Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, Ação: 2010 – 124 min)

Dirigido por Jon Favreau com roteiro de Justin Theroux. Estrelando: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slattery, Garry Shandling, Paul Bettany e Leslie Bibb.

De todos as grandes estréias deste ano nos cinemas, sem dúvida alguma, um dos filmes mais esperados era mesmo o “Homem de Ferro 2 (The Iron Man2)”. E este hype que girou em torno desta produção durante muito tempo com uma enxurrada de imagens, cenas e trailers, foi devido ao grande sucesso de seu antecessor e todas as novidades apresentadas. O melhor de tudo é que, ao menos em minha opinião, temos aqui uma continuação que supera o primeiro filme e que fez valer toda a expectativa gerada.

A trama começa exatamente no ponto em que o primeiro parou e segue a trajetória de Tony Stark (Robert Downey Jr, Sherlock Holmes) lidando de maneira bem peculiar e narcisista com todo o alvoroço em cima da sua revelação de ser mesmo o Homem de Ferro. Tony Stark descobre que a mesma coisa que o mantém vivo está na verdade o matando lentamente. Outro grande problema é que um inimigo com ligações com as indústrias Stark começa a surgir, sem contar que a Hammer (concorrente da Stark) também está de olho nesta poderosa tecnologia.

Sem entrar no erro que muitas continuações cometem que é aumentar tudo se valendo do “quanto mais melhor”, o diretor e também ator Jon Favreau (Encontro de Casais) acertou em cheio aqui. Os novos atores/personagens ao invés de serem jogados de qualquer maneira tiveram seu momento e tempo para serem apresentados, sem contar que suas motivações foram todas bem ligadas e encaixadas no belo roteiro de Justin Theroux que escreveu também Trovão Tropical.

Robert Downey Jr. mais uma vez comprova que nasceu e viveu até aqui para ser Tony Stark. Como era de se esperar, ele rouba a cena e faz um excelente trabalho. Notem ainda como Mickey Rourke (O Lutador), que possui um histórico de vida semelhante a Downey Jr., convence bastante no papel do vilão ‘chicotinho power’. Acrescentamos ainda a participação memorável do grande Sam Rockwell (Lunar) fazendo um trabalho incrível (e por vezes até cômico de tão bom) como o presidente das indústrias Hammer.

Aposto ainda que teve gente que nem notou que o personagem feito por Don Cheadle substituiu Terrence Howard como Tom Rodhes, o máquina de combate. E confesso ainda que estava apreensivo quanto a participação de Scarlett Johansson (Vicky Cristina Barcelona) como a viúva negra, mas ela realmente não decepciona e faz um trabalho muito bom como personagem de ‘suporte’ (e que suporte!). Ainda teve espaço para Samuel Jackson aparecer com o Nick Fury e até o diretor Jon Favreau fazer gracinhas como Happy Hogan (atuando espertamente em cenas ‘quentes’ com a Scarlett). E para os mais antenados teve até uma rápida aparição da musa nerd Oliva Munn.

Para os fãs da Marvel então foi um verdadeiro deleite, já que tivemos diversas referências deixadas durante a trama (de forma bem clara) de outros heróis que futuramente vão aparecer nos cinemas em seus filmes ‘solo’ para depois contracenarem juntos no filme dos Vingadores, com direito até uma aparição numa cena pós créditos*.

Muita gente pelo visto andou reclamando que teve pouca ação, de fato muitos (conforme aquela ‘regra’ de aumentar tudo nas sequências que alguns seguem) esperavam inúmeras explosões e correrias o tempo todo, mas nem sempre ‘mais’ é melhor. O filme possui três excelentes sequências de ação muito bem desenhadas, interligadas e construídas durante a história, e isso é na verdade um grande ponto positivo.

Mesmo que poucos concordem comigo, eu não tenho medo de expressar minha opinião e dizer que achei que “Homem de Ferro 2” foi superior ao seu antecessor que, por sua vez, foi um ótimo filme. Trata-se mesmo de uma obra bem trabalhada e que soube respeitar a história do herói construída ao longo do tempo nas HQs. Os novos atores entraram realmente para ‘somar’ (modo futebol) e as cenas de ação são muito bem executadas e interligadas com maestria. Daquelas obras mais do que recomendadas para todos que se divertiram com o primeiro filme.

