Agora que as ideias já foram melhor assimiladas em minha mente, posso comentar sobre tudo o que penso a respeito de Lost. De seu início arrebatador até o desfecho (que desagradou alguns) muita coisa aconteceu, muitos mistérios nunca foram resolvidos, mas a experiência de ter vivido Lost foi algo realmente único.
Aviso de SPOILERS: Se não quer saber nada a respeito dos acontecimentos de toda a série pare por aqui.

Lost, muito mais que um simples seriado
É importante salientar antes de tudo que o que vou escrever aqui (não vão ser poucas palavras portanto, você que gosta de ler “figuras”, se prepare ou vai pro Kibeloco) é baseado em tudo o que EU penso sobre este fantástico (em minha opinião) seriado. Posso estar errado, aliás, talvez nem exista essa coisa de certo ou errado.
Em minha ‘coleção’ de séries que já vi e ainda estou vendo, existem algumas que tenho até mais carinho e apreço que Lost. Se eu tivesse que escolher a minha série favorita até aqui eu diria ser Battlestar Galactica, entretanto, Lost foi um evento tão grandioso que realmente fica difícil comparar com outros seriados pelo simples fato de, ao menos em minha opinião, ser muito mais que isso.
O que é a Ilha? Ela é real?
Eu sei que é uma questão boba, mas acreditem, tem gente que ficou confuso com tudo o que aconteceu no desfecho da série depois de descobrirem que estão todos mortos. A verdade é que se trata de um fato simples e que pode ser explicado somente pelas palavras do Pai de Jack (no mesmo instante que ele diz que estão todos mortos): “Tudo que aconteceu com você foi real”.
Alguns morreram antes, outros depois de Jack (como vimos na cena final em que ele fecha os olhos), mas tudo aquilo existiu e a tal realidade paralela era na verdade esta espécie de “lugar/tempo/espaço” onde eles tinham uma vida que julgavam como perfeita, mas que precisavam relembrar uns dos outros para poderem seguir em frente, mesmo sem saberem a princípio disto. Daí a importância de Desmond.
As imagens dos destroços do avião da Oceanic mostradas no episódio não foi nenhum indício de que todos estivessem mortos desde o início da série, mas sim uma homenagem e um momento de lembrança (e isso foi confirmado pelos produtores). Quem acreditou nisso tem razões para se matar para ficar chateado, só que é totalmente incoerente este pensamento.
Iniciativa Dharma, os Outros e as Experiências: Tiveram alguma importância para história?
Partindo do que de verdade foi “A Ilha” de Lost, claro que fica a questão de todas aquelas experiências feitas pela Iniciativa Dharma, as vertentes do mundo da física e estudos antropológicos, e isso vai de ursos polares às viagens no tempo. Para muitos o desfecho acabou “jogando fora” tudo o que foi apresentado durante o “meio” da série.
Vale a reflexão sobre alguns acontecimentos em nosso mundo real que colaboraram com este fato. Atores exigiram muito dinheiro para participarem da temporada final, outros pediram pra sair no início da temporada como o ator que fazia Michael, o pai de Waaaaaaallllt, para poder fazer uma outra série. Quando ele retornou a história já havia avançado demais.
Sem contar que o próprio canal pediu para estender a série para poderem lucrar mais é óbvio. E se estava fazendo sucesso tudo aquilo, gerando discussões, jogos, sites, poadcasts mundo afora e atiçando a curiosidade das pessoas porque não continuar alimentando?
Pode parecer estranho para alguns, mas as séries televisivas são feitas para darem retorno (dinheiro mesmo amigo) e não apenas para agradar quem está assistindo. É cruel, mas é verdade.
Eu particularmente achei que serviu aos dois propósitos. Qual série me fez ficar vasculhando tanto tempo na web atrás de respostas, ficar discutindo sobre teorias loucas e até escrever diversos posts (como este) aqui no blog? Se você acha que um final que não tenha sido aquilo que você imaginou na sua cabeça (e nada que alguém tenha lhe prometido) pode destruir 6 anos de um entretenimento único, então amigo, você é uma pessoa difícil de agradar, e só quem tem a perder é você mesmo.
Talvez todas estas coisas não tenham tido tanta importância para o final da história se você foi uma destas pessoas que queriam de qualquer jeito explicações plausíveis e pautadas na ciência.
Lost sempre foi esta mistura de crenças e ‘verdades‘, pense na série como o personagem de Jack Sheppard, um homem de ciência e de fé, um personagem que nunca acreditou em sorte ou destino, muito menos tinha um lado espiritual forte. Ele foi crescendo ao passar das temporadas e deixando de se apegar tanto a racionalidade e aceitando – o mais importante no final das contas foi aceitar – que nem tudo pode ser explicado e muitas vezes precisamos apenas ter a certeza em algo ‘inexplicável’ (fé para os leigos) que tudo vai dar certo.
