[Lista de Filmes] – O Operário

O Operário (The Machinist: Drama, Suspense – 2003, 102 min)

Dirigido por Brad Anderson com roteiro de Scott Kosar. Estrelando: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sanchez-Gijon, John Sharian, Michael Ironside, Larry Gilliard Jr., Reg E. Cathey.

 

O ator Christian Bale alcançou seu grande reconhecimento mundial após fazer “Batman Begins” e posteriormente “O Cavaleiro das Trevas”. Como grande admirador de seu trabalho, acabei colocando em minha lista de filmes a assistir seus projetos anteriores. O filme  “O Operário” foi um dos responsáveis pela escolha do ator para reviver o Homem-Morcego nos cinemas, e quem o assistiu entende o porquê desta escolha.

Num excelente trabalho de atuação e também de entrega física – Christian Bale emagreceu tanto a ponto de ficar com uma aparência terrivelmente assustadora de tão raquítica – a trama é daquelas no melhor estilo sombrio e sem dar muitas pistas da história por detrás, deixando o espectador a todo tempo querendo saber o que realmente aconteceu.

Acompanhamos então um operário de indústria chamado Trevor (Christian Bale, Inimigos Públicos, Exterminador do Futuro: A Salvação), que vai levando sua vida de maneira aparentemente normal, excetuando-se claro o fato de que não consegue dormir a muito tempo (muito mesmo) e de possuir uma aparência altamente frágil e esquelética. Certo dia, por sua culpa, um sujeito acaba perdendo o braço no trabalho. Em meio a todo este problema ele acaba desconfiando ainda que seus colegas estejam armando algo para cima dele

.

O clima do filme além de sombrio é bastante perturbador e a entrega física e psicológica de Bale ao seu personagem é realmente impressionante. A história tem lá suas semelhanças com “O Clube da Luta” ou “Amnésia”, mas realmente lhe prende do início ao fim.

E num trabalho inspiradíssimo do protagonista com uma trama bastante envolvente e interessante, o resultado não poderia ser outro além de um ótimo filme. Mostra ainda que a escolha em escalar Christian Bale como o ‘novo’ Batman não foi por acaso. Agora vou correr atrás de assistir seus outros filmes que estão em minha interminável lista!

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

13 Comments

  1. Eu vi esse filme também de ter visto outro filme do Bale, mas no meu caso foi depois que eu vi o ” O Grande Truque”, depois que eu vi que ele era o Batman.

    Dois filmes para você colocar na lista: Império do Sol e Velvet Goldmine.

    Sim, sobre o filme.
    Realmente ele é bastante sombrio, mas se você não entrar no clima do filme não consegue gostar dele.

    Outro filme que tem mesma intensidade na atuação é O Sobrevivente, ele passa a maior parte do filme como um preso de guerra. Muito bom também.

    Post a Reply
  2. Valeu Uraí, adicionei os 3 que você comentou em minha lista de filmes a assistir!

    Gosto do trabalho de Bale.

    []´s

    Post a Reply
  3. Na verdade o Bale quase perdeu o papel do Batman por causa desse filme, pois quando ele foi fazer o teste tava magro pra caralho.
    ahahahahahahah

    Esse filme aí é realmente muito bom mesmo.

    Post a Reply
  4. Ele ficou assustador rei, tem uma cena que dá até medo de tão raquítico que ele ficou.

    E incrível como depois ele ficou malhado para fazer o Batman, Bale realmente se entrega em seus papéis e aquele jeitão dele de maluco é importante hehehe

    Post a Reply
  5. Opa, filmaço. E realmente é assustador como ele estava magro nesse filme e como encorpou tão rápido pra fazer o Batman Begins.

    Nas gravações ele era sempre acompanhado por um médico, pq os riscos de desmaios e problemas maiores de saúde eram enormes.

    Post a Reply
  6. Eu assisti este filme, mas não estou conseguindo lembrar dos acontecimentos de jeito nenhum… Que frustração!

    Post a Reply
  7. Márcio cheguei a ver o começo desse filme, mas não consegui acabar pq vencia a diária na locadora. Vou dar uma segunda chance.

    Quanto ao teste do Batman, li uma entrevista na Set em que ele disse que fez uma dieta a base de pizza, hamburger e refrigerante para ganhar peso rápido e não perder o papel.

    Outro filme interessante e bem maluco é “Psicopata Americano”, caso não tenhas visto, coloca na tua lista que vale a pena.

    Bom ator, mas não é unanimidade entre os iluminadores e contra-regras….hehehehe.

    Post a Reply
  8. Miguel, não sabia dessa, sinistro. Bale é insano mesmo.

    Lena, então você está na mesma situação do protagonista do filme hehehe

    Frederico, ele não é lá muito “empolgante” mas é bom mesmo. Psicopata Americano eu já assisti, mas tem tanto tempo que penso em revê-lo!

    Post a Reply
  9. Filme muito bem feito mesmo, Bale merecia indicação aqui ao Oscar – bem como no filme Psicopata Americano.

    Sou fã dele! abs

    Post a Reply
  10. Se voces repararem, o filme tem a mesma caracteristica de outro filme com o Christian Bale: O Psicopata Americano. O Psicopata Americano provavelmente colocou Bale no hall dos grandes atores da história do cinema.

    Post a Reply
  11. Foi em ”American Psycho” de 2000 que trouxe o grande reconhecimento mundial à Christian Bale.
    É um de seus melhores filmes e ele no seu primeiro e grande auge (pq até então..ele até fazia bons filmes, mas nunca era o principal e quando era, o filme n tinha reconhecimento e ninguém o conhecia).

    Ele realmente é insano nesse filme!! Na verdade ele é um bom pilantra ou melhor dizendo, um bick fucking psyco do caralho!! De bonzinho à louco.

    Na época antes das gravações, rolou uma grande disputa na cara dura e foi até pros tablóides a briga entre ele e Leonardo DiCaprio (que tb tinha sido selecionado pra ser o Pyscho) conquistando assim o merecido papel!

    Bale começou nos cinemas aos 13 anos já trabalhando como um dos atores principais em ”Empire of Sun” de Steven Spielberg, aonde bale derrubou 400 garotos no casting para o papel. (ps: vc encontra alguns (uns 2) vídeos de Bale no youtube dando entrevista com 13 anos e falando sobre o filme, sua expectativa de vida depois de uns 20 anos e sobre sua fama repentina e o que seus coleguinhas achavam disso rsrs).

    Caraaa.. é demais! A maturidade e profissionalismo que já o formava desde cedo. é de arrepiar!
    O filme na crítica não foi mto elogiado, já sua atuação…foram só elogios.

    He was born to rock!!

    Post a Reply
    • Born to be wild!!! Esse é o Bale, sua filmografia é realmente impressionante.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Atores Mirins que deram certo no Cinema | Porra, man! - [...] impressionantes como “Psicopata Americano“, “O Sobrevivente“, “O Operário” e claro “Batman Begins” e “O Cavaleiro das [...]
  2. O Vencedor (The Fighter) | Porra, man! - [...] Bale, hora bombado para viver o homem morcego e hora esquálido para viver um viciado em crak ou um…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.