* Se você não aguentou e saiu do cinema antes dos créditos ou se o cinema onde você foi não passou a cena, veja aqui no youtube: Cena Pós Créditos do filme Homem de Ferro 2.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

22 Comments

  1. Eu nem estava esperando por essa review né, haha.

    E realmente, essa sequência supera a primeira. Na 1ª os personagens são apresentados, a história é introduzida, o público ainda demora um pouco mais pra ficar ‘in’. Já nesse 2º filme, já sabemos que Tony Stark é um narcisista assumido, onde assume o ego (ou diria, alter ego) de ‘Iron Man’.

    A atuação de Robert Downey Jr. é excepcional, pra não dizer brilhante. Ele nasceu pra viver o Homem de Ferro, agora não consigo imaginar outro ator que caíssse bem no personagem. As tiradas irônicas dele são as melhores, haha.

    E quanto ao cartaz do filme, os mais desavisados não notaram que o ‘coração’ dele estava na forma triangular, sendo que o reator que o mantém vivo é redondo. =)
    E quando vi os trailers e todo aquele hype do Stark Expo, pensei que ele passaria na metade do filme, mas qual não é minha surpresa, é logo no início, praticamente. Sem falar na trilha sonora, AC/DC caiu como uma luva, combinando totalmente com a essência do filme do típico milionário rebelde, egocêntrico e… salvador do mundo. Fantástico.

    As cenas de luta entre Homem de Ferro e Ivan-não-lembro-o-nome (Mickey Rourke), com aquele chicotinho power, muito bem elaboradas. Mas ainda achei que facilitaram bastante pro Homem de Ferro, pensei que esse vilão daria mais trabalho.

    Aquela cena das ironettes dançando no Stark Expo me deu vontade de me tornar uma também haha. E eu quero aquela luva de Homem de Ferro que elas e o público usavam. 😛

    E estou com uma baita vontade de ir ao cinema e assistir esse filme novamente. John Favreau soube compilar perfeitamente a opinião dos fãs do Homem de Ferro com os interesses da Marvel. Usou muito bem o twitter, se comunicando com o público e pegando uma ideia daqui, outra dali.

    Foi realmente um filme feito de fã para fã. Não deixou a desejar. Aliás, deu até um gosto de ‘quero mais’ no final da sessão.

    E…eu poderia ficar aqui escrevendo sobre Homem de Ferro até não poder mais, haha, mas acho que já escrevi muito.
    Agora é esperar sair em DVD =)
    (se bem que estou pensando seriamente em assistir no cinema de novo)

    Post a Reply
  2. Eu estou doido pra ver ‘Iron Man 2’, mas como não vi o primeiro, prefiro aguardar, odeio ver continuações sem ver a primeira, rs
    E com certeza eu pelo menos, não esperava que a continuação fosse melhor já que o “costume” e ir piorando, rs
    Bela crítica !

    Post a Reply
  3. Realmente os bilionários estão fazendo milhares de fãs!
    Eu desde pequeno com uns 5 anos de idade,já era um grande fã do Batman/Bruce wayne.
    Apartir de 2008 oficializei meus hérios preferidos sendo o Batman e o outro é claro o homem de ferro,eles tem fraquezas são mais “humanos”comparados a outros herois tanto da DC comics e tanto da Marvel,realmente pelo visto Homem aranha, Hulk,Wolverine não estão em bons dias.
    Uma nova era de filmes fantasticos chegou!
    Iron Man Batman são expetaculares!
    tomara que nos terceiros filmes deles não tenhamos decepções!

    Post a Reply
  4. Fernanda, eu que fico muito agradecido por seu comentário. Realmente foi um tanto quanto “fácil” ele derrotar o chicotinho power, talvez pudessem “engrossar” mesmo um pouco mais. Mesmo assim concordamos em achá-lo um excelente filme.

    Alan, você tem que correr atrás porque são dois filmaços!

    Tiago, se continuarem da mesma forma que os antecessores, nem precisa superar tanto, já serão ótimos filmes as continuações de Batman e Homem de Ferro, se bem que o enlatado corre o risco de seu próximo filme já ser com os Vingadores

    Post a Reply
  5. Agora eu estou correndo atrás do DVD do primeiro Homem de Ferro. Comprei a versão simples, mas acho que poderia ter esperado mais…Tem a versão dupla, que por sinal é cheio de extras, ai.
    Sou contra a pirataria, mas também sou contra os preços abusivos dos DVDs aqui no Brasil. Acho que pesquisarei mais um pouco os preços antes de decidir pela versão dupla.
    AH, e falando de Downey Jr., esse final de semana assisti ‘Trovão Tropical’, finalmente. Graças à sua crítica e a de outros sites, decidi dar uma chance pro Ben Stiller (não sou muito fã dos tipos de comédia dele). E valeu cada centavo gasto, com certeza. Downey+Maguire já valeu pelo filme inteiro, hahaha.