As lacunas abertas
A frase dita pela mulher que criou Jacob e o homem de preto (depois de gentilmente assassinar a mãe verdadeira deles e pegar os filhos para si) teve um certo tom jocoso com os fãs ávidos por respostas dos milhares de mistérios criados no decorrer das temporadas.
“Toda pergunta que você me fizer levará a outra pergunta”.
Mas a frase acima pode não servir como desculpas para deixar tanta gente na mão, pelo menos algumas pessoas que se sentiram traídas ou feita de trouxas por esperarem por respostas que nunca surgiram.
Para mim existem alguns fatos que devem ser levados em consideração, além de ficar discutindo sobre a afirmação da frase acima. O mistério foi o elemento mais importante de toda a série, foi ele que fez milhares de pessoas ficarem antenadas com tudo o que aparecia sobre Lost ao redor do mundo, sejam livros publicados, games, sites, fóruns de fãs, comunidades, etc. E terminar a série com muitos mistérios em aberto faz com que Lost continue, mesmo depois do seu fim, sendo o que sempre foi.
Outro ponto que gostaria de comentar é o fato de que algumas respostas dadas nesta temporada foram deprimentes e sem graça alguma. Quando as respostas eram dadas diretamente, tipo quando o homem de preto assumiu ter sido o responsável por aparecer como o pai de Jack e ter levado ele a fonte de água ainda na primeira temporada, ou ainda a explicação para os tais sussurros, foram momentos totalmente ‘anticlímax‘.
Em contrapartida ainda temos a questão de quando as respostas são dadas de forma mais sutil ou indiretamente, tem gente que não entende, acha complicado demais e começam até a fazer ligações que não existem, o que levam elas a odiarem tudo, a exemplo de pessoas que acreditaram que todos estavam mortos desde o primeiro acidente de avião, fato este que já havia sido desmentido no início da série pelos criadores/produtores e precisou ser desmentido novamente.
Entre ter mistérios em aberto a ter respostas deprimentes dadas de mão beijada, eu prefiro ficar com o inexplicável.
O desfecho deixou a desejar?
Grande parte das pessoas que estão até hoje a reclamar da forma como tudo terminou era do grupo dos que esperavam explicações plausíveis e baseadas na ciência. Eu até concordo que o último episódio poderia ser um pouco mais ‘surpreendente‘, entretanto, foi um desfecho bom para uma série que foi excelente na maior parte destes 6 anos de jornada.
Só que o maior problema de não terem conseguido agradar todos os fãs (nem vem com aquele papinho de “nem Jesus agradou a todos”) é que como a série sempre foi muito “aberta” a diversos tipos de elucubrações e devaneios das pessoas ao redor do globo, muitos não entendem que a maior parte de seus desejos e anseios foi apenas algo que ele próprio criou em sua mente.

Pensem comigo, se você fizesse uma viagem para um lugar que lhe disseram mil maravilhas e, durante o percurso, você adorou as paisagens, os lugares por onde passou e teve ótimos momentos de diversão. No final dele você chega a um lugar que não é lá tudo aquilo que pensava ser (como você tinha criado em sua mente). Se você acha que toda a viagem foi uma perda de tempo e não serviu de nada por isto, você realmente não tem como gostar de Lost.
Resumindo, foi um desfecho “ok” para uma série que apesar de seus altos e baixos, no geral, foi muito boa e se tornou sem dúvidas um grande acontecimento, uma experiência de entretenimento jamais vista.
Como seguir adiante?
Assim como os personagens da série, por mais impossível que pareça ser, temos que seguir adiante. Encontrar outra série a altura de Lost que envolva tanto como ela não vai ser uma tarefa simples e acredito até que demorará muito para alguma outra atração suprir esta falta que ela irá fazer.
Acredito ainda que não termina por aqui, Lost se perpetuará em futuros extras em DVDs e Blu-Rays que serão lançados e até aqui no blog terá ainda alguma vida a frente.
Estou voltando a programação normal com a mistura de Cinema, Séries e TV, mas ainda tenho algumas coisas a publicar futuramente sobre Lost, aguardem (ou não).
Comente com o Facebook
Marcio Melo
Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.






48 comentários
Amanda Aouad says:
May 30, 2010
Concordo plenamente, o mais importante foi a jornada e não o ponto final, que eu gostei também. E com mistérios pelo ar, ainda iremos discutir muito essa série que marcou a televisão brasileira.
Só uma coisa eu gostaria que eles dissessem: Qual era o nome do fumacinha, heim? Eu sempre achei que seria Esaú (irmão gêmeo de Jacó, enganado por ele e pela mãe para assumir o posto do pai)… Tem tudo a ver.
