Top 10 Melhores Filmes de 2009

Este ano, por sorte, vi muitos filmes que achei excelentes e tive um trabalho imenso para arrumar uma lista com apenas 10 filmes. Como sempre polêmica, esta lista não é a definitiva, é apenas a minha opinião sobre os 10 melhores filmes que apareceram em nossas salas este ano.

Como sempre vamos do 10º até o 1º melhor filme deste ano de 2009. (clicando no poster do filme você tem acesso à crítica detalhada de cada um).

10º – Avatar

Mesmo com uma história manjadinha e segura, os efeitos visuais e toda a emoção (cinema para mim é isso) que Avatar transmitiu, fizeram valer um lugarzinho neste meu top 10 de 2009.

9º – Arraste-me para o Inferno (Drag me to Hell)

Sabe aquele terror divertido de antigamente que hoje em dia deu lugar aos sustos fáceis e jogos de sons? Arraste-me para o Inferno é o retorno de Sam Raimi (Homem-Aranha) à suas origens. Um dos filmes mais divertidos do ano.

8º – 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer)

Trata-se simplesmente de uma das maiores surpresas deste ano. Para quem já está cansado de assistir romances ou comédias românticas que sempre seguem a velha receitinha hollywoodiana, 500 Dias com Ela é a prova que filmes deste gênero podem sim ser interessantes.

7º – O Lutador (The Wrestler)

Poucos são os filmes que me deixam sem ar ao término, poucos conseguem me emocionar e me dar vontade de aplaudir de pé, este definitivamente é um deles. Poucos também são os que sabem apreciá-los.

6º – Gran Torino (Gran Torino)

O bom e velho Clint Eastwood mais uma vez comprovou todo o seu talento como diretor e ator. Com uma história simples, mas bastante envolvente, trata-se de mais um projeto grandioso deste excelente cineasta.

5º – Se Beber Não Case (The Hangover)

O ano terminou e Se Beber Não Case foi mesmo a comédia do ano. Divertido ao extremo, me proporcionou momentos de gargalhas com lágrimas caindo na sala do cinema onde assisti. Pode ser até que eu seja abestalhado e o filme nem seja tão divertido assim, mas o fato é que, ao meu ver, merece esse destaque.

4º – Up – Altas Aventuras (Up)

Já se tornou clichê a Pixar nos mandar todo ano uma obra prima da animação. E aqui temos mais um exemplo de um filme completo, tem aventura, drama de fazer os mais fortes chorarem, ação e muita diversão e bom humor.

 

3º – Distrito 9 (District 9)

Criativo, inteligente e muito bem feito, seja na parte visual e efeitos especiais, seja na atuação do protagonista ou na história simples e direta. Trata-se de um obra que extrapola os limites do bom entretenimento, por, além de tudo, lhe fazer pensar e refletir.

2º – Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

Mesmo não sendo o melhor filme de Tarantino, ao assistir Bastardos Inglórios (para quem conhece a trajetória deste grande cineasta), fica parecendo que ele juntou tudo o que de melhor fez em sua carreira e preparou este filmaço, recheado de excelentes atuações e momentos inesquecíveis.

1º Star Trek

Poucos filmes fazem minhas expectativas serem superadas, e este definitivamente é um deles. Num ano em que a ficção científica teve grandes filmes, Star Trek foi para mim o melhor deles. História coesa, interessante, atuações muito boas e uma aventura digna de uma das maiores séries televisivas já criadas.

Sintam-se livres, como de costume, para me ofender, criticar ou me chamar para uma disputa de ludo nos comentários. E para você, quais foram os melhores filmes de 2009?

Related Posts with Thumbnails

Author: Márcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

36 Comments

  1. Cacete, o meu top 5 está na sua lista, man. Pensei que O Lutador fosse do ano passado, mas se foi deste ano, ele entrou no meu top 5 :D

    E realmente Arrasta-me… e 500 dias… foram uma grata surpresa. Star Trek tá dividindo com Grand Torino o meu 1º lugar. E olha que não sou fã da série, hehehehe.

    Post a Reply
  2. Oi, Márcio!

    Excelente lista!
    Na minha, estão cinco das suas escolhas: Gran Torino, (500) Dias com Ela, Up, Bastardos Inglórios e Star Trek.
    Mas os outros filmes também são muito bons.

