The Damned United

the-damned-united-poster

The Damned United (2009 – 97 min)

Direção: Tom Hooper
Roteiro: Peter Morgan adaptação do livro de David Peace.
Elenco: Michael Sheen, Colm Meaney, Jim Broadbent, John Savage, Timothy Spall.
Gênero: Drama.

Sinopse: Ambientado na Inglaterra de anos 1960 e 1970, o filme mostra a trajetória do lendário técnico de futebol Brian Clough, que manteve-se apenas 44 dias à frente da equipe britânica campeã naquele momento, o Leeds United.

Sem notícias a respeito de um possível lançamento no Brasil, tive que recorrer a meios ‘escusos‘ para poder conferir o tão bem falado “The Damned United“. Bons filmes sobre futebol são raros, e aqui temos um exemplo de uma ótima pedida tanto para os amantes do esporte quanto para os que gostam de assistir a um bom drama.

Michael Sheen esbanjando desenvoltura em seu papel

Michael Sheen esbanjando desenvoltura em seu papel

O filme conta a história do técnico de futebol Brian Clough (Michael Sheen, Lua Nova, Anjos da Noite – A Rebelião) que mesmo conseguindo a incrível façanha de permancer apenas 44 dias à frente do Leeds United (melhor time britânico da época), devido a seus incríveis feitos com outros times de menor porte, é tido até hoje como o melhor técnico que a seleção inglesa já teve.

A atuação de Michael Sheen como o temparamental e arrogante Brian Clough é excelente. Não menos comovente é a atuação de Timothy Spall (o Peter Pettigrew de Harry Potter) que faz o auxiliar técnico Peter Taylor. O restante do elenco conta ainda com alguns nomes conhecidos e também boas atuações.

the-damned-united-pettigrew

Timothy Spall faz o auxiliar técnico

Para os desavisados parece até fantasia a forma como ele conseguiu pegar times inexpressivos na época (alguns na verdade depois de sua saída continuam inexpressivos até hoje) e transformar em grandes campeões, subindo de divisão, ganhando a liga da primeirona e tudo mais, só que incrivelmente não é. Trata-se de um filme muito bom, que vale tanto pela bonita amizade entre os protagonistas quanto pela história em si. Para quem gosta de futebol estão vale muito à pena.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

7 Comments

  1. Te falei que era maneiro! =]

    Quando é que vai existir um serviço decente de aluguel de filmes online, para que não precisemos desses meios escusos? Até agora só conheço a Saraiva, que é uma verdadeira b*!

    Post a Reply
    • Poizeh Otto, de ter tem, só não ‘opera’ aqui em nossa província baiana.

      Uma vez ganhei até um mês free de um destes serviços por causa do blog, mas só região sudeste. Este da Saraiva entrega aqui em Salvador?

      Post a Reply
  2. Ter tem, só não presta.

    A Saraiva não entrega, é download. Aluguel ou compra. Mas:
    1- Tem que usar Windows.
    2- Tem que usar Windows Media Player. E é (argh) WMV.
    3- Tem que assistir em 24h (se for aluguel).
    4- O preço é caro. Tem filme que você compra lá que é mais caro do que comprar o filme com disco e caixa, tudo bonitinho. Tô vendo lá aluguel de 6,90 e compra de 19,90.
    Só podia ter sido feito em parceria com a Microsoft…
    http://www.livrariasaraiva.com.br/download-filme-digital/saiba-mais.htm

    De entregar, sei que tem a blockbuster. Da vez que olhei, o plano mais barato era 35 e você podia pegar quantos filmes quisesse por mês, 3 de cada vez (sem prazo de entrega). Apesar de não ter a comodidade de simplesmente baixar e assistir (precisa esperar o pessoal trazer), deve valer a pena se tiver várias pessoas na casa que gostam de assistir.
    http://www.blockbusteronline.com.br/duvidas/

    Post a Reply
  3. A blockbuster realmente entrega por aqui com este plano? Vou verificar, mas aqui em casa somente eu assisto realmente nem vale a pena.

    Esse da Saraiva vou ver se experimento uma vez

    Post a Reply
    • Acabei de conferir o serviço de cobertura da blockbuster e este sistema não rola por aqui meu caro Otto. Apesar de ter uma loja em Lauro de Freitas o serviço de entrega a domícilio via internet e tal só na região sudeste.

      Post a Reply
  4. É soda. Descobri isso ontem, quando tentei me cadastrar após ganhar 1 mês grátis.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Crítica: The Damned United | Porra, man!... Bons filmes sobre futebol são raros, e aqui temos um exemplo de…
  2. Cinema e Futebol: Duas excelentes dicas | Porra, man! - [...] [Confira a Crítica] [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.