Meu balanço, caso interesse:
http://www.cinepipocacult.com.br/2010/05/licenca-para-falar-de-lost.html
Ramon says:
May 30, 2010
Porra man, tava inspirado mesmo em escrever esse post hein.
hehehehehehe
Jader Miani says:
May 31, 2010
Concordo com tudo que falou sobre Lost. Eu nunca tive expectativas exageradas, para mim a grande “graça” era o mistério e a forma como eles cercavam os personagens, os personagens.
Mas eu pareço ser o único que entendeu o final de uma ótica totalmente diferente. Embora esperasse mais, fiquei sim satisfeito, até satisfeito o suficiente para seguir em frente sem problemas.
Para mim de via de fato eles nunca morreram, eu nem cheguei a pensar na hipótese quando terminei de assistir. Só fui ver essa afirmação na internet. Para mim o diálogo entre Jack e o seu pai no fim, só revela a grande moral da história, o mistério.
Quando Jack pergunta para o pai dele como ele está vivo, e o pai dele faz a mesma pergunta, o que eu entendi é que eles mesmo não sabem como ainda estavam vivos. Eles mesmos não sabiam o que era a ilha, ou como o MIB se transformava em fumaça, ou como o Hurley falava com mortos. Lost sempre acompanhou a perspectiva dos personagens, nós sabíamos o que os personagens sabiam, não lembro de uma só cena em que nenhum dos personagens estavam presentes. Então no fim é como se tivéssemos caído junto naquele avião, e hoje eu sei tanto sobre os mistérios da Ilha quanto o Jack. Esse foi meu entendimento do “fim”. Acho que essas histórias de que eles morreram no fim é bem “viajada” e realmente não tem nada ver com o “meio” da série. Muita coisa se tornaria descartável. Eu vi as coisas de uma ótica diferente, como disse no ínicio.
Para mim, no momento da explosão da bomba, eles não morreram. A bomba alterou a realidade que eles conheciam (como vemos com a ilha afundada). Mas as consciências deles ainda estavam na ilha. O que se criou então não foi uma realidade alternativa (coisa que sabemos que já foi negada pelos produtores). Mas sim um desdobramento da consciência deles. Isso foi mostrada em várias vezes duranete a série, principalmente nos desdobramentos de consciência do Desmond entre passado e futuro. Ainda logo após a explosão, a viajam da consciência deles por diversas épocas mostrou claramente que eles haviam se “desdobrado”. Então tínhamos “2 Jacks”, duas consciências que de fato eram uma só, uma extensão da outra, formando um subconsciente, o que fica bem claro em diálogos e atitudes dos personagens nos sideways.
Isso também justifica a repetida palavra da Juliet: “Worked”, ou seja, no fim o que eles fizeram tinha sim funcionado e alterado o destino deles. Mas eles ainda estavam presos a ilha. Mais a frente, Desmond com sua habilidade de desdobramento da consciência, conseguiu enxergar esse mundo mesmo estando vivo, o que gera aquelas cenas dele agindo na ilha como se soubesse onde tudo aquilo iria acabar. E no fim ele ainda diz para Jack, que tudo tinha funcionado e que ele tinha visto um mundo normal, e que iria dar um jeito de levar o Jack para lá.
E no fim, a luz que para muita gente representou a ida deles para o Céu, ou para algum lugar melhor, sabe-se lá. Pra mim foi só a sequência do mistério. A forte luz clara em Lost era prenúncio de viagens no tempo, não de alguém morrendo e indo para o além. Por fim, acredito que o final de Lost foi interpretado de uma forma muito crua e direta. Eles (os produtores) nunca deixaram nada tão óbvio e claro na série toda, é óbvio que mesmo que estivessem mortos no fim, ninguém iria chegar e dizer isso claramente.
Bom é isso, abraços xD
gatoveloz says:
Feb 3, 2011
Jader me desculpe mais vc não tem base para comentar nada.
Vocepor vc mesmo nem intendeu a série, teve que ver na net como vc mesmo disse, e quer comentar em post. Fala sério.
GATOVELOZ says:
Jan 15, 2013
é MIM gosta de ver seriado.
Marcio Melo says:
May 31, 2010
Amanda, comentei no seu blog também. Mesmo a gente que concorda com a visão sobre o que representou Lost ainda temos espaço para discutir bastante (vide os posts tanto aqui quanto no seu blog). E isso é que faz esta série ser o que é.
Ramon, na verdade eu fui escrevendo durante a semana quando vi já estava deste tamanho, é bom que é tipo “não se fala mais sobre isso”, quer dizer, nos comentários ainda falamos sim e muito
Jader meu caro, obrigado pelo comentário. Sua idéia para o fim de Lost, pelo menos o que você “entendeu” também é muito interessante. E isso é o que faz de Lost ser uma das maiores séries já feitas, as diferentes interpretações que podemos tirar do final, que ficou aberto justamente para continuarmos vivenciando Lost mesmo depois do último episódio.
Você gostou do final de Lost? says:
May 31, 2010
[...] Entenda Lost: A Série, o final e os mistérios abertos Lost, Seriados [...]
Uraí Guerreiro says:
May 31, 2010
Eu penso igual a você Márcio, mas depois de ler o comentário do JAder voltei a me questionar.
Porra, lost.
Jader Miani says:
May 31, 2010
Eu usei a palavra “entendi” no texto apenas para mostrar que foi algo natural. Para mim beira o óbvio tudo que aconteceu e não ocorreu uma grande dúvida no final. Já vi outras obras que foram mais díficeis de interpretar, mas Lost pra mim sempre foi natural. Acredito que minha teoria seja a mais válida e lógica de acordo com todos os acontecimentos. Mas sabe-se lá a intenção dos autores. Só posso dizer se o que eles pretendiam fosse essa coisa do morrer todo mundo, eu iria achar a série o cúmulo do rídiculo, e olha que não sou do tipo que costuma atirar pedras.
Abraços!
GATOVELOZ says:
Jan 15, 2013
MIM entendeu que vc entendeu, mas MIM acha isso também.
Marcio Melo says:
May 31, 2010
Se o “morrer todo mundo” fosse desde o início da temporada eu concordaria contigo Jader, seria muito ruim, mas a questão é que o pai de Jack diz que foi depois, e inclusive, alguns teriam morrido muito tempo depois.
De qualquer forma sua teoria continua sendo interessante.
[]´s
Jader Miani says:
May 31, 2010
Eu acho que estou sendo o chato aqui. Mas como é aberto pra comentar. Eu acho eles morrerem bem ruim sim, ai eu ficaria totalmente perdido e não veria sentido em nada… Mas pelos comentários gerais, parece que foi isso mesmo que aconteceu.
Mas então, o eu sem entender nada, tudo aquilo que era mostrado nos sideways era só uma “fantasia” que as almas deles mortos estavam vivendo? Já que eles já tinham morrido.
Anyway, não estou frustrado, mas de fato esperava muito mais da série e tenho certeza que poderia ter sido melhor. Como experiência Lost é excelente, mas como história faltou muitos detalhes e coesão.
GATOVELOZ says:
Jan 15, 2013
Agora melhorou. sem (MIM).
Marcio Melo says:
May 31, 2010
Os comentários estão abertos justamente pra isso Jader
O consentimento geral é esse mesmo, que a realidade paralela era apenas um ‘lugar/espaço/tempo’ que eles tinham uma ‘vida que idealizavam’ como perfeita até poderem se “lembrar” uns dos outros e seguir adiante.
Jader Miani says:
May 31, 2010
Aproveitei um tempo e li um pouco sobre o episódio final em alguns blogs. Realmente isso parece ser o entendimento “oficial”, mas continuo achando minha versão mais conclusiva (e interessante). Valeu pelas respostas. Agora vou ficar no aguardo do DVD. Abraços!
Jacob’s Ladder (Alucinações do Passado. 1990) « Cinema é a minha praia! says:
Jun 7, 2010
[...] assistiu ao último episódio de Lost, porém não entendeu, poderá encontrar neste cult um bom caminho para ser seguido, visto que [...]
sargento says:
Jun 12, 2010
Olá!!
Agente acompanha uma serie de mistério por 6 anos, porque agente gosta de mistério e fica ancioso para que esses misterios sejam finalmente esclarecidos.
Isso vale para livros, filmes e etc.
Mas no final, os produtores me empurram guela abaixo um final de cunho espiritual-filosófico que não tinha nada a ver com nada que agente esperava. Ou seja: Elucidar os mistérios da maldita ilha.
Caraca!! Eu tô me lichando se os personagens viverão felizes para sempre na eternidade!!
O que eu queria mesmo saber é:
Quem construiu a estatua da deusa egipicia e o templo?
Qual a importancia da fonte de luz para o mundo e não somente para a ilha?
Por que só o homem de preto via o espírito da mãe verdadeira?
Como a mãe (adotiva-assassina) dos irmãos destruiu todo o acampamento onde o homem de preto morava? Ela também virava fumaça?
Essas, são algumas (das muitas) perguntas ou misterios que não foram revelados.
Sim, eu gosto de series, filmes e livros de mistério, mas gosto porque geralmente no final esses misterios são esclarecidos.
Eu não gastei horas preciosas nos ultimos 6 anos para isso. Me sinto enganado!!
Um Abraço!!
Marcio Melo says:
Jun 13, 2010
Sargento, eu entendo e até aceito que você não goste do final, mas essa questão de se sentir enganado não sei se procede muito.
Os produtores prometeram explicar os principais mistérios, mas não todos eles. Foi uma saída mais “fácil” e de certa formar até inteligente, pois permitiu que a série terminasse do mesmo jeito que começou, cheio de mistérios e teorias a serem discutidas.