    Post a Reply
  6. Fernanda, eu escrevo um monte de besteira e muitas vezes com alguns erros mas eu tenho um pouco de razão hehehe

    Realmente Trovão Tropical, pra quem entendeu e entrou na “piada”, é um filme sensacional.

    Maguire e Downey Jr Demais!

    []´s

    Post a Reply
  7. Marcio, assisti hoje pela 2ª vez o filme, mas ainda não sei quem é essa Olivia Munn. Ela foi alguma ironette, fez alguma ponta naquela cena da festa..?

    Post a Reply
  8. Só os nerds mais antenados conseguem visualizá-la facilmente, ela foi uma repórter que apresenta esse evento que inicia o filme, o “Tony Stark Show”. No post tem o link pro site dela hehehe

    Post a Reply
  9. Desculpe, vimos o mesmo filme???

    Post a Reply
  10. Como vou saber Renan? Você não disse o que você foi assistir hehehe

    Post a Reply
  11. O filme é muito bom, mas não achei melhor que o 1, é tão bom quanto.

    Post a Reply
  12. Ah tá, desculpa se não sou uma ‘nerd antenada’ haha.
    Ahh, lembrei quem era ela. Fez uma grande participação hein 😛

    Post a Reply
  13. Ramon, ele segue a mesma linha do anterior mas eu ainda gostei mais deste, as histórias e tramas ficaram melhor encaixadas e explicadas.

    Fernanda, eu acabei me expressando mal talvez, mas é que Olivia Munn é de interesse dos garotos nerds 😀

    Post a Reply
  14. eu ainda não assisti mais pretendo ver!
    já atualizou kick-ass e perdedores(the losers) em DVDRip eu já assisti e estou esperando o post para eu comentar!
    se vc quiser assistir está disponível no brfilmes.org
    legendas no legendas.tv!

    Post a Reply
    • Thiago, eu ainda gosto de ir aos cinemas e por isso não vou baixar estes filmes. Vou esperar eles serem lançados.

      Assim que assistí-los eu comento aqui no blog 🙂

      []´s

      Post a Reply
  15. Melhor que o primeiro, com certeza. Tem tudo que um ótimo filme precisa, isso abrange Scarllet Johanson em roupa de couro =D
    O vilão é bem melhor que o do primeiro, esse sim faz qq herói tremer apreensivo.
    Sem comentários, não vi nenhum defeito, além do fato de ser obrigado a assistir dublado no cinema, pois não colocaram a versão legendada.

    Post a Reply
  16. Achei o primeiro, melhor. O 2 fraco é fraco de história…..esperava mais.

    Post a Reply
  17. Marco, eu até entendo e aceito que você goste mais do primeiro filme, agora dizer que esta sequência é fraca de história aí é demais.

    A trama é muito melhor amarrada, os personagens são muito melhor desenvolvidos do que no primeiro filme que, se tem algo melhor do que este, é no quesito ação.

    []´s

    Post a Reply
  18. quando vai sair o dvd desse filme? que demora hem! ta loco…

    Post a Reply
    • Até pouco tempo ainda estava nos cinemas por isso a “demora”. Tenha calma que já já aparece o dvd 🙂

      Post a Reply
  19. assisti ele hoje de tarde!!!
    o filme é ótimo……diferente do primeiro!!!
    esse teve muito mais ação!!!
    eu num fui no cinema comedo de não gostar do filme…….já que o primeiro eu achei xato pra caramba!!!
    o próximo eu assistirei no cinema concerteza!!

    Post a Reply
    • Eu gosto do primeiro filme Thiago, mas este segundo foi bem melhor, gostei mais assim como você!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Crítica do filme Homem de Ferro 2 | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Marcio Melo. Marcio Melo said: Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)…
  2. Os filmes mais esperados de 2010 | Porra, man! - [...] Confira a Crítica do Filme ] Robert Downey Jr. está de vola ao papel que o reconsagrou no cinema…
  3. Thor, o filme (2011) | Porra, man! - [...] nos cinemas está cada vez mais presente nos filmes solo de seus personagens. Depois de “Homem de Ferro 2”…
  4. Cowboys & Aliens | Porra, man! | Porra, man! - [...] estava baseada em diversos fatores: A direção estava nas mãos do responsável pelo excelente “Homem de Ferro 2”, (Jon…
  5. Sherlock Holmes 2 - O Jogo de Sombras - Crítica do Filme | Porra, man! - [...] trama acompanhamos  Sherlock Holmes (Robert Downey Jr, “O Homem de Ferro 2”) em face a desvendar uma série de…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.