O Operário (The Machinist: Drama, Suspense – 2003, 102 min)

Dirigido por Brad Anderson com roteiro de Scott Kosar. Estrelando: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sanchez-Gijon, John Sharian, Michael Ironside, Larry Gilliard Jr., Reg E. Cathey.

 

O ator Christian Bale alcançou seu grande reconhecimento mundial após fazer “Batman Begins” e posteriormente “O Cavaleiro das Trevas”. Como grande admirador de seu trabalho, acabei colocando em minha lista de filmes a assistir seus projetos anteriores. O filme  “O Operário” foi um dos responsáveis pela escolha do ator para reviver o Homem-Morcego nos cinemas, e quem o assistiu entende o porquê desta escolha.

Num excelente trabalho de atuação e também de entrega física – Christian Bale emagreceu tanto a ponto de ficar com uma aparência terrivelmente assustadora de tão raquítica – a trama é daquelas no melhor estilo sombrio e sem dar muitas pistas da história por detrás, deixando o espectador a todo tempo querendo saber o que realmente aconteceu.

Acompanhamos então um operário de indústria chamado Trevor (Christian Bale, Inimigos Públicos, Exterminador do Futuro: A Salvação), que vai levando sua vida de maneira aparentemente normal, excetuando-se claro o fato de que não consegue dormir a muito tempo (muito mesmo) e de possuir uma aparência altamente frágil e esquelética. Certo dia, por sua culpa, um sujeito acaba perdendo o braço no trabalho. Em meio a todo este problema ele acaba desconfiando ainda que seus colegas estejam armando algo para cima dele

.

O clima do filme além de sombrio é bastante perturbador e a entrega física e psicológica de Bale ao seu personagem é realmente impressionante. A história tem lá suas semelhanças com “O Clube da Luta” ou “Amnésia”, mas realmente lhe prende do início ao fim.

E num trabalho inspiradíssimo do protagonista com uma trama bastante envolvente e interessante, o resultado não poderia ser outro além de um ótimo filme. Mostra ainda que a escolha em escalar Christian Bale como o ‘novo’ Batman não foi por acaso. Agora vou correr atrás de assistir seus outros filmes que estão em minha interminável lista!

Related Posts with Thumbnails