Grande abraço e valeu pelo comentário!
sargento says:
Jun 13, 2010
Caro Marcio,
Boa Noite!!
Assim fica fácil escrever uma série. É só agente encher ela de mistérios, sempre colocando um “gancho” para novos mistérios no final de cada temporada, visando prender a audiencia e a curiosidade dos fãs.
No final agente inventa um final patético que apele para o espiritismo e filosofia e pronto!!
Depois é só dizer que quem não gostou é porque não entendeu.
O ponto principal da serie, que prendeu a mim e outros incautos a ela durante 6 anos sempre foram os mistérios da ilha.
Ficar teorizando sobre os mistérios da vida é para a vida real.
Em um filme agente quer mesmo Explicações no final!!
E quanto a me sentir enganado, na minha opinião é bastante precedente, pois eu esperava uma coisa e tive que engolir outra!!
Um Abraço!!
The Walking Dead, uma série com Zumbis | Porra, man! says:
Jun 28, 2010
[...] que minhas séries favoritas chegaram ao fim (Prison Break, Lost, 24 horas, Battlestar Galactica, etc) como de costume, fiquei caçando ‘novidades’ para [...]
Célia Lima says:
Jul 4, 2010
Um final excelente!!
O verde em Lost representa a literatura fantástica.
O verde nasce, na prática do artista, da fusão do azul cor da imensidão com o amarelo cor da riqueza.
O Azul é a cor da constância, da transcendência, do desejo infinito, das profundezas obscuras, simbolizadas pelo Céu e o Mar. Para alguns povos é o Mal e a mentira, a ilusão e o sonho. No Alcorão, o azul simboliza o mal por identificar os criminosos. O Azul representa o onírico, o surreal, instando em adornos de deuses, em roupas de santos católicos e até mesmo recobrindo Krishna, que tem a pele interessantemente azul.
O azul é a cor da imaterialidade, é a cor do surrealismo.
A cor amarela representa a materialidade e, basicamente, a riqueza, esta cor por si só é negativa na perspectiva de todos os seres que aspiram à transcendência divina, à pureza e ao desapego mundano.
Os personagens tinham apegos,comida,drogas,sexo entre outros apegos.
Havia hesito o tempo todo na série,sendo o hesito a marca da literatura fantástica.
Assim como o filme Matrix,muitas coisas ficam sem explicações palpáveis,pois era um mundo ilusório. Assim como Lost,muitas coisas ficam soltas,batem e voltam em nossos pensamentos ai está o hesito.
Partindo do embasamento da literatura fantástica essa serie foi muito bem escrita,causando grande curiosidade em seus seguidores.
Beijinhos insanos!!!
Marcio Melo says:
Jul 4, 2010
Célia, obrigado pelo seu comentário, simplesmente excelente. Temos visões bem próximas sobra o que foi (e até o que não foi) Lost.
Grande abraço!
Os melhores e mais românticos casais de Lost | Porra, man! says:
Jul 11, 2010
[...] série Lost chegou ao fim e deixou milhares de órfãos só que, como eu sempre gosto de frisar, Lost continuará “viva” [...]
Jouse says:
Jul 26, 2010
Não gostei do ultimo capitulo de Lost pois os autores não esclareceram muitos mistérios como a cabana do Jacob no meio da floresta, o surgimento do indio na cabanda conversando com o Ben, a mulher que matou a verdadeira mae do Jacob, de onde ela veio? Como ela sabia tanto sobre os misterios da Ilha? Quem estava lá antes dela? Acho que os espectadores merecem um final mais convincente.
Marcio Melo says:
Jul 26, 2010
Jouse, você tem razão sim para estar chateada, mas estes mistérios que você citou não são nem os mais contundentes em minha opinião.
GATOVELOZ says:
Jan 15, 2013
Isso…. concordo.
André says:
Jul 30, 2010
Quando terminei de asisstir toda a série comecei a me perguntar muitas coisas e discutir com pessoas que conheço. A cada vez que penso sobre ela, mais a acho sensacional.
Muitas de minhas conclusões, opiniões e dúvidas são as mesmas do texto “Lost – a série, o fim e os mistérios não resolvidos”. Sem dúvida é uma história emocionante, sobre a redenção, o amor, o perdão e, com certeza, os mistérios que giram em torno do mundo (e de nós mesmos).
Jader, ainda que eu não concorde em algumas partes com suas ideias, você trouxe um ponto crucial, pelo menos para mim: a frase da Juliet (“it worked”) e a ilha submersa no tal espaço/tempo idealizado pelos protagonistas. Gostaria de trabalhar melhor estes pontos.
Mas o que me pegou de fato é sobre a história do Jacob e de seu irmão. Qual seria o grande problema de deixar o garoto sair da ilha? Ele era curioso, está certo, mas o ser humano assim o é. Que mal poderia ele representar sob esse ponto de vista para as demais pessoas? No fundo, a proibição parece surgir da vontade da mãe-adotiva, um ato egoísta, penso eu, ainda que calcado de sentido protetivo.
