atividade-paranormal-poster

Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2009 – 87 min)

Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Ashley Palmer, Amber Armstrong.
Gênero: Terror.

Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, eles resolvem filmar tudo a noite, em quanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior freqüência.

Finalmente pude comprovar se todo o hype e divulgação frenética a respeito do que é hoje o filme mais lucrativo (proporcionalmente) da história do cinema procedia ou não. Atividade Paranormal (Paranormal Activity) tem lá suas semelhanças com outro grande fênomemo “A Bruxa de Blair“, e é realmente aterrorizante, pelo menos comigo funcionou, saí do cinema com medo.

A trama, assim como a parte técnica e ‘visual’, é bastante simples. Somos apresentados a Micah e Katie, um jovem casal que mora em uma casa onde fenômenos ‘paranormais’ inexplicáveis começam a atormentar a garota. Micah resolve então comprar uma câmera para filmar tudo o que ocorre durante a noite, enquanto tentam dormir. Os problemas surgem quando as tais atividades paranormais começam a piorar.

Casal assustado no quarto

Casal assustado no quarto

O grande trunfo do filme é mesmo prender o espectador aos poucos, fazendo com que se sinta numa história ‘real’ e possível, e grande parte disto se deve ao fato de, ao contrário das obras que são expelidas nos cinemas periodicamente com sustos bobos e forçados, que trazem monstros ou aliens ou ainda cenas de tortura e agonia, fala de pesadelos, entidades paranormais ou demoníacas. Quem nunca ‘brincou’ de se comunicar com espíritos?

Num conjunto de sustos mais ‘tranquilos’ mesclado com algumas situações que até fazem rir, principalmente por Micah ser um idiota e teimoso, fica mesmo para o fim os momentos mais aterrorizantes de “Atividade Paranormal“. E um fato curioso é que após o filme ter seus direitos adquiridos, o final foi mudado oportunamente é claro. O desfecho que foi para a versão atual dos cinemas (e não a exibida em festivais nos EUA tempos atrás) tem uma deixa para continuações.

Katie e Micah

Katie e Micah

Ainda que seja daqueles filmes com estilo amador, trata-se de um ótimo entretenimento, que convence bastante como uma obra digna do gênero. Mesmo com uma pequena dose de exageros nas divulgações e todo hype que girou em torno desta produção, “Atividade Paranormal” cumpre completamente seu objetivo, que é deixar o espectador tenso e aterrorizado. Eu particulamente fui dormir assustado e vi gente até chorando de medo ao meu lado.

Related Posts with Thumbnails