Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)

Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009 – 101 min)

Direção: Henry Selick
Roteiro: Henry Selick sobre livro de Neil Gaiman
Elenco: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French, Keith David, John Hodgman
Gênero: Fantasia, Animação

 

Sinopse: O longa mostra a história de Coraline, uma menina que se muda com sua família para uma enorme casa. Explorando as inúmeras portas do local, a menina acaba abrindo uma que dá para outra casa, em uma realidade paralela, onde seus habitantes querem mantê-la presa, como sua filha.

 

Henry Selick, que tem em seu currículo a direção de uma das mais cultuadas animações de todos os tempos (O Estranho Mundo de Jack), depois de alguns projetos lançou este ano “Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)“, onde além da direção fez também o roteiro, que é uma adaptação do livro infantil do grande escritor Neil Gaiman. Com um visual muito belo e bem trabalhado aliado a uma trama envolvente e brilhante, temos aqui mais um pra lista dos filmes que merecem destaque neste ano de 2009.

Coraline entrando no mundo paralelo

A trama segue a história de Coraline, uma menina que se muda com sua família para uma enorme e antiga casa. Ao explorar as inúmeras janelas e portas do local, ela acaba descobrindo uma pequena e curiosa porta fechada com tijolos. Tempos depois ela acaba se deparando nessa mesma portinhola com um túnel que a leva para uma realidade paralela, onde encontra outras versões de sua mãe, seu pai e seus amigos e vizinhos, só que bastante amigáveis e com botões no lugar dos olhos.

O filme remete um pouco ao grande clássico “Alice no País das Maravilhas” e tem uma história realmente muito boa e envolvente. Trata-se ainda de uma ótima animação em “stop-motion”, além de ter um visual bem trabalhado nos mínimos detalhes. E tudo isso foi feito também em versão 3D, que infelizmente não pude presenciar, mas se a versão ‘normal’ já é deslumbrante fico a imaginar como deve ser ver tudo com a profundidade trimedimensional.

Coraline e seus pais com olhos de botão

O elenco conta com as vozes (no original) de Dakota Fanning (Lua Nova, Heróis) para Coraline, Teri Hatcher e Jennifer Saunders para seus pais dentre outras. Bem trabalhada também está a trilha sonora. E quando sobem os créditos ainda temos umas animações correndo pelos nomes muito divertida.

O resultado de toda essa conjunção de acertos seja na trama, no apelo visual bem trabalho e na trilha sonora e demais quesitos técnicos, fazem de Coraline e o Mundo Secreto uma fantasia digna do gênero. Um ótimo filme sem dúvidas, recomendado a todos que gostam de animações e obras infanto-juvenis com toques sombrios e história envolvente.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

8 Comments

  1. Oi Marcio!

    Não sabia da existencia de uma continuação de “Garotos perdidos”. O original marcou minha adolescência. Um filme muito legal. Bateu saudades de uma época boa da minha vida.

    Avatar tem recebido somente críticas e elógios, sejam de críticos especializados, conhecedores e cinéfilos em geral. Um sucesso. Após o dia de natal, vou ver. Afinal, não posso deixar passar em branco, tantos elógios e comentários favoráveis. Sem contar que gosto do James Cameron, um bom diretor que errou feio em “Titanic”. Quanto ao resto, soube nos apresentar filmes com excelente qualidade técnica.

    Coraline eu vi a pouco tempo e amei. Que história gostosa de acompanhar. Adorei.

    Aproveito para lhe desejar um feliz e alegre natal!!!

    Um beijinho carinhoso.

    Post a Reply
  2. Esse só tinha dublado no cinema, acabei deixando passar.
    Pena que tinha cópias 3D, mas na época não tinha cinema 3D por aqui.
    Mas tenho muito interesse em assistir, o jeito vai ser baixar ou alugar o dvd.

    Post a Reply
  3. Cíntia, pode conferir Avatar, mas somente em cinema 3D ok? E obrigado pelo Feliz Natal, lhe desejo um Natal muito bom também.

    Ramon: Na verdade eu nem sabia que este filme tinha cópias em 3D, só soube depois que assisti. Pode alugar ou baixar, tenho certeza que vai gostar, o filme é muito bom mesmo. Esse sim tem um roteiro maravilhoso 😀

    Post a Reply
  4. É um excelente filme mas não bate a mestria e a originalidade de “Mary and Max” -http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2009/12/o-melhor-filme-de-animacao-do-ano.html

    Post a Reply
  5. Não vi ainda este “Mary and Max”, vou colocá-lo em minha lista de filmes a assistir. Grande abraço!

    Post a Reply
  6. Uraí, pode recomendar ou aqui pelos comentários ou pela página de contato.

    Grande recomendação, acertou em cheio, adoro filme de Zumbis. Vou procurar saber mais a respeito deste, me lembrou Extermínio. Já assistiu?

    Post a Reply
  7. ótimo eu acho que não!
    a palavra certa é legalzinho!
    dá pra assisti uma vez no máximo!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Crítica: Coraline e o Mundo Secreto... Com um visual muito belo e bem trabalhado aliado a uma trama envolvente…
  2. Vencedores do Oscar 2010 (Palpites) | Porra, man! - [...] Coraline [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.