Os 20 Melhores Filmes da Década

 

Eu juro que tentei fazer um simples e costumeiro Top 10 com os melhores filmes dessa nossa querida década que chegou ao fim, só que não consegui e vamos ficar com 20 mesmo, é um bom número também.

Como eu não sou um crítico chato da sétima arte, e olhem só, este aqui é o meu blog, tenho a liberdade de escolher alguns filmes que irão fazer o nariz de muita gente torcer. Afinal, os filmes abaixo listados, em ordem decrescente de qualidade (do 20º até o 1º) remetem somente à minha opinião a respeito de grandes filmes que assisti nesta tão insana década.

Segue então meu Top 20 Melhores filmes da década, com destaque para os 10 primeiros:

20 – Peixe Grande (Big Fish) [2003]

19 – Adeus Lenin (Good Bye Lenin!) [2003]

18 – Deixe Ela Entrar (Låt den rätte komma in) [2008]

17 – Procurando Nemo (Finding Nemo) [2003]

16 – Extermínio (28 Days Later) [2002]

15 – Sin City – A cidade do Pecado (Sin City) [2005]

14 – Filhos da Esperança (Children of Men) [2006]

13 – Labirinto do Fauno (El Labirinto del Fauno) [2006]

12 – V de Vingança (V for Vendetta) [2005]

11 – Wall-E [2008]

 

 


 

10º – Oldboy

[2003]

9º – Quase Famosos

(Almost Famous) [2000]

8º – Onde os Fracos Não tem Vez

(No Country for Old Men) [2007]

 

7º – Donnie Darko

[2001]

6º – Batman O Cavaleiro das Trevas

(The Dark Knight) [2008]

5º – A Viagem de Chihiro

(Sen to Chihiro no kamikakushi) [2001]

4º – Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

(Eternal Sunshine of the Spotless Mind) [2004]

3º – Cidade de Deus

[2002]

2º – Amnésia

(Memento) [2000]

1º – O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

(The Lord of the Rings: The Return of the King) [2003]

Nestes 20 filmes que destaquei eu chorei rir com uma peixinha insana procurando o filho de um peixe laranja, eu me espantei com uma londres incrivelmente vazia, apenas com Zumbis frenéticos correndo atrás de pobras almas, eu vi um dos filmes mais interessantes sobre adolescência com uma vampira criança feito na suécia, onde os vampiros não são emos e muito menos purpurinados.

Não faltaram também momentos lindos e românticos com um robozinho apaixonado, descobri também que a vingança tarda mais não falha e que Vendetta também quer dizer vingança. Fiquei preso na cadeira ao ver um assassino louco matando pessoas a partir das decisões de uma moeda, descobri que as animações orientais sãos fantásticas e quem diria, vi que um cara fantasiado de coelhão seria personagem de um dos meus filmes preferidos.

Vi ainda o Brasil mostrar ao mundo um dos melhores longas já realizados, e também assisti a um filme com tudo ao contrário e que para mim, tem o melhor roteiro de todos os tempos. Agora, meu lado nerd aflorou mesmo no cinema quando vi uma tropa fantasma surgir do nada, me arrepiei e ouvi gritos de emoção na sala.

 


Veja também outros excelentes Top 20 com grandes filmes da década:

 

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

55 Comments

  1. Essa lista tá furada! Como Amnésia não é o primeiro? Ele seria o primeiro até no top 1 dos melhores filmes do milênio!

    O Adeus, Lênin é massa… podia estar melhor colocado também (pelo menos que Wall-E e Nemo). Eu gostei mais de Up do que Nemo.
    Não tem nenhum de 2009. É proposital?

    Por fim, você inverteu “em ordem decrescente de qualidade”. Tá crescente 🙂

    Falou.

    Post a Reply
  2. Dessa lista eu não vi Deixe Ela Entrar e V de Vingança, e acho até estranho esse último estar na lista.

    2 filmes da Pixar, muito bem, mas eu acho Procurando Nemo e menos melhor deles dessa década.

