Sherlock Holmes

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 2009/2010 – 128 min)

Direção: Guy Ritchie.
Roteiro: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham, Simon Kinberg
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly
Gênero: Suspense, Aventura.

Sinopse: O detetive Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e seu fiel parceiro John Watson (Jude Law) envolvem-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra, utilizando suas habilidades físicas e mentais.

 

O clássico personagem Sherlock Holmes foi criado no longíquo final do século 19 pelas mãos de Sir Arthur Conan Doyle, e de lá para cá já deu as caras em diversos romances (livros), e também em alguns filmes. Lançado ano passado lá fora, figurou em muitas listas de filmes mais esperados deste ano (nos cinemas brasileiros), e sem dúvidas faz juz à sua espera, pois trata-se de um filme que dosa bem cenas de ação, com suspense e bom humor.

Esta nova adaptação traz um Holmes (Robert Downey Jr., Homem de Ferro, Trovão Tropical)  modernizado, diferente um pouco do que a gente ‘conhecia’ dele. Ele herda suas principais características claro, como sua aguçada inteligência, suas deduções bastante lógicas de encarar os mistérios e a utilização de métodos científicos para desvendar os casos. Não poderia faltar também o seu fiel escudeiro Watson (Jude Law).

A trama segue a fiel dupla envolvida num grande mistério em uma batalha contra o crime na Inglaterra, tendo como pano de fundo o Lorde Blackwood, praticante de atividades envolvendo magia negra. Cabe aos dois tentar desvendar os mistérios ‘sobrenaturais’ por trás de diversos assassinatos.

Na linha de frente o destaque fica mesmo pra Robert Downey Jr., que interpreta muito bem o sagaz Sherlock Holmes, que traz ainda gosto por lutas e um humor bem ácido e divertido. Jude Law faz um belo trabalho também como Watson, e as cenas de “amor” (bromance como alguns gostam de chamar) entre os dois rendem também hilários momentos. Junto à dupla temos ainda a gracinha da Rachel McAdams (Te Amarei para Sempre, Intrigas de Estado) e Mark Strong (Rede de Mentiras), que trabalhou com o diretor Guy Ritchie no divertido RocknRolla, fazendo um vilão ao menos convincente.

Com boas cenas de ação (algumas usando aqueles jogos de câmera lenta e depois acelerando), pitadas de romance, bom humor e um elenco carismático trabalhando direitinho, Sherlock Holmes se mostra mesmo como uma ótima diversão. E pensando nisso fizeram o favor de reservar os minutos finais do filme (depois de todo aquele momento Scooby Doo), para deixar escancarada uma continuação. Ainda assim, é muito pouco para estragar o belo entretenimento que esta obra representa.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

7 Comments

  1. Ele e Watson não têm ABSOLUTAMENTE NADA A VER com os personagens dos livros. Parecem 2 policiais.

    Agora, se você esquecer que o nome do filme é “Sherlock Holmes”, então ele é do baralho mesmo. Eu gostei.

    Post a Reply
  2. #2 – Os dois tem inteligências de detetives, logo, lembra policiais, LOL. De alguma forma eles tem que tar conectado com policia. Se não o que adianta desvendar o caso.

    Mas o filme honra o tão aclamado “Sherlock Holmes”, gostei da história, problema é que parece que vai ter o filme 2 agora né.. tenso.

    Post a Reply
  3. Kelwen, com aquela “deixa” no final acabou ficando mesmo bem claro que vai ter uma continuação.

    Vamos aguardar maiores noticias

    []´s

    Post a Reply
  4. muito massa o filme!
    eu estou começando a gostar dos filmes desse cara!

    Post a Reply
    • Podre é essa sua opinião (que tive que editar porque tinha 2 milhões de letras “e”, pra quê eu não sei) que em nada acrescenta a discussão.

      Não gostou do filme, não tem problema, aceito numa boa, agora comentar besteira amigo, vamos ser relevantes ou ficar calados.

      Grande abraço.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os filmes mais esperados de 2010 | Porra, man! - [...] Confira a Crítica do Filme ] Dirigido por Guy Ritchie e contando à frente com o homem de ferro…
  2. Crítica de Filme – Sherlock Holmes (2010) | Café Com Pop - [...] reais pouco exploradas. Nos últimos minutos, uma explicação bem ao estilo Scoob Doo (by Porra, man). Ritche, volta para…
  3. Vencedores do Oscar 2010 (Palpites) | Porra, man! - [...] Sherlock Holmes [...]
  4. Homem de Ferro 2 (Iron Man 2) | Porra, man! - [...] exatamente no ponto em que o primeiro parou e segue a trajetória de Tony Stark (Robert Downey Jr, Sherlock…
  5. Kick-Ass - Quebrando Tudo e Chutando Bundas! | Porra, man! - [...] Ainda temos Christopher Mintz-Plasse (o grande McLovin de Superbad) muito bem e Mark Strong (Sherlock Holmes) destruindo com mais…
  6. Sherlock Holmes 2 - O Jogo de Sombras - Crítica do Filme | Porra, man! - [...] cinema uma versão moderna e com uma “nova roupagem” do astuto, egocêntrico e famoso detetive Sherlock Holmes – personagem…
  7. Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) | Porra, man! - [...] totalmente falado em inglês. Trazendo no elenco grandes e conhecidos atores como Jude Law (“Sherlock Holmes”), Rachel Weisz (“Um…
  8. Para Sempre (The Vow) - Crítica do Filme | Porra, man! - [...] linha de frente do elenco traz uma interessante dupla de protagonistas, a bela Rachel McAdams (“Sherlock Holmes 2”) e…
  9. Prometheus - Crítica do Filme | Porra, man! - [...] forma como a protagonista, a cientista Elizabeth Shaw (Noomi Rapace, “Sherlock Holmes 2”), é construída na história é muito…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.