de uma animação adulta capaz de fazer você rir e chorar.

A trama é baseada em uma história real e segue a pequena Mary, ela tem 8 anos é gordinha, desajeitada e vive na austrália sem nenhum amigo. Certo dia ela resolve escrever a um desconhecido que mora em Nova York chamado Max, ele tem 44 anos e, devido a alguns problemas pessoais e mentais até, também não possui amigos. A partir daí surge uma inusitava e incrível amizade.

Utilizando a técnica de Stop-Motion com bonequinhos de massa altamente caricatos e, em certo ponto, até feios de tão simples, tudo começa parecendo ser apenas mais um filme clichê com lições de moral e de vida batidas. Ao decorrer da trama vemos que na verdade se trata de uma linda e cativante história, daquelas bastante emocionantes.

Além de toda as questões filosóficas sobre amizade, sexo, amor, paixão e vida que as trocas de correspondência entre Mary e Max nos trazem, temos aqui um trabalho que é também feito nos pequenos detalhes. Enquanto temos Max vivendo numa cinzenta Nova York, acompanhamos a pequena Mary numa austráila em tons cor de terra. Apesar do visual ser altamente simplório ele é rico em informações e deixam diversos e pertinantes questionamentos no ar.

Alguns atores importantes e reconhecidos como Philip Seymour Hoffman, Eric Bana e Toni Collette emprestam suas vozes a divertidos e, ao mesmo tempo, melancólicos e tristes personagens. E é este conjunto de pequenas e importantes coisas que fazem de Mary e Max um excelente filme, capaz de lhe fazer rir e também derramar aquela pequenina lágrima escondida bem no canto do seu olho.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

22 Comments

  1. Ah eu quero assistir. já faz um bom tempo que estou lendo sobre este filme. =)

    Post a Reply
  2. 5 Controles? Wow!
    Estou curiosa pra conferir o ritmo e o enredo. Parece que as coisas acontecem, do contrário “amor e sexo” não entrariam no contexto. Eu … acho. #abaixopedo.

    Valeu pela dica Man. Outra que vou conferir assim que puder. =}

    Post a Reply
    • Na verdade Grey, a história segue vários anos e eles vão trocando informações sobre tudo, não tem nada relacionado a pedobear e afins. Pode conferir que é sensacional.

      O máximo que rola quando ela ainda é muito nova é a curiosidade em saber como nascem os meninos na América, pois na Austrália eles nascem dentro de um copo de cerveja hehehe

      Post a Reply
  3. É, esse filme parece mesmo ser interessante.
    Vamos ver se eu consigo assistir.

    Post a Reply
  4. Não tinha ouvido falar desse filme, gostei da premissa. Está nos cinemas ou nas locadoras, como faço para assistir aqui no RJ, tem uma idéia?

    Post a Reply
  5. Assisti, muito legal!! E eu vi no cinemark mesmo.

    Post a Reply
  6. Assisti em um cineminha muito sem vergonha aki no RJ, mas valeu pela dica, o filme realmente é muito bom, alguma chance de oscar de melhor animação?

    Engraçado que o cobrador do onibus que peguei hj era idêntico ao Max, pena que não deu para tirar uma foto rsrsrsrs

    Post a Reply
  7. Na verdade Rafael, o filme foi lançado ano passado lá fora então teoricamente era pra ter disputado com “Up”, mas pelo visto foi ignorado.

    Post a Reply
  8. eu não conseg ui assisti a esse filme não condiz com meu genero!!!

    Post a Reply
    • Realmente, pelo que lhe conheço não faz mesmo o seu estilo.

      Já assistiu “Como Treinar o Seu Dragão”?

      Post a Reply
  9. eu gosto mais das animações da Dreamworks do que da pixar!!

    Post a Reply
  10. eu assisti “como treinar seu dragão” o filme é muito bom…eu fiquei triste quando soluço perdeu a perna!!!!

    Post a Reply
    • Em breve eu comento sobre “Como Treinar Seu Dragão” aqui Thiago, é realmente muito bom o filme.

      Post a Reply
  11. Terminei agora pouco de assistir esse belíssimo filme,fiquei muito emocionado chorei admito.
    O diretor foi muito feliz em escolher fazer essa animação
    em stop-motion,fez a história ficar mais próxima da realidade
    dos personagens e a quase ausência de cores caiu com uma
    luva,pois criou um clima de emoção e aconchego visual.
    Mary e Max é um dos melhores filmes que já assisti,e
    pessoalmente acho que deveria ganhar o oscar de melhor animação.
    Uma das palavras que Max inventou vai entrar em meu
    vocabulário Comfrigado,muito boa!
    Bom dar meus parabéns a seu blog que muito bom.
    Abraços.

    Post a Reply
    • Beto é um filme lindíssimo realmente e não foi por menos que entrou na minha lista dos 10 melhores do ano.

      Obrigado mais uma vez pelos elogios 🙂

      Post a Reply
  12. Não sei se há problema em fazer algum comentário depois de tanto tempo sem outros comentários, mas não tinha como me segurar sem dar a minha humilde opinião nesse excelente filme. Vi por estar no top 10, e não me arrependi nem um segundo do que assisti. Hoje vou indicar para meus pais assistirem e tenho certeza que eles vão adorar assim como eu. Fantástica historia, fantástico o andamento, a história não tenho em meu vocabulário algo que consiga expressar o que achei, é simplesmente emocionante. Me apaixonei pelo filme.
    E quero te parabenizar pelo site, muito legal em tudo. Esse foi meu primeiro comentário e espero estar junto com vocês daqui para frente. Abraços!

    Post a Reply
    • Os comentários ficam abertos sempre por aqui Eloy, tanto para os posts novos quantos os antigos como este.

      É mesmo um filme lindo e recomendável este!

      Que bom que irá voltar mais vezes a comentar e que tenha gostado do nosso blog.

      Grande abraço!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Mary e Max - Animação adulta para rir e chorar | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Marcio Melo. Marcio Melo said: RT @porra_man Mary e Max - Animação…
  2. >Bons filmes de animação fora Disney, Pixar e cia. | cinemosaico - [...] and Max – por Deise Luz (Blog Sete Faces)Mary and Max – por Marcio Melo (Blog Porra, [...]
  3. Bons filmes de animação fora Disney, Pixar e cia. - [...] and Max – por Deise Luz (Blog Sete Faces) Mary and Max – por Marcio Melo (Blog Porra, man!)…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.