adventureland-poster

Férias Frustadas de Verão (Adventureland, 2009 – 107 min)

Direção: Greg Mottola
Roteiro: Greg Mottola
Elenco: Martin Starr, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Ryan Reynolds
Gênero: Comédia, Drama.

Sinopse: Durante o verão de 1987, o jovem James Brennan acaba de se formar no colégio. Ele está à procura de um trabalho e acaba conseguindo emprego num parque de diversões, que descobre ser o local ideal para se preparar para o mundo.

Fica difícil entender como funciona a mente das pessoas que estão a frente da distribuição de filmes. Enquanto nossas salas são lotadas de produções imbecis e ruins, vemos obras tão legais como “Adventureland” serem ignoradas e lançadas direto em DVD. E não é só isso, ganham títulos “incríveis” como este: “Férias Frustradas de Verão“, Porra, man!

Adventureland afinal Férias Frustradas de Verão para mim era uma comédia que passava na sessão da tarde a tempos atrás – trata-se do ‘novo’ (foi lançado em agosto deste ano) trabalho de Greg Mottola, responsável pela comédia de sucesso “Superbad – É Hoje!“. O filme na verdade é um pouco autobiográfico segundo o próprio. É uma obra simples, muito nostálgica e bastante inspirada. O que parece ser uma simples comédia adolescente se mostra muito mais do que isso e, para mim ao menos, é uma das melhores produções deste ano.

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart

Ambientado no verão de 1987, na trama conhecemos James Brennan (Jesse Eisenberg), um jovem que acabou de se formar no colégio e já tem todos os seus planos definidos para sair da cidade e ir para a faculdade. Seus problemas se iniciam quando seus pais avisam que não poderão bancar parte dos custos como haviam prometido. Cabe entao a James procurar um emprego durante o verão, e é num parque de diversões chamado Adventureland que ele começa a aprender sobre a vida e conhece a bela Em (Kristen Stewart, Crepúsculo, Lua Nova).

O trabalho do elenco é realmente muito bom, a badaladinha do momento Kristen Stewart faz o que melhor sabe fazer, ser levemente provocante com suas carinhas de dor, só que parece estar um pouco mais à vontade e ‘livre’ por aqui. O grande destaque fica para o ator Jesse Eisenberg, fazendo do seu personagem James um sujeito cativante, com todo aquele jeito idiota e lerdo de ser. O restante do elenco de ‘apoio’ também não fica atrás com personagens muito carismáticos e divertidos, até mesmo o queiridinho da mulherada Ryan Reynolds (A Proposta) não faz feio.

Bom humor e nostalgia na medida certa

Bom humor e nostalgia na medida certa

Outro ponto alto que posso destacar trata-se da trilha sonora altamente inspirada. Para pessoas nostálgicas e apoixanadas pela década de 80 é simplesmente um deleite ouvir The Cure, INXS, The Outfield, Lou Reed, The Velvet Underground dentre muitas outras coisas, que pelo menos para mim, significam muito.

A conjunção de todos os bons fatores, elenco, história e trilha sonora, faz de “Adventureland” um ótimo filme. Com uma história tão bonita e emotiva, mesclada a momentos levemente divertidos, fica difícil não se encantar com esta produção que é mesmo bastante inspirada. No meio de tanta besteira aparecendo por aí, dê uma chance a assistir algo que realmente valha a pena. Ao contrário dos responsáveis pelas escolhas dos filmes que devem passar ou não nos cinemas, eu recomendo.

Related Posts with Thumbnails