Adventureland (Férias Frustradas de Verão)

adventureland-poster

Férias Frustadas de Verão (Adventureland, 2009 – 107 min)

Direção: Greg Mottola
Roteiro: Greg Mottola
Elenco: Martin Starr, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Ryan Reynolds
Gênero: Comédia, Drama.

Sinopse: Durante o verão de 1987, o jovem James Brennan acaba de se formar no colégio. Ele está à procura de um trabalho e acaba conseguindo emprego num parque de diversões, que descobre ser o local ideal para se preparar para o mundo.

Fica difícil entender como funciona a mente das pessoas que estão a frente da distribuição de filmes. Enquanto nossas salas são lotadas de produções imbecis e ruins, vemos obras tão legais como “Adventureland” serem ignoradas e lançadas direto em DVD. E não é só isso, ganham títulos “incríveis” como este: “Férias Frustradas de Verão“, Porra, man!

Adventureland afinal Férias Frustradas de Verão para mim era uma comédia que passava na sessão da tarde a tempos atrás – trata-se do ‘novo’ (foi lançado em agosto deste ano) trabalho de Greg Mottola, responsável pela comédia de sucesso “Superbad – É Hoje!“. O filme na verdade é um pouco autobiográfico segundo o próprio. É uma obra simples, muito nostálgica e bastante inspirada. O que parece ser uma simples comédia adolescente se mostra muito mais do que isso e, para mim ao menos, é uma das melhores produções deste ano.

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart

Ambientado no verão de 1987, na trama conhecemos James Brennan (Jesse Eisenberg), um jovem que acabou de se formar no colégio e já tem todos os seus planos definidos para sair da cidade e ir para a faculdade. Seus problemas se iniciam quando seus pais avisam que não poderão bancar parte dos custos como haviam prometido. Cabe entao a James procurar um emprego durante o verão, e é num parque de diversões chamado Adventureland que ele começa a aprender sobre a vida e conhece a bela Em (Kristen Stewart, Crepúsculo, Lua Nova).

O trabalho do elenco é realmente muito bom, a badaladinha do momento Kristen Stewart faz o que melhor sabe fazer, ser levemente provocante com suas carinhas de dor, só que parece estar um pouco mais à vontade e ‘livre’ por aqui. O grande destaque fica para o ator Jesse Eisenberg, fazendo do seu personagem James um sujeito cativante, com todo aquele jeito idiota e lerdo de ser. O restante do elenco de ‘apoio’ também não fica atrás com personagens muito carismáticos e divertidos, até mesmo o queiridinho da mulherada Ryan Reynolds (A Proposta) não faz feio.

Bom humor e nostalgia na medida certa

Bom humor e nostalgia na medida certa

Outro ponto alto que posso destacar trata-se da trilha sonora altamente inspirada. Para pessoas nostálgicas e apoixanadas pela década de 80 é simplesmente um deleite ouvir The Cure, INXS, The Outfield, Lou Reed, The Velvet Underground dentre muitas outras coisas, que pelo menos para mim, significam muito.

A conjunção de todos os bons fatores, elenco, história e trilha sonora, faz de “Adventureland” um ótimo filme. Com uma história tão bonita e emotiva, mesclada a momentos levemente divertidos, fica difícil não se encantar com esta produção que é mesmo bastante inspirada. No meio de tanta besteira aparecendo por aí, dê uma chance a assistir algo que realmente valha a pena. Ao contrário dos responsáveis pelas escolhas dos filmes que devem passar ou não nos cinemas, eu recomendo.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

11 Comments

  1. Realmente presta e já entrou para a lista dos que devo comprar. já viu Zombieland? é com esse mesmo jesse, tb presta.

    Post a Reply
  2. Eu vi tb, é bem bom mesmo. Já escrevi, mas ainda não postei no meu blog.

    Post a Reply
  3. Urai, to esperando sair nos cinemas Zombieland, to me segurando ao extremo para não baixar hehehe. E já vão fazer uma sequencia de Zombieland em 3D! Ai sím vai ser foda hehehe

    Ramon: Tá esperando o que para postar, mande bala que o ano tá acabando!

    Post a Reply
  4. Porra man mesmo!
    O nome “Férias Frustradas” vai levar à confusão, já achei que fosse mais um daquela série do National Lampoon.

    Post a Reply
  5. Também pensei a mesma coisa antes de assistir, quando vi o título “não já assisti esse filme?”

    Post a Reply
  6. Eu vi esse filme e me amarrei! Como fiquei sabendo dele com o nome original, tomei um susto quando fui alugar e li ” Ferias frustradas de verão”. La em ksa todo mundo torceu a cara quando viu a capa, achando ser um reboot do Nacional Lampoon. Mas expliquei melhor e o filme acabou fazendo sucesso, ele é bem simples e muuuito bom.

    Post a Reply
  7. pra quem gosta mais de drama do que de comédia é bom!
    mais pra quem gosta mais de comédia feito eu!
    esse filme não é uma boa opção!
    é muito Morgado!

    Post a Reply
  8. Esse filme é muito mais nostálgico e verdadeiro do que comédia “pastelão”.

    Eu ainda acho que seja uma ótima opção

    Post a Reply
  9. claro que não!
    eu num troco uma boa gargalhada por drama “verdadeiro nenhum” seu pedaço de quibe!
    emo nada você!

    Post a Reply
  10. Cada um tem suas preferências em gêneros e até mesmo em tipos de comédia.

    E esse filme é muito mais drama do que comédia para falar a verdade.

    Post a Reply
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    sóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Adventureland: Nostalgia e emoção na medida certa ... Do mesmo diretor/roteirista responsável pelo sucesso "Superbad! - É Hoje", Adventureland…
  2. As 10 mais gatas da Saga Crepúsculo | Porra, man! - [...] Dispensando apresentaçãos é alvo da fúria das fãs e alguns reclamam de suas performances como atriz. Começou cedo na…
  3. Enterrado Vivo (Buried) | Porra, man! - [...] a ‘ação’ é destinada à luta de Paul Conroy (Ryan Reynolds, Férias Frustradas de Verão, A Proposta) que acorda…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.