    Peixe Grande, boa lembrança, achei melhor colocar a fantástica fábrica como representante de filmes de Tim Burton, que é um dos meus diretores favoritos.

    Confira lá a minha lista.

    Post a Reply
  3. Otto: Entendo perfeitamente você dizer que Amnésia é melhor, e não duvido que se vc ver todos estes filmes irá continuar com esta opinião, pois eu já to ligado mais ou menos no seu gosto para filmes.

    Agora, para um sujeito “nerd”, ex-jogador de RPG, fã de carteirinha de Tolkien e o Senhor dos Anéis, é impossível, foi com “O Retorno do Rei” que eu quase choro de emoção nos cinemas.

    Ramon: Eu gostei bastante da “Fantastica Fabrica de Chocolate” com J. Depp, mas do Tim Burton meu favorito foi Peixe Grande mesmo. E acredito que você seja um dos poucos que tem aversão a “V de Vingança”.

    Post a Reply
  4. Cara, lista muito boa, temos muitos filmes em comum!
    Wall-E ( em minha humilde opinião, a melhor coisa que a Pixar fez), o fantástico Deixa Ela Entrar, o surpreendente Donnie Darko, a obra-prima Sin City, Senhor dos Anéis e tantos outros. Temos um gosto até parecido. Oldboy eu achei exótico, acho que ele ficou nisso! Chihiro é uma obra ótima do Myazaki, mas prefiro PRINCESA MONONOKE!

    Enfim, tenho opinião de vários desses filmes da sua lista no meu blog, já te mandei uma mensagem propondo parceria, espero que aceite.
    Abraço!

    Post a Reply
  5. Não assisti ainda Princese Mononoke Rafael, vou procurar me informar a respeito.

    Já coloquei seu banner aqui no blog, grande abraço meu caro

    Post a Reply
  6. Porra man, a lista tá muito boa. Todos aí eu gostei bastante, a exceção de Nemo. Deia ela Entrar e Extermínio eu não vi.

    Post a Reply
  7. Discordo bastante da sua lista, UP para mim não tem como ficar de fora, Distrito 9 tb é um excelente filme, Wachtmen na minha opinião fica entre os primeiros, e da trilogia do Senhor do Anéis o que mais gostei foi o primeiro, os outros ficaram muito diferentes do livro, não gostei de muitas mudanças que foram feitas.

    Peixe Grande, Filhos da Esperança e V de Vingança são filmes legais mas nem de perto figuram na minha lista…rsrsrs

    Post a Reply
  8. Up e Distrito 9 são realmente excelentes filmes, mas estes 20 são realmente meus favoritos e ficam acima deles.

    Watchmen não achei isso tudo não.

    Senhor dos Anéis eu quase colocava a trilogia, mas fiquei com o terceiro que foi o mais emocionante para mim, e também ganhou tudo no Oscar.

    Adoro V de Vingança! Vendetta!!!

    Post a Reply
  9. Ahhh tem Menina de Ouro tb, na minha fica entre os primeiros disparado!!!!!!!!!

    Post a Reply
  10. Sua lista é boa, mas eu não conseguiria fazer uma lista de 20 filmes – muito menos de 10. Só para ter uma idéia, eu não conseguiria deixar de fora da minha lista o Edukadores e Feliz Natal – ambos com o mesmo ator de Adeus Lenin, Daniel Brühl.

    Post a Reply
  11. Ramírez, é isso mesmo, você não sabe como foi difícil montar esta lista com 20 filmes!!

    Fiz e refiz pelo menos umas 10 vezes, e se fosse fazer uma agora continuaria mudando.

    Grande abraço

    Post a Reply
  12. Realmente traz coisas surpreendentes sua lista!

