Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009 – 101 min)

Direção: Henry Selick
Roteiro: Henry Selick sobre livro de Neil Gaiman
Elenco: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French, Keith David, John Hodgman
Gênero: Fantasia, Animação

 

Sinopse: O longa mostra a história de Coraline, uma menina que se muda com sua família para uma enorme casa. Explorando as inúmeras portas do local, a menina acaba abrindo uma que dá para outra casa, em uma realidade paralela, onde seus habitantes querem mantê-la presa, como sua filha.

 

Henry Selick, que tem em seu currículo a direção de uma das mais cultuadas animações de todos os tempos (O Estranho Mundo de Jack), depois de alguns projetos lançou este ano “Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)“, onde além da direção fez também o roteiro, que é uma adaptação do livro infantil do grande escritor Neil Gaiman. Com um visual muito belo e bem trabalhado aliado a uma trama envolvente e brilhante, temos aqui mais um pra lista dos filmes que merecem destaque neste ano de 2009.

Coraline entrando no mundo paralelo

A trama segue a história de Coraline, uma menina que se muda com sua família para uma enorme e antiga casa. Ao explorar as inúmeras janelas e portas do local, ela acaba descobrindo uma pequena e curiosa porta fechada com tijolos. Tempos depois ela acaba se deparando nessa mesma portinhola com um túnel que a leva para uma realidade paralela, onde encontra outras versões de sua mãe, seu pai e seus amigos e vizinhos, só que bastante amigáveis e com botões no lugar dos olhos.

O filme remete um pouco ao grande clássico “Alice no País das Maravilhas” e tem uma história realmente muito boa e envolvente. Trata-se ainda de uma ótima animação em “stop-motion”, além de ter um visual bem trabalhado nos mínimos detalhes. E tudo isso foi feito também em versão 3D, que infelizmente não pude presenciar, mas se a versão ‘normal’ já é deslumbrante fico a imaginar como deve ser ver tudo com a profundidade trimedimensional.

Coraline e seus pais com olhos de botão

O elenco conta com as vozes (no original) de Dakota Fanning (Lua Nova, Heróis) para Coraline, Teri Hatcher e Jennifer Saunders para seus pais dentre outras. Bem trabalhada também está a trilha sonora. E quando sobem os créditos ainda temos umas animações correndo pelos nomes muito divertida.

O resultado de toda essa conjunção de acertos seja na trama, no apelo visual bem trabalho e na trilha sonora e demais quesitos técnicos, fazem de Coraline e o Mundo Secreto uma fantasia digna do gênero. Um ótimo filme sem dúvidas, recomendado a todos que gostam de animações e obras infanto-juvenis com toques sombrios e história envolvente.

Related Posts with Thumbnails