Este ano, por sorte, vi muitos filmes que achei excelentes e tive um trabalho imenso para arrumar uma lista com apenas 10 filmes. Como sempre polêmica, esta lista não é a definitiva, é apenas a minha opinião sobre os 10 melhores filmes que apareceram em nossas salas este ano.

Como sempre vamos do 10º até o 1º melhor filme deste ano de 2009. (clicando no poster do filme você tem acesso à crítica detalhada de cada um).

10º – Avatar

Mesmo com uma história manjadinha e segura, os efeitos visuais e toda a emoção (cinema para mim é isso) que Avatar transmitiu, fizeram valer um lugarzinho neste meu top 10 de 2009.

9º – Arraste-me para o Inferno (Drag me to Hell)

Sabe aquele terror divertido de antigamente que hoje em dia deu lugar aos sustos fáceis e jogos de sons? Arraste-me para o Inferno é o retorno de Sam Raimi (Homem-Aranha) à suas origens. Um dos filmes mais divertidos do ano.

8º – 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer)

Trata-se simplesmente de uma das maiores surpresas deste ano. Para quem já está cansado de assistir romances ou comédias românticas que sempre seguem a velha receitinha hollywoodiana, 500 Dias com Ela é a prova que filmes deste gênero podem sim ser interessantes.

7º – O Lutador (The Wrestler)

Poucos são os filmes que me deixam sem ar ao término, poucos conseguem me emocionar e me dar vontade de aplaudir de pé, este definitivamente é um deles. Poucos também são os que sabem apreciá-los.

6º – Gran Torino (Gran Torino)

O bom e velho Clint Eastwood mais uma vez comprovou todo o seu talento como diretor e ator. Com uma história simples, mas bastante envolvente, trata-se de mais um projeto grandioso deste excelente cineasta.

5º – Se Beber Não Case (The Hangover)

O ano terminou e Se Beber Não Case foi mesmo a comédia do ano. Divertido ao extremo, me proporcionou momentos de gargalhas com lágrimas caindo na sala do cinema onde assisti. Pode ser até que eu seja abestalhado e o filme nem seja tão divertido assim, mas o fato é que, ao meu ver, merece esse destaque.

4º – Up – Altas Aventuras (Up)

Já se tornou clichê a Pixar nos mandar todo ano uma obra prima da animação. E aqui temos mais um exemplo de um filme completo, tem aventura, drama de fazer os mais fortes chorarem, ação e muita diversão e bom humor.

 

3º – Distrito 9 (District 9)

Criativo, inteligente e muito bem feito, seja na parte visual e efeitos especiais, seja na atuação do protagonista ou na história simples e direta. Trata-se de um obra que extrapola os limites do bom entretenimento, por, além de tudo, lhe fazer pensar e refletir.

2º – Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

Mesmo não sendo o melhor filme de Tarantino, ao assistir Bastardos Inglórios (para quem conhece a trajetória deste grande cineasta), fica parecendo que ele juntou tudo o que de melhor fez em sua carreira e preparou este filmaço, recheado de excelentes atuações e momentos inesquecíveis.

1º Star Trek

Poucos filmes fazem minhas expectativas serem superadas, e este definitivamente é um deles. Num ano em que a ficção científica teve grandes filmes, Star Trek foi para mim o melhor deles. História coesa, interessante, atuações muito boas e uma aventura digna de uma das maiores séries televisivas já criadas.

Sintam-se livres, como de costume, para me ofender, criticar ou me chamar para uma disputa de ludo nos comentários. E para você, quais foram os melhores filmes de 2009?

Related Posts with Thumbnails