    Post a Reply
  13. eu sou obrigado a botar a minha lista!
    10 -The Lost World: Jurassic park
    09 – Batman: o Cavaleiro das trevas
    08 -Team America: Detonando o mundo
    07 – Anjos Da Noite: A Evolução
    06 – Piratas Do Caribe: No Fim Do Mundo
    05 – Transformers
    04 – Hell Boy: O Exercito Dourado
    03- Star Wars: A Ameaça fantasma
    02 – O Senhor Dos Anéis: As Duas Torres
    01 – O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei

    Post a Reply
  14. esqueci de Avatar no lugar de de Jurassic Park!
    que merda viu!
    como eu oude me esquever de Avatar!?!

    Post a Reply
  15. Com todo respeito porraman que lista ruim é essa,só concordo com senhor dos aneis,wall-e e batman cavaleiro das trevas.sin city e oldboy estão entre os piores filmes que já vi na vida.E ainda vc deixou de fora star wars III,gladiador,a corrente do bem,falcão negro em perigo,dia de treinamento,os incriveis,os indomaveis,busca implacavel e claro avatar q eu acho q não entraria nessa lista pela posição q vc o pôs no top 10 2009

    Post a Reply
  16. Cleber, só por você dizer que Oldboy e Sin City são os piores filmes da sua vida já dá pra ver que temos gostos bem diferentes, mas isso é normal! 🙂

    Gladiador quase entra. Corrente do Bem é legalzinho, mas pra ser melhor da década falta muito.

    Quanto a Star Wars episódio 3 ai não dá, os melhores filmes da série são os 3 mais antigos, esses novos são apenas efeitos especiais.

    Por último Avatar, sim, foi um marco no visual e na questão do 3d, mas no geral deve muito para se tornar um grande clássico, assim como os outros do top 10 melhores de 2009.

    Grande abraço!

    Post a Reply
  17. Faltou kiLL Bill ai ! batman é muito superestimado!! Sin city nao eh tudo isso pra ser um melhor da decada, quanto ao resto sem ressalvas !! Gosto é gosto e nao se discute nao é?

    Post a Reply
    • É isso aí Iago, sempre falta algo a depender da pessoa, cada um tem suas preferências.

      []´s

      Post a Reply
  18. Wall-E?
    Amnésia?
    Batman O Cavaleiro das Trevas?

    Entre outros 2 ou 3, na boa por mim nem deviam estar na lista, muito menos na colocação que você colocou. Mas o resto aprovo, Peixe Grande que para mim foi o ultimo filme de Tim que realmente presta devia estar mais para cima. Faltos alguns outros, mais ainda sim é uma boa lista.

    Post a Reply
  19. Porra, vendo os comentarios eu digo:CADE O GLADIADOR, PORRAA!!! Por mim devia estar até em primeiro, curto muito Senhor dos Aneis e os livros de Tolkien, mas eu chorei quando vi Gladiador pela primeira vez! Star Wars a Vingaça dos Siths devia estar na lista também.

    Tantos filmes que estão abaixo de 10 que deviam estar em melhores posições. Esses dias mesmo reli Sin City, o filme é fiel pra caralho a revista. V devia estar em possição melhor. Up por mim devia estar fora da lista, Procurando Nemo é bem superior. Wall-E é uma porcaria.

    Post a Reply
    • Não tenho nem forças para discutir com alguém que acha Amnésia, Wall-E (não vou nem falar os outros) filmes ruins e não dignos dessa lista.

      Star Wars Episódio 3? Pelo amor de Deus meu velho, peraí!

      Post a Reply
  20. Gostei da sua lista, tudo bem apenas um Tim Burton, senti falta de Noiva-Cadaver, de 2005, mas Peixe-Grande é bem legal tambem. Michel Gondry entrou que legal, amo! Rebobine Por Favor tambem é um dos melhores! Seu blog é bacana! =) Adrianne Linhares

    Post a Reply
    • Gosto muito também de Rebobine por Favor, é muito divertido e cheguei a comentar aqui no blog.

      E obrigado pelo elogio!

