Distrito 9 (District 9)

distrito9-poster

Distrito 9 (District 9, 2009 – 112 min)

Direção: Neill Blomkamp.
Roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell.
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, David James.
Gênero: Ficção Científica, Ação.

Não é sempre que o cinema precisa ser reinventado, às vezes basta juntar as boas idéias e sacadas de outras produções e ter coragem o suficiente de driblar as receitas prontas ‘hollywoodianas‘ e fazer algo diferente. O sucesso conquistado pelo filme, primeiramente lá nos EUA, não é à toa. O diretor estreante Neil Blomkamp contou com a produção do monstro Peter Jackson, o responsável pelo grandioso Senhor dos Anéis, e pode fazer o filme com tranquilidade, pois sabia que na produção nada iria lhe faltar.

E Distrito 9 serviu ainda para dar uma cutucada nos responsáveis pelo cancelamento da produção do filme “Halo” (um jogo de grande sucesso do Xbox), que trazia a frente o mesmo produtor e o mesmo diretor estreante. Os desentendimentos se deram por conta do receio de deixar nas mãos de um estreante, ainda que apadrinhado por Peter Jackson, um orçamento tão milionário, que já estava para chegar em quase 200 milhões de dólares. E com “apenas” 30 milhões, temos este sucesso de bilheterias.

Distrito 9 - Nave Alien

Nave Alien sobre Joanesburgo

A trama começa de forma documental, com depoimentos e reportagens que vão colocando o espectador por dentro de todos os fatos. A 20 anos atrás, uma nave alienígena parou sobre Joanesburgo (Capital da África do Sul) devido a problemas técnicos. Os aliens, chamados pejorativamente por alguns de “camarões“, são deixados durante todo este tempo num local conhecido como Distrito 9. O lugar vira uma grande favela alien, e incomoda bastante os moradores da cidade.

Em paralelo a estes acontecimentos somos apresentados a Wikus Van Der Merwe, funcionário da MNU (como se fosse uma ONU), que é encarregado de coordenar o despejo dos alienígenas do Distrito 9 para outro local longe dali. Neste momento começam vários conflitos e o desenrolar da história não posso contar mais para não estragar o filme. Estreante também, além do diretor, temos o sulafricano Sharlto Copley que dá ainda mais realismo a trama e faz um ótimo trabalho.

MNU intervindo no Distrito 9

MNU intervindo no Distrito 9

Mais do que simplesmente uma ficção científica, Distrito 9 é genial por ser algo que você enxerga como real, por nos fazer refletir sobre sentimentos tão humanos como a intolerância. A alusão aos acontecimentos do Apartheid são bastante claras. Os conflitos sociais e a forma de tratamento que os aliens recebem são/foram diferentes das que muitos povos receberam e ainda recebem mundo afora?

Os aliens não estão vindo lá do espaço nos destruir, aliás, destruir Nova York. Will Smith, ou qualquer outro ator de sucesso do momento, não está vindo nos salvar. A nave alien paira sobre a África do Sul, eles estão entre nós sofrendo numa terrível favela de isolamento, prestes a serem despejados dali.

Um excelente filme, criativo, inteligente e muito bem feito, seja na parte visual e efeitos especiais, seja na atuação do protagonista ou na história simples e direta. Só por ser diferente de tudo que é feito costumeiramente no cinema, já valeria a pena. Mais que isso, trata-se de um obra que extrapola os limites do bom entretenimento, por, além de tudo, lhe fazer pensar e refletir.

Você pode até assistir o filme e não gostar dele, eu respeito os gostos e opiniões de cada um, mas jamais você poderá dizer que este é apenas mais um filme de ficção científica, jamais.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

22 Comments

  1. Agora é só esperar Distrito 10 em 2010.
    ehhehehehe

    Post a Reply
    • Humm pareçe ser bom esse filme vou assistir e volto para dar minha opinião.

      Post a Reply
  2. Concordo contigo, man. Inteligente com sacadas geniais. Teve uma pessoa que saiu no meio do filme, talvez não aguentando a falta de ação do início do filme. Achei maravilhosa a frase de abertura: “ao contrário do que você pode imaginar, a nave não aterrissou em Nova York, Washington ou Califórnia”.

    Aplausos para um dos melhores filmes do ano, sem sombra de dúvida.

    Post a Reply
  3. eu não gostei desse filme!
    me decepcionei!

    Post a Reply
  4. Para quem goste de ficção científica Distrito 9 foi uma das gratas surpresas de 2009 Thiago!

    []´s

    Post a Reply
  5. eu também sou fã de ficção científica !
    e eu não gostei desse filme!
    pra mim esse filme é drama!
    um documentário dramático!
    só se for!

