Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, Drama: 2009/2010 – 110 min)

Dirigido por Lee Daniels com roteiro por Damien Paul baseado no livro de Sapphire. Estrelando: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Lenny Kravitz, Mariah Carey e Sherri Shepherd.

O cinema é capaz de nos divertir, de servir apenas como passa-tempo ou, em muitas vezes, de nos deixar importantes lições. Quem nunca ficou reclamando da sorte por enfrentar algum problema que no fundo era pouca coisa comparado ao que tantas pessoas sofrem ao nosso redor? E a história de “Preciosa (Precious)” é um verdadeiro ‘tapa na cara’ da gente que tende a se manter alheio a tanta coisa que vive acontecendo por ai.

No filme acompanhamos a terrível história de Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe), obesa, grávida pela segunda vez aos 16 anos do próprio pai e que, além de tudo isso, tem que aguentar a sua repreensiva e violenta mãe (Mo’Nique). Suas remotas perspectivas de uma vida menos ordinária surgem quando ela entra para uma escola ‘alternativa’, depois de ser expulsa de seu colégio.

Numa história com uma carga dramática tão grande, não cair no costumeiro dramalhão exagerado é um dos pontos positivos de “Preciosa”. Outro fator que ajuda e muito o desenrolar da trama é a mescla em alguns momentos de cenas ‘reais’ com os pensamentos/sonhos da protagonista.

O grande destaque mesmo fica com o elenco que faz um trabalho digno de todas as premiações recebidas (ou indicadas), contando aí o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Mo´Nique (a mãe), com um atuação daquelas de deixar o espectador enfurecido. A atriz Gabourey Sidibe, por sua vez, está muito convincente no papel principal, fato este que fica bastante evidenciado quando vemos seus momentos de tristeza e angustia em contraste com seus utópicos sonhos. Isso sem contarmos ainda as participações especiais da assistente social Mariah Carey e do enfermeiro Lenny Kravitz que estão fantasticamente irreconhecíveis. E por último, não menos importante (clichê mode on), temos Paula Patton fazendo a professora da tal escola alternativa.

Com tantos acertos e contando ainda com uma história altamente pesada apresentada de forma magistral e bastante honesta, “Preciosa” realmente faz jus a todo falatório que o acompanha desde o ano passado quando foi lançado lá fora. Não vou dizer para você tratar logo de assistir pois, se você quer ir ao cinema se divertir, eu realmente não indico.

Mesmo que não vá mudar a cabeça de ninguém, garanto que você vai se sentir incomodado por se manter omisso socialmente, sabendo que tantas pessoas sofrem com problemas semelhantes (ou até piores) mundo afora, nem que seja por menos de 2 horas você irá refletir bastante e perceber que nem tudo o que lhe aflige ou incomoda pode ser considerado realmente um problema.

Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, Drama: 2009/2010 – 110 min)
Related Posts with Thumbnails