      Post a Reply
  21. E aí, cara! Tudo bem? Gostei muito da sua lista, apesar de não ter visto alguns ainda. Mas 90% dos que não vi estão na minha Lista, e só ouço falar bem também. Amnesia vi hoje a tarde e tô bolado até agora. Coincidência ou não, fui na locadora trocar e peguei o Cavaleiro, acho que mais pelo Nolan mesmo, foi o 1º dele que vi na frente. Vou vê-lo agora e depois digo se é obra-prima também. Sin City, Labirinto, Donnie Darko(nunca ouvi falar) e Peixe Grande, qual desses me indica primeiro? E outra coisa, a que filme se refere quando diz ”a um filme com tudo ao contrário e que para mim, tem o melhor roteiro de todos os tempos.” ?

    Abraço.

    Post a Reply
    • Olá Tauan, tudo jóia sim!

      O tal filme que começa início e termina no fim é Amnésia, é tido como um dos melhores roteiros já feitos e realmente é fantástico 🙂

      O Cavaleiro das Trevas só o Coringa de Ledger vale todo o filme, é sensacional (em minha opinião claro).

      Para lhe indicar primeiro eu gostaria de saber mais sobre seus gostos, cada um tem um diferente né.

      Bom Peixe Grande é para quem gosta de histórias fantasiosas é muito bonito.

      Sin City mistura ação com sensualidade das mulheres, é um filme quase todo em preto e branco estilo as HQs.

      Donnie Darko é um filme insano e muito louco, se você ficou ‘bolado’ com Amnésia então deixe este por último, não sei se vai gostar.

      Labirinto do Fauno é filme de fábula, tem metáforas com guerras e seres místicos é muito bom também.

      Abração

      Post a Reply
  22. Pô, cara. Quando eu disse ”bolado” quis dizer ”chapado”, impressionado como poucas vezes. haha Top 10 fácil. Cavaleiros gostei demais! Ledger como Coringa foi piada mesmo. Tá no meu Top 5 melhores atuações dentre tudo que já vi, onde incluo Waltz em Bastardos e Rourke no Lutador. Por falar em Bastardos, essa sua lista foi feita antes de lançar, né? É o melhor da década mole pra mim. E meu gosto é bem no estilo Irmãos Coen, Tarantino, por isso acho que devo gostar de Sin City, né?

    E, acredite ou não, ainda não vi nada de Senhor dos Anéis, mas sempre que entro em um blog novo me surpreendo cada vez mais. Dos Nerds aos Cults, dos mais sensíveis aos mais durões, gente nova, gente velha.. Nunca vi uma pessoa sequer dizer menos que ”OBRA-PRIMA’ MESTRE”.

    Abraço.

    Post a Reply
    • Ah sim Tauan, perdão, tem gírias regionais que a gente as vezes se perde hahahaha.

      Na verdade Bastardos foi lançado depois mesmo e também já entra pra próxima década 🙂

      Senhor dos Anéis é um grande classico do cinema, mas pra assistir tem que ter paciência porque os filmes são grandes.

      Boa sorte 😀

      Post a Reply
  23. 08-Os outros
    07- cronicas e Narnia Guarda roupa e a fenticeira
    06- Up
    05-Harry Potter-Prisioneiro de askaban
    04- Olga
    03- Batman cavaleiro das trevas
    02-O senhor dos aneis 2 torres
    01-O senhor dos aneis o retorno do rei

    Post a Reply
  24. Lamentável um lista que tem Quase Famosos, Peixe Grande e tantas outras pocarias e ignora genialidades da década como Mulholland Dr. Anticristo, A Fita Branca, Sangue Negro, Labirinto do fauno e outras genialidades…

    tá precisando ver mais filmes e estudar um pouco mais antes de ficar publicando besbeiras…

    faltou vc fechar essa lista lixo com requiem para um sonho e a origem…

    cinema é para poucos, querido.

    Post a Reply
    • E você meu caro Carlos, tá precisando ser menos petulante e deixar de se sentir superior antes de comentar em blogs.

      E “A Origem” não entraria nessa lista meu caro porque é um filme de 2010 (e também porque não acho que mereceria se fosse o caso) e a década se você não sabe acabou em 2009 (2000~2009). Você precisa estudar um pouco mais também.