Além disso, em um dado momento, Jacob dá a entender que a ilha e seu protetor servem para impedir que o mal/escuridão/inferno/etc saia da ilha. Seu irmão representava tudo isso? Não teria ele, ao avaliar aquelas pessoas que o criaram, a capacidade de saber a diferença entre o bem e o mal?
Quando Jacob lança seu irmão na luz, ele volta bem diferente. Seria o seu irmão mesmo ou aquele monstro-fumaça, entidade totalmente diferente? Se for o monstro uma questão parece não proceder: que eles, o fumaça e o Jacob, não poderiam se machucar, uma vez que o fumaça já não era mais o seu irmão, e a proibição que a mãe adotiva era para os irmãos entre si. Se, pelo contrário, era de fato seu irmão, voltamos à questão inicial: ele representava de fato o mal? Se sim, ele se tornou dessa natureza somente após sair da luz? E, enfim, que mal era esse?
Se aquela luz representa o nascimento, a morte e o renascimento, como poderia existir lá dentro aquele monstro que busca a destruição? Seria ele, então, fruto do erro/pecado de Jacob (ter matado ou tentado matar seu irmão de sangue)?
Talvez eu não esteja à procura de respostas, mas sim de novas perguntas. De qualquer modo, parte da genialidade da série foi ter despertado em nós tantas boas discussões.
Marcio Melo says:
Jul 30, 2010
André, parabéns, o seu comentário foi um dos mais lúcidos e interessantes até aqui. É como a mãe de Jacob e o homem de preto disse naquele episódio: “Mais respostas te levaram a mais e mais perguntas”.
O final pode não ter agradado a muita gente, mas ainda assim a série terminou sendo o que foi desde o início, e isso é Lost.
Douglas says:
Nov 5, 2010
concordo com quase tudo que vc falou. fiquei animado com o ultimo enocontro, quando todos aparecem, deu a impressão de que vinha mais. como sempre os produtores deixando agente com uma pulga atraz da orelho. foi e sempre será o melhor de todos os seriados que eu ja vi.acho dificio aparcer outro melhor que te deixe preso 24h com eu ficava só pra não parar de ve. fico triste por saber que acabou mesmo. mais tudo que é bom tem fim . bola pra frente. deixa uma seriado indicado pra gosta de tudo um pouco, fringe. muito bom mesmo! abração
Marcio Melo says:
Nov 5, 2010
Eu cheguei a assistir uns episodios de Fringe mas achei um “Arquivo X” overpower, parei de ver.
Lost foi um grande acontecimento, nao conseguiu agradar a todos pela falta de coragem no final, mas pelo menos foram coerentes.
Abração!
humberto says:
Nov 8, 2010
se eles estavam mortos, qual era a daquele farol mostrando a casa deles? quem era Jacob? como ele aparecia para as pessoas em variaos lugares do mundo? e ´q tanta gente gente foi para lá para morrer?
humberto says:
Nov 8, 2010
cara adorei a serie, fui um grande defensor dela com meus amigos, mas agora eles estão rindo dizendo que p final fou uma porcaria…vou assisti tudo de novo com comentários do diretor, bonus, erros de gravação.
Marcio Melo says:
Nov 8, 2010
Não sei se vendo novamente você vai obter as respostas, os próprios produtores disseram que não iram responder a todos os mistérios.
Muita coisa foi apenas viagem, porque a galera tava entrando na onda, mas tv é um negócio e, mesmo tendo um final coerente, lacunas ficaram abertas.
julia says:
Jan 31, 2011
Comecei a assistir lost desde o piloto, sem ter sido indicado por ninguem… mas parei na 2ª temporada pq eles trocaram de dia e eu sempre esquecia e perdi varios episodios… bem, hj terminei de ver lost… gostei mto do final, tenho duvidas, claro, q talvez ateh foram respondidas mas q eu nao prestei atençao ou nao entendi…
sobre a luz, a ilha, jacob a mae e o homem de preto, q sao os misterios q mais me intrigam, acho o seguinte: a luz era a origem da vida, gaia, ou como queiram chamar… lembrem-se q na origem da vida fica tb a caixa de pandora, que dizem guardar as traves, morte, mal, escuridao, q seja… quando a mae por um ato de egoismo extremo destroi o sonho do filho desperta nele o odio e ele a mata, pecado mortal gente, matar… ai quando jacob o joga na origem da vida sua alma, talvez, imagino q sim, ou sua humanidade se transforma no monstro, entendem? e a ilha tem q ser protegida nao soh do monstro em si, ele foi morto, mas outras pessoas com odio no coração poderiam se transformar novamente em monstro, pq ali guarda tudo, o bem e o mal, a luz e as trevas, a vida e a morte… tem inclusive uma hora q a ilha me parece ser o jardim do éden, aparece uma arvore nos ultimos episodios, acho q na parte q richard conversa com o MIB, q eh igualzinha as imagens da arvore do fruto proibido do jardim do eden, mas deve ser viagem minha pq apareceu mto pouco. em relaçao ao monstro, realmente acho q era o irmao dele, mas a alma, nao o corpo, inclusive, a mae disse q os impediu de se machucarem mas o jacob deu varias porradas no irmao em q ele sangrou, entao, na verdade, eles soh nao puderam se machucar depois q o jacob virou protetor e o irmao o monstro, tipo deus e diabo, mas nao tao simples assim… aposto q se procurarmos mesmo, acharemos inumeras referencias em lost de todas as religioes, mitologias e etc.
