Ilha do Medo (Shutter Island, Suspense, Policial, Thriller: 2010 – 138 min)

Dirigido por Martin Scorsese com roteiro de Laeta Kalogridis e Dennis Lehane. Estrelando: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine.

 

Martin Scorcese, um dos mais prestigiados e respeitados cineastas contemporâneos, chega para seu quarto trabalho em parceria com Leonardo DiCaprio. Só isso já é o bastante para dizer porque “Ilha do Medo (Shutter Island)” era um dos filmes mais esperados do ano. Mesmo não estando no nível de seus melhores trabalhos, Scorcese ousa e mostra que ainda pode trazer algumas boas surpresas em sua carreira.

A trama, ambientada no ano de 1954, segue a chegada dos agentes federais Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio, Rede de Mentiras) e Chuck Aule (Mark Ruffalo, Ensaio Sobre a Cegueira, Zodiaco) para investigarem o desaparecimento de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, localizado no ilha Shutter. O problema, além de uma tempestade que impede que eles possam retornar, é que parece que todos na ilha estão dificultando as coisas e escondendo a verdade.

O filme segue uma linha que se inicia com um suspense intrincado e vai passeando por outros gêneros e estilos que vão desde um policial com toques noir até o terror, com direito a mistérios com alucinações e sonhos pertubadores. E tudo é feito de forma para que a toda hora você fique confuso ou pensando que já está por dentro de toda a trama. Apesar de ser um filme um pouco longo, a tensão sempre presente faz com que o espectador fique ligado até o revelador desfecho, bastante explicado e mastigado.

O elenco faz a sua parte com ótimas atuações de todos com destaques para Ben Kinglsey (Xeque Mate) e Mark Rufallo. Por sua vez Leonardo DiCaprio mostra que continua totalmente à vontade nas mãos de Scorcese, apresentando a todos um trabalho bastante convincente.

Mesmo trazendo uma trama que não tem nada de muito original, todo o trabalho seja na direção, roteiro e no elenco é bem feito, fazendo de “Ilha do Medo” um filme muito bom e uma ótima pedida nos cinemas. Não recomendado apenas para pessoas que não gostam ou não têm mais paciência para tramas ‘obscuras‘, daquelas que só desenrolam mesmo no finalzinho do filme.

Related Posts with Thumbnails