    Beijocas

    Post a Reply
  3. Sua lista vai ficar bem parecida com a minha.
    Obviamente só discordo de Avatar, é claro.
    ehehehehehe

    Post a Reply
  4. Caio: E se você gostou do vencedor do oscar “Quem Quer Ser um Milionário” ele tb foi exibido este ano.

    Cecília: Tive uma lista de 15 filmes para escolher 10, esse ano tiveram bons filmes mesmo. Valeu pelo comentário.

    Ramon: É claro que eu sabia que iria discordar, mas pelo visto temos gostos parecidos, e da sua lista terei que discordar de “Atividade Paranormal” então hehehe

    Post a Reply
  5. Se tivesse visto Frente a Frente com o Inimigo, certamente teria colocado o mesmo nessa lista. Nem que fosse no lugar de Gran Torino ou O Lutador.

    Post a Reply
    • Vou colocá-lo em minha lista de filmes a assistir então, já que nem vi data de lançamento por aqui no brasil.

      Post a Reply
  6. Realamente a lista que vc fez tá identica a minha quase a diferença é que eu botaria Avatar no lugar de Distrito 9.
    Agora só falto msm assistir Star Trek.Marcio se vc puder deixar o link do top 10 de 2008 no seu comentário,pq tô procurando e não acho.

    Post a Reply
  7. Tiago, certo dia, sem querer o post com o Top 10 melhores de 2008 foi apagado :(

    Perdi o post e agora já era, infelizmente. Só você procurando na página onde tem todas as criticas, os filmes de 2008 que dei 5 controles.

    Perdon

    Post a Reply
  8. Faltou o Solista ai, boa parte eu concordo so trocaria alguns filmes por questão de aprecição de gênero porêm o Solista é mais 1 atuação fenomenal do Jamie Fox acompanhado do Robert Downey Jr.

    Post a Reply
  9. Romer, infelizmente não assisti “O Solista”, foram apenas avaliados os filmes que vi este ano.

    Grande abraço e valeu pela indicação, irei assistí-lo

    Post a Reply
  10. 500 dias…para mim foi a grande revelação do ano, me diverti mto, e num foi uma comedia romantica previsivel, oq eu foi o mais bacana.
    Estou doido para assistir ” Arraste-me para o inferno ” mais sempre que vou locar alguém loca antes de mim !
    AFF!

    UP, vou assistir hj !!!

    mto boa a lista e o blog ! o//

    Post a Reply
  11. Concordo com todos os filmes que colocou, mas tb fico com Quem quer ser um milhonario e 500 dias…talvez a ordem que eu mude um pouco.

    Post a Reply
  12. Quem Quer Ser um Milionário e também o filme nacional “Apenas o Fim” não entraram na lista por muito pouco.

    Se fosse um top 12 estariam aí, excelentes filmes também Rafael!

    Post a Reply
  13. “Apenas o Fim” eu não consegui ver, por isso não cogitei o filme.

    Post a Reply
  14. VC TÁ LOUCO?
    COMO VC DEIXA AVATAR EM 10º E DISTRITO 9 EM 3º?
    VC REALMENTE NÃO SABE DISTIGUI O QUE É BOM, ÓTIMO E MELHOR, AVATAR CONCERTEZA É O Nº 1 DO ANO SEM SOMBRA DE DUVIDAS FECHOU O ANO COM CHAVE DE OURO!

    Post a Reply
  15. Para mim louco é quem ESCREVE TUDO EM MAISCÚSCULO hehehe.

    Cada um tem sua ordem, seus filmes preferidos é normal discordar.

    Avatar é um marco no cinema, mas falta ainda um pouco para ser completo como os outros acima dele.

    Grande abraço!

    Post a Reply
  16. Bha agora sim,…essa lista ta perfect,….esses sim foram todos ótimos mesmo!!!

    Post a Reply
  17. Lista perfeita, a não ser pela presença de Bastardos inglorios sou muito fã do tarantino mas essa foi o filme mais chato dele.
    Acho que eu esperava d+ dele. rsrs

    Post a Reply
  18. Um comentario ao amigo do post 16 (Thiago)
    Analise avatar sem o 3d.
    E depois veja distrito 9.

    Post a Reply
  19. eu não assisti em 3d beto!
    abração!