enfim, queria mto saber o nome do irmao do jacob q nao foi dito… mas no fundo, soh isso, o resto, p/ mim, foi respondido.
gatoveloz says:
Feb 3, 2011
A série foi boa no começo e se perderam no final e ponto final.
é só.
Marcio Melo says:
Feb 4, 2011
Eu acho meu velho que na verdade faltou coragem, eles não se perderam, onde eles queriam chegar era isso aí mesmo, só que no meio pediram pra ampliar a série daí criaram um monte de coisa que não resolveram.
ricardo verona says:
Mar 3, 2011
Com todo o respeito a todos aqui, mas a série lost parece aquela mulher maravilhosa que te conta um monte de coisa lindas no começo, mas, com o tempo, vc descobre que as coisas n são bem assim.
Ela te conta que os ex dela n prestavam, ludibria em palavras, tira sua atenção, mas … no fundo no fundo, sabemos que não é bem assim.
A série lost era baseada na vida de Jack, como ele morreu, e como teve que viver vidas paralelas (no espiritismo “reencarnação” / nesse caso em tempo / espaço diferentes) para que conseguisse chegar ao tão amado paraíso.
Tudo girava em torno do Jack e como ele ajudaria essas pessoas em vidas paralelas para obter sua salvação do purgatório (ilha, sair da ilha). O Fato de Jack n querer sair da ilha e dizer que seria o guardião dela, significa; desapego a tudo e a todos, sendo assim , ele estava livre para seguir em frente para o caminho de paz, n deixando o mal vencer o bem.
Jacob era o senhor que mostrava como eles deveriam fugir das Tentações e perigos e manter viva a luz interna da ilha “analogia de Jack” e a luz que deveria defender. Isso n seria possível sem a ajuda de pessoas que estavam em purgatório / vidas paralelas e teriam que ajudar outras pessoas ex: Said, gwuen e todos os outros que estavam na mesma busca de salvação da alma. Eles ainda ficaram na terra em universos paralelos, até conseguir melhorar e reverter tudo o que fizeram até conseguirem suas salvações. Jacob só juntou pessoas que estavam mortas e sofrendo, para que assim pudessem entender o caminho que deviam percorrer para encontrar a luz. Ele n podia ser explicito, mas indicava o caminho.
Esse grupo de pessoas ficou em universos paralelos se encontrando até poderem evoluir o suficiente para terem suas redenções. Não importa em quantos universos paralelos / vidas eles tenham, o fato é : estão atrelados e eles mesmo deverão ajudar uns aos outros até a redenção final e desapego ao seu corpo morto fisicamente/ família/ amigos e tudo que já viveram, mesmo que em vidas paralelas. Jack conseguiu isso, ao abrir mão de sua vida corriqueira e aceitou ser o único guardião daquela ilha. Esse desapego (da vida carnal/ lembranças e apegos), para manter a luz viva, foi que o fez evoluir realmente. O fato de não deixar a fumaça (mal) sair da ilha, queria dizer que, mesmo que ele tivesse que morrer, daria sua vida para que o mal n imperasse.
O grande problema foi: esticar uma série de 4 episódios em uma série bem maior e com mais capítulos. Além de inventar coisas como iniciativa Dharma, urso e coisa do tipo, só pra perder o nosso tempo e pra explicar o tempo e espaço diferente em um mesmo plano terreno. Isso poderia ser simplesmente explicado, com o fato de pessoas que já morreram anteriormente ao pessoal chegar na ilha, voltasse e falasse com eles, como aconteceu com a esposa do Richard. Naquele episódio, a série tava desvendadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Todos estavam mortos. MT s sofrerão muito ainda em vidas paralelas / reencarnações para pode evoluir o suficiente.
O que creio e desejaria é: como só o Jack conseguiu salvação (evoluir), poderia haver episódios extras, contando resumidamente, a vida de cada um dos que ficaram no último episódio e se alguns conseguiram se salvar (evoluíram). Seria legal, pois ficaríamos por dentro e n ficaria com esse sentido de vazio dentro de nós. E teríamos mais uma série pra curtir.
