doubt_poster

Dúvida (Doubt, EUA 2008 / Brasil 2009 – 104 min)

Direção: John Patrick Shanley.
Roteiro: John Patrick Shanley.
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Joseph Foster, Lloyd Clay Brown.
Gênero: Drama.

Sinopse: A história é ambientada no ano de 1964, em uma escola católica no Bronx (Nova York), onde a diretora (Meryl Streep) é uma dura freira que acusa publicamente de pedofilia um padre popular (Philip Seymour Hoffman). O filme aborda as questões de religião, autoridade e moralidade.

Demorei bastante tempo para finalmente conferir “Dúvida (Doubt)” e confesso que era por falta de interesse. Nem mesmo as cinco indicações ao Oscar me fizeram correr para assiti-lo na época. A oportunidade apareceu e como ele sempre foi bem avaliado resolvi conferir, e não é que é muito bom mesmo?

duvida

A trama começa um pouco arrastada mas a medida que vamos conhecendo melhor os personagens ela engrena de vez. Parece ter sido mesmo feito para ser um filme de Oscar, o elenco de primeira com grandes nomes como Meryl Streep (Mamma Mia!) e Philip Seymour Hoffman (Jogos de Poder) por exemplo, já valem o filme. E é na ‘disputa’ dos dois que está o grande atrativo de “Dúvida“.

Ambientado no ano de 1964 numa escola católica no Bronx (famosíssimo bairro de Nova York), a diretora Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep) conduz o colégio de forma dura e severa. Ela bate de frente com o padre Brendan Flynn (Seymour Hoffman), que é adepto de um tratamento mais ‘amoroso’ com os alunos. Após uma suspeita da Irmã James (Amy Adams, Jogos de Poder), a diretora acredita que o padre Flynn tenha abusado sexualