Tá Rindo do Quê? (Funny People, 2009/2010 – 146 min)

Sinopse: George é um cômico stand up de tremendo sucesso que um dia descobre ter uma doença com poucas chances de cura. Ira também é cômico, possui um certo talento, mas trabalha num restaurante e ainda sonha em se tornar um artista de respeito nas poucas vezes que sobe ao palco. Certa noite, quando os dois acabam se apresentando no mesmo local, George decide contratá-lo para ser seu assistente pessoal. Nasce então uma grande amizade entre eles.

Direção: Judd Apatow
Roteiro: Judd Apatow
Elenco: Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schwartzman, Aubrey Plaza, Maude Apatow, Iris Apatow
Gênero: Drama, Comédia.

 

Poucas vezes a ‘tradução’ de títulos de filmes para o Brasil soa melhor que o original, e foi o que aconteceu com “Funny People” que virou “Tá Rindo do Quê?“. Sem contar os grandes sucessos da comédia recente nos cinemas que Jud Apatow produziu, esta é a terceira obra que ele dirige – antes tivemos “O Virgem de 40 Anos” e “Ligeiramente Grávidos“. E de todos que ele participou, este é sem dúvidas o filme mais adulto e que, se não fosse tão grande sua duração, teria um destaque maior do que apenas as nossas prateleiras de DVD.

Na trama conhecemos George Simons (Adam Sandler), um comediante de muito sucesso e com muito dinheiro é claro. Certo dia ele acaba conhecendo num show Ira (Seth Rogen, Ligeiramente Grávidos, Pagando Bem, Que Mal Tem?) que é um comediante que está começando. Ele vê algo no rapaz e decide contratá-lo para ser seu assistente pessoal. Aos poucos uma amizade começa a surgir entre os dois, e Ira tenta fazer George mais humano e feliz.

Na verdade existem outras tramas paralelas com os colegas de quarto de Ira, relações amorosas e tudo mais, só que o filme tem uma duração tão grande e acontece tanta coisa que, se eu fosse parar para comentar sobre tudo isso ninguém iria conseguir ler até o fim. E foi quase isso que senti ao ver o filme, tem momentos que são tediosos e que se você não for uma pessoa paciente e persistente não conseguirá chegar até o fim.

E é no elenco que temos o melhor deste filme, todos muito bem afiados e convincentes em seus papéis. Adam Sandler faz uma atuação realmente muito boa, de tirar o chapéu até dos que odeiam ele e seus trabalhos. Seth Rogen, para mim, é o melhor do filme. Temos ainda interessantes participações de Leslie Mann, Eric Bana (Star Trek, Te Amarei para Sempre), Jonah Hill (o gordinho do Superbad), sem esquecer das filhas do diretor Maude e Iris Apatow. E ainda tem Eminem fazendo uma cena hilária.

Pode até soar um pouco estranho, mas o que tenho a dizer sobre “Ta Rindo do Quê?” é que se trata de um bom filme, com boas atuações e uma história bonita, mas é um pouco chato e grande demais. Não me faria nenhuma falta se sumissem uns 30 ou 40 minutos, garanto que até as distribuidoras poderiam pensar em lançá-lo nos cinemas por aqui, mas desse jeito que ele foi feito só servirá mesmo para os fãs dos trabalhos de Apatow e sua turminha conhecer seu projeto mais adulto e ‘maduro’.

 

Related Posts with Thumbnails