    Post a Reply
  6. Eu gosto demais de filmes de ficação científica, e ao contrário de alguns, eu gostei desse filme. Não sei o certo, do pq. Mas deve-se ao fato da trilha sonora, ou não sei. Apesar de ter um teor de Drama, eu gostei do enrredo, como um todo!

    Mostrei para o pessoal aqui da Desentupidora onde trabalho, eles não gostaram do filme. haha Deve ter algo errado comigo então hauehae..

    Conntinue com o Blog, e com as criticas dos filmes
    ótimo mesmo!
    cya!

    Post a Reply
  7. Meu caro, obrigado pelos elogios! Eu, assim como você, também adorei Distrito 9. Que venha o Distrito 10!

    Post a Reply
  8. Ótimo Filme, mt bom mesmo, assisti ele agora a uns 20 minutos realmente ele mostra que os Aliens podem ser diferente do que é nos apresentado hj como ameaçadores e que irão destruir a terra …

    Post a Reply
  9. Tao de sacanagem dizer que esta porra seja excelente,um dos piores filmes que ja vi na vida, tao podre que nem cheguei a ver todo.Todas as copias desssa merda deveriam ser quiemadas pra ninguem mais ter o desprazer de ver essa imundicie.Eca!.

    Post a Reply
    • Ric, sinto muito, mas você dizer que Distrito 9 é um dos piores filmes que já viu na sua vida é complicado. Além de ganhar diversos prêmios e ser indicado a tantos outros, a metáfora que o filme faz com a sociedade e toda a situação do apartheid é muito boa.

      Mas vou respeitar sua opinião. Abração.

      Post a Reply
    • “tao podre que nem cheguei a ver todo”.

      É exatamente por causa disso que não gostou. A grande reviravolta é no final.

      OOOU você é igual minha prima, que não conseguiu ver porque achou gore demais. FRACO!

      Post a Reply
  10. Este filme é extremamente tosco. Eu continuaria vendo este site, pois achei interessante.. Mas, um cara que da nota 5 pra um filme desse, merece o meu: ” tádebrinks “

    Post a Reply
    • E o pessoal do Oscar também e todos os prêmios que recebeu e foi indicado. Quem será que está realmente de brinks. E não precisa retornar se não quiser, fique a vontade. Abraços.

      Post a Reply
  11. Quanto ao filme no início achei que iria não gostar, entretanto a trama vai além da “ficção-científica” pura e simples de Star Wars ou Star Trek. A história não poupa os humanos e seu “atraso”, principalmente o moral dominado pela ganância desmedida. Achei ótimo, principalmente pelas críticas veladas a notórios grupos “científicos” e “humanitários”

    Post a Reply
  12. Apesar de toda a trama servindo de analogia para mostrar ao mundo a situação dos refugiados na África, o que eu mais gostei foi do mech.
    Fazer o quê?
    Até mais.

    Post a Reply
  13. esse pra mim é o melhor filme de ficção cietífica,original e criativo além de extremamente bem feito e um dos meus preferidos de um modo geral (nota 10) ps(espero q agora o halo fique nas mãos desse diretor)

    Post a Reply
    • Também estou contando com isso Mike, tomara que Halo fique mesmo a cargo deste diretor!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Crítica: Distrito 9 - Muito mais que um filme, uma reflexão social. ... Muito além de ser apenas um…
  2. Vencedores do Oscar 2010 (Palpites) | Porra, man! - [...] Distrito 9 [...]
  3. Textos, Posts na WEB Internet « Vazamento | Vazamento de água? Confira as dicas! - [...] Resenha, Resumo, preview, critica do filme Distrito 9. Distrito 9 [...]
  4. Esquadrão Classe A (The A Team) | Porra, man! | Porra, man! - [...] da engenharia social e completando o time temos Sharlto Copley (que já tinha mandado muito bem em Distrito 9)…
  5. Os 13 filmes mais esperados de 2013 | Porra, man! - [...] favoritos e quando possui nomes como  Neill Blomkamp e Sharlto Copley (diretor e ator de “Distrito 9“), Matt Damon,…
  6. Elysium - Porra, man! - […] 2009, o cineasta sul-africano Neill Blomkamp fez muito sucesso com “Distrito 9” que se destacou por conseguir fazer com…
  7. Europa Report, uma ficção científica como nos velhos tempos - […] diversas nacionalidades, alguns deles bem conhecidos do grande público como Sharlto Copley de “Distrito 9” e “Elysium” ou ainda…
  8. Os 15 filmes mais esperados de 2015 - Porra, man! - […] instigantes produções de ficção científica dos últimos tempos (estou falando claro de “Distrito 9” e vamos fingir que “Elysium”…
  9. Chappie, um filme que mais agrada do que incomoda - […] filme na carreira do cineasta sul-africano Neill Blomkamp (“Distrito 9”, “Elysium”), “Chappie” estava listado em algumas listas mundo afora…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.