Quem estiver comigo nessa, me ajude a escrever uma carta pra produtora responsável pela série. Sei que é impossível, mas eu tentei , né, galera. N ao poder dizer depois que ninguém tentou. LOST forever. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ass. Ricardo Verona
Marcio Melo says:
Mar 4, 2011
Ricardo, a grande questão de Lost foi mercadológica mesmo, eles tinham uma série mais enxuta e que faria mais sentido mas foram forçosamente obrigados a extenter. Daí ele foi dando corda pra imaginação das pessoas e no final ligou o “foda-se” e terminou como queriam.
Sinceramente, não tenho mais interesse em ver nada mais de Lost, já deu.
GATOVELOZ says:
Jan 15, 2013
Gotei Ricardo, tu é macumbeiro do bom hein!!!
Rsssrsrsrsrsrss.
Um abç
Thiago Rocha says:
May 22, 2011
Não notei ninguem comentando aqui e acho que devo dizer, vi em varios blogs a questão do Colosso de 4 dedos. Tenho quase certeza que é uma estatua do deus egipcio Anubis. Pesquisando no google esse nome em imagens vc nota a semelhança com o colosso de Lost: A cabeça de chacal,a vestimenta e a Ankh (conhecida como cruz ansata que os egipcios usavam para indicar a vida eterna, vida apos a morte) na mão.O simbolismo desse deus egipcio dá mais força a teoria do nosso amigo Ricardo Verona, apesar de que eu já estava convencido que eles não estavam mortos; mas surge a pergunta: o que diabos os produtores queriam mostrar com o colosso de Anubis na Ilha, que segundo a crença é associado a vida após a morte? Então amigos, penso que não é viajar demais se acreditarmos realmente que estavam mortos! Muito interessante tudo que vc disse Ricardo! É isso ae! Abraço pessoal!!
Marcio Melo says:
May 22, 2011
Os produtores e responsáveis pela série acrescentaram diversos elementos místicos e, ao invés de se ir explicando, foi deixando no ar (sem respostas) porque afinal isso estava dando certo, pelo menos mercadologicamente falando. E terminou do jeito que terminou, um pouco covarde de certa forma.
Angelina says:
May 12, 2012
LOST – ficou muita coisa sem explicao, eu esperava muito mais, foram tantos misterios para nada.
Eu gostei 1000x + de PRISON BREAK, ainda nao vi nenhuma serie que chegue nem perto de Prison Break.
rapha says:
May 31, 2012
Esperava mais, muita coisa sem explicação. Eu queria mais explicações científicas, lógicas e não um final baseado na fé.
Série ótima, porém com um desfecho fraco!
Atualmente assisto duas ótimas séries, Games Of Thrones e Supernatural!
Marcio Melo says:
May 31, 2012
Só me assusta você equivaler Game of Thrones, uma série realmente excelente com Supernatural. Mas é a sua opinião e irei respeitar
DOO says:
Jul 8, 2012
Acho que tem gente que não sabe o que é uma série de drama/fantasia.
Às vezes a graça está em não se ter uma explicação científica real, mas apenas baseada nas inspirações, nas emoções e o imaginário etc… Lost sem dúvida ousou muito na fantasia. Foi uma mesclagem de real e surreal que para algumas pessoas, deixa a série mais tentadora.
Bruno Knott says:
Jan 5, 2013
E tem gente que ainda acha que os Losties morreram no episódio piloto! huhuhu
Belo texto.
Marcio Melo says:
Jan 5, 2013
Pois é, mas nem culpo as pessoas por pensarem maluquices, eles deixaram a galera viajar muito e, no fim, ficou muita coisa solta heheh.
Obrigado pelo elogio!
Cristian says:
Apr 1, 2013
Terminei de ver a séria hoje no início da madrugada e jamais havia se estabelecido em mim uma fissura tão grande por um seriado. Alías nunca tinha me prendido a seriado nemhum. Porém em Lost vários dos diversos elementos que ativam minha curiosidade estavam presentes: mistério, natureza, suspense, sobrenatural, sobrevivência, etc.
E lost misturou tudo resultando em um seriado fantástico, que a época não assiti, em razão dos horários que passou. Condordo que muita coisa ficou sem explicação, mas também entendo que como tudo que é feito para entreterimento, nem sempre é acompanhado por total coerencia e fechamentos 100% elucidativos. Contudo confesso que estou adorando ficar eu com meus botões imgaginado e dando respostas a mim mesmo aos tantos questioamentos que faço sobre tudo que não se explicou. E extamente por tratar-se de uma obra de ficção e entreterimento, não se pode esperar um comportamento totamente focado em esclarecimentos por parte de seus criadores, pois eles não só não tem obrigação disto, como também, quem sabe, nem querem dar um explicação em tudo, mas apenas ativar o imaginário de cada um…como em um bom livro, apenas lemos a estória, de resto é tudo na nossa imaginação.