    Post a Reply
  20. nossa eu axei “arraste-me para o inferno ” uma merda o filme comesa tudo bem , quando xega o final ela morre eu fiquei me mordendo de raiva .
    e eu axei avatar muuuuuuuuuuuuuuuito menhor que qual quer filme desta lista sem duvidas v6 nao sabem oq é filme bom

    Post a Reply
  21. Layane, eu não sei o que é filme bom e você não sabe escrever, mas veja só, eu tenho um blog sobre cinema e continuo falando sobre isto e você pode comentar aqui do jeito que você quiser.

    Pense agora em como o mundo é injusto! :)

    Grande abraço…

    Post a Reply
  22. Não curti esse novo star trek acreditei nesse filme e me decepcionei,depois de vê-lo percebi que o elenco original tem um carisma insubstituivel.Dos poucos q assisti dessa lista eu considero avatar o melhor.2012 achei legal mas gosto é igual … cada um tem o seu.Esse blog é xou…perdão show

    Post a Reply
  23. Cleber, valeu pelo elogio.

    Pra mim Avatar é realmente um marco do cinema, os efeitos são lindos e a história é simples, mas pra ser melhor do ano, melhor do que Bastardos e Star Trek, em minha opinião, não dá. Mas respeito a sua!

    Grande abraço e valeu pelo elogio!

    Post a Reply
  24. poxa, eu nao gostei muito de arraste-me para o inferno nao…pq ela morre !! eu ja estava toda feliz pq ela ia se dar bem e tals…mas ela morre! que pena…mas cada um com seu gosto… minha opiniao!

    Post a Reply
    • Se todo filme tivesse que ter final feliz feito novela da globo ou comédia romântica eu estaria entediado para todo o sempre.

      O filme, em minha opinião é excelente e ela morrer no final foi uma das coisas mais legais hehehe

      Post a Reply
  25. O Star trek realmente merece a primeira posição . Eu assistia a série e quando vi o filme achei perfeito. Contava o inicio da história de um modo que ela se encaixava perfeitamente.Sem contar que teve a participação especial do primeiro Spock(não sei se escreve assim ).

    Post a Reply
  26. Seus “melhores” filmes me dão sono , sinceramente , não vi nada de mais em Avatar , Se for pra falar de efeitos especiais e tematica , ainda prefiro 2012

    Post a Reply
    • “Mermão” você ter a audácia de dizer que 2012 é melhor que Avatar, pelo amor de Deus!

      Aposto que viu numa copia pirata e, mesmo assim, nunca 2012 chegará aos pés do marco cinematográfico que foi Avatar.

      E seu comentário me dá náuseas

      Post a Reply
  27. Esse de 2012 foi melhor que Avatar, matou um cachorro a gritos xD !
    – Não gostei de Avatar, mas 2012 foi péssímo, sem comparação, tipico filme americano sobre fim do mundo..

    – Um filme que dei muita risada, Se beber não Case, ótimo filme chorei de tanto rir, se voce é abestalhado eu sou uma besta quadrada, porque também dei muita risada..

    – Gran Torino é ótimo /o/

    – Bastardos.. eu fiquei tão injuriada que quase bati numa amiga minha que me obrigou a ver o filme xD

    ~Curiosidades e observações:

    – Daqui a pouco Avatar irá virar um Crepúsculo da vida, de tanta polemica, não dúvido muito disso x)

    Post a Reply
    • Acho que o caso do Avatar a notoriedade foi mais por causa das técnicas inovadoras do que pela história que é sim extremamente batida.

      Você viu Avatar em 3D no cinema? Porque senão você não assistiu Avatar.

      Post a Reply
  28. Sim eu vi Avatar em 3D.. não posso negar que é extremamente bem feito e magnifico, mas o que me agrada mesmo é uma boa História.^^

    Post a Reply
  29. assistir Distrito 9 .. o filme naum e muinto bom mais a historia e 10 vale muinto apena assistir ver como o mundo da voltas ..
    historia muinto legal

    Post a Reply
  30. marcio essa sem dúvida é a melhor lista que eu ja ví,é exatamente a minha só que em ordem trocada,pra mim o melhor foi bastardos inglórios,mas o legal é que 2009,teve ótimos lançamentos de generos variados comédia,terror,ficcão,romance enfim foi um belíssimo ano,e vc conseguiu se superar,continue sempre assim parabéns.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Top 10 Melhores Filmes de 2009... Lista com os 10 melhores filmes de 2009...
  2. Tweets that mention Top 10 Melhores Filmes de 2009 | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Eliezer. Eliezer said: Definitivamente não RT @marciosmelo: Eu deveria apanhar por responder …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>