Invictus

Invictus (2009/2010 – 133 min)

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham, John Carlin (livro)
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Patrick Lyster, Penny Downie, Shakes Myeko
Gênero: Drama.

Sinopse: Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar, para ajudar a unir a nação.

 

Filmes baseados em fatos reais são sempre interessantes de se assistir, afinal, de alguma forma aquilo (ou geralmente parte daquilo) já aconteceu e pode servir como exemplo. E Clint Eastwood sabe como ninguém que o cinema pode fazer mais do que simplesmente entreter, às vezes, ele pode nos deixar importantes aprendizados. E “Invictus” é isso, um ótimo trabalho baseado em uma história e ensinamentos muito inspiradores.

A trama é baseada em fatos reais e acompanha o recém eleito presidente da África do Sul Nelson Mandela. Percebendo que seu país continua dividido econômica e racialmente mesmo após o fim do apartheid, ele vê  uma grande oportunidade de começar a mudar as coisas ao apoiar o desacreditado time de Rugby do país na copa do mundo, esporte o qual é tido como “coisa de brancos“. As batalhas de convencimento tanto do lado dos negros quanto dos brancos começam aí, e é justamente onde todos vêem um grande problema que ele retruca ser a solução.

Se Morgan Freeman (Xeque-Mate, O Procurado) está idêntico a Mandela (tanto visualmente quanto em seus trejeitos e sotaque), Matt Damon (Trilogia Bourne, 13 Homens e um novo Segredo) esbanja carisma (e músculos) como o capitão do time de Rugby. E o destaque não é somente para a dupla de protagonistas, mas também para o restante do elenco de apoio onde todos estão muito convincentes em seus papéis.

Numa história que por si só já é muito bonita e com os atores atuando muito bem, fica difícil elencar os erros ou algo de ruim em “Invictus“, que é mesmo uma ótima pedida para quem quer ir aos cinemas, entretanto, não dá ainda para comparar com as melhores obras do velho Clint, até mesmo o seu filme anterior (Gran Torino) é mais bem trabalhado e interessante.

Para quem gosta de filmes com lindíssimas histórias que trazem importantes lições de vida, “Invictus” é realmente um ótimo trabalho. Trata-se mesmo de uma verdadeira aula sobre perdão e inspiração, que Nelson Mandela deixou de exemplo a todos. Ainda que pareça um pouco piegas o que escrevi aqui, acredite, cinema é mais do que simplesmente quesitos técnicos ou jogos de câmera, é emoção, e Clint Eastwood é mestre na arte de emocionar.

 

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

9 Comments

  1. Para quem gosta de lindíssimas histórias é, então tá bom.
    eheheheheh

    Post a Reply
  2. Porra man, nem todo mundo tem o coração de pedra como você rei, a história é linda sim :~

    Post a Reply
  3. Sinceramente, o Clint Eastwood está na sua melhor fase!

    Gostei deste, apesar de A Troca e Gran Torino serem superiores…

    Ei, mudou o visual todo aqui? Que houve?
    O layout anterior tinha muito mais a ver com a proposta do blog, era bem bonito e personalizado. O logotipo também era bem interessante. Por que mudou tudo?

    Abraço

    Post a Reply
  4. Cristiano, eu não gostei muito de “A Troca” não, dos filmes dele aliás foi um dos que menos gostei.

    Quanto ao layout sempre estou atualizando e este ainda não está a 100%, vou trocar algumas coisas ainda aqui.

    O antigo, apesar visualmente ser simples, estava cheio de ‘bugs’ e difícil de controlar alguns plugins que sequer funcionavam.

    []´s

    Post a Reply
  5. Mas o logotipo está na parte inacabada meu caro. Ele tava com o fundo branco e meu primo que criou, pedi para ele refazer para o fundo preto.

    Relaxe que tudo vai se acertar, é só eu arrumar um tempinho

    Post a Reply
  6. O Filme e muito bom e melhor ainda para quem joga rugby, que e o meu caso.

    Se quiser apreciar o filme em seu máximo o ideal seria ler o livro que deu origem a ele. Se vcs acharam a historia f0d4 no filme, qnd lerem o livro vao se emocionar, tenho certeza!

    Post a Reply
    • Não tenho dúvidas quanto a isso Zaboobs. Muito se perde do livro quando se adapta uma obra para o cinema.

      Valeu pela dica, abração

      Post a Reply
  7. assisti sem querer esse filme!!!
    fui almoçar na casa de um amigo e botaram lá pra assisti!!!
    conclusão: que filme xatinho, drama é um tédio!!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vencedores do Oscar 2010 (Palpites) | Porra, man! - [...] « Sede de Sangue (Bakjwi) Invictus…
  2. Os filmes mais esperados de 2010 | Porra, man! - [...] Confira a Crítica do Filme ] Dirigido por Clint Eastwood o filme traz Morgan Freman como Nelson Mandela e…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.