      Publico lixos e baboseiras desde 2007 e sabe o melhor? Continuo apesar de idiotas mal amados como você virem comentar aqui 1 ou 2 vezes no ano, porque é meu espaço e escrevo o que quiser. Experimente criar um pra você, talvez se sentirá mais feliz.

      O melhor do seu comentário: “Cinema é para poucos”. Se cinema fosse para poucos porque investir bilhões e bilhões e se produzir tanto? Porque tantas salas de cinema pelo mundo que só aumentam?

      Cinema meu caro, é para muitos, é para todos e não apenas para pessoas metidas a intelectuais como você. Amém!

      Post a Reply
  25. Que carinha mais pedante esse Carlos. Cinema é para muitos e a lista tem filmes muito bons (apesar de não concordar com ela completamente).

    Outra coisa, se eu fosse fazer a mesma lista provavelmente levaria em consideração Requiem Para um Sonho.

    Excelente resposta Marcio.

    Post a Reply
  26. Dmitry e Rubem, meia lua e os 3 de murro ‘pressa’ turminha pedante hehehe

    Post a Reply
  27. Impressionante como tem pessoas que se acham pseudo-intelectuais e comentam sem maior embasamentode algo. Na verdade isso é um blog, e ele escreve o que quiser quando quiser e da maneira que quiser, tanto é que ele mesmo comentou que era a opinião dele… se não gostou de algo, pelo menos tente escrever sua insastifação de forma coerente, porque eu não entendi BULHUFAS do que escreveu ^^=.

    – É porcarias e besteiras que se escreve, meu caro Carlos.

    – Marcio, ótimo comentário.

    Post a Reply
  28. Marcio, tenho invejo de vc, eu mal consigo fazer uma lista de melhores de 2010, imagine da década! hehe
    Mas… se eu fosse fazer uma dessas, com certeza Onde os Fracos Não tem Vez, Wall-e e Batman O Cavaleiro das Trevas teriam lugar cativo.

    Ah, e só conseguir rir com o comentário do “Genialidade da década”. Esse tipo de gente o melhor é ignorar. Não vale nem o debate…

    Abs.

    Post a Reply
  29. Boa lista,destes só não assisti Donnie darko e Quase famosos.
    Dificio de achar esses filmes.
    E realmente o Senhor dos Anéis merece a primeira posição,
    um dos filmes que mais me emocionou.

    Post a Reply
  30. Valeu Luana 🙂

    Paty, é muito dificil fazer listas, se fosse fazer hoje seria bem capaz de eu mudar algumas coisas, é complicado.

    Beto, eu me arrepiei com Senhor dos Aneis, coloquei o Retorno do Rei mas é como se fosse representando toda a trilogia

    Post a Reply
  31. Muito bem merecido essa 1° posição…
    O Senhor dos Anéis é(provavelmente) o filme mais complexo já feito…
    Levando em conta todo o contexto, O Retorno do Rei, é, sem sombra de dúvidas, o MELHOR FILME que já fizeram.. e continuará sendo!!!

    Post a Reply
  32. Parabens pelo topo com senhor dos aneis e por lembrar do Tarantino com Sin City, mas vc esqueceu Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ja q o 1º foi em 1999. Cruzadas, O Gladiador

    Post a Reply
    • Na verdade não foi nem esquecimento Samuel, é realmente complicado elencar 20 filmes em um ano quanto mas em uma década!

      Matrix eu acho apenas o primeio excelente, o segundo é um bom filme de ação e o terceiro não curti tanto assim.

      Cruzadas também achei mais ou menos e “O Gladiador” sim, este é um grande filme e que talvez merecesse figurar nesse top 20.

      Grande abraço

      Post a Reply
  33. Voce é um cara com bom gosto e essa é uma lista de carater pessoa o que merece bastante respeito. Mas para mim matrix não deve ser assistido nem interpretado sob o ponto de vista de suas ações. Ele é um filbe brilhante quanto ao seu diállogo filosófico. Ja assisti muitas vezes e sempre me surpreendo com um ponto de vista novo. Abraço. Parabens pelo site

    Post a Reply
  34. Colocar Onde os Fracos Não Tem Vez foi uma tremenda idiotice, o filme é realmente um lixo !

    Post a Reply
  35. marcio,eu não entendo porque algumas pessoas insistem em ofender,quando todos sabem que esse é seu blog e a sua opinião,e gosto não se discute,se não concorda então respeite né ? bom eis a minha opinião 1.trilogia senhor dos aneis 2.gladiador 3.o cavaleiro das trevas 4.sin city 5.onde os fracos não tem vez 6.distrito 9 7.avatar 8.Amnésia 9.up-altas aventuras 10.piratas do caribe e o bau da morte

    Post a Reply
    • Pois é, e o espaço está aberto para discordar e colocar a lista de cada um como você o fez. Abraçao meu velho

      Post a Reply
  36. gostei da lista. mas gostaria de uma ajuda: quero achar um filme cujo titulo não sei mas a história é a de uma mulher que, sem dinheiro prá sustentar os filhos, começa a plantar maconha em casa. só isto que sei. alguém sabe que filme é esse???

    Post a Reply
  37. ..essa lista é antes do hobbit depois postarei a lista pós Hobbit..

    1- Trilogia; O senhor dos anéis
    2-Trilogia; Batman – Nolan
    3- a Origem
    4- Avatar
    5- Hexalogia; Star Wars
    6- Gladiador
    7- Quadrilogia: Piratas do Caribe
    8- watchman
    9- Os Vingadores
    10- Trilogia;Transformers

    Post a Reply
    • Bom Thiago, ai você tem que ver que a década que comentei nesse top 20 já foi, e tem filmes ai na sua lista como “A Origem”, “Vingadores” e por aí vai que já são da nova década. “O Hobbit” então nem falar.

      Talvez seja o caso de ir pensando numa nova lista para essa nova década que acabou de começar!

      Post a Reply
  38. mais essa minha lista…já que a sua não é de todos os tempos essa é a minha de todos os tempos…não está referente a década..mais a aproveitei seu post para posta-la embora a minha não seja referente aos melhores filmes da década…quando eu assistir ao Hobbit voltarei aqui e postarei outra lista..mais lembrando que é “a lista de todos os tempos”…

    Post a Reply
  39. Melhores Remakers…
    1-Star Trek
    2-Planeta dos Macacos
    3-King Kong
    4-Os 10 Mandamentos
    5-Madrugada dos Mortos
    7-O massacre da serra elétrica
    😯 Grito
    9-Sexta-feira 13o
    10-A morte Pede Carona

    Post a Reply
  40. e Amelie Poulain não existe(?)

    Post a Reply
    • Grande e excelente filme, mas pessoalmente gosto mais destes que listei.

      Post a Reply
      • Ah sim, ao menos o reconhece como um grande filme! Reparando nessa e em outras listas, é muito massa ver filmes estrangeiros ou fora do padrão hollywoodiano sendo mais reconhecidos.

        Post a Reply
        • Claro que sim meu caro, é um dos maiores expoentes do cinema francês e grande clássico realmente. Fazer listas de melhores filmes de 1 ano é uma tarefa dificílima, muita coisa boa fica de fora. Agora imagine uma década?

          []’s

          Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Top 20 Melhores Filmes da Década... Os 20 melhores filmes da década 00...
  2. Crítica: Sede de Sangue de Park Chan-wook | Porra, man! - [...] sul coreano Park Chan-wook fez, ao menos para mim, um dos melhores filmes da última década, “Oldboy“. E esta…
  3. (Nada) Tudo Acontece em Elizabeth Town | Porra, man! - [...] ir ao delírio com “Quase Famosos (Almost Famous)”, grande obra que figurou inclusive em meu Top 20 Melhores da…
  4. Tweets that mention Top 20 Melhores Filmes da Década | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Marcio Melo. Marcio Melo said: RT @porra_man: Cinema é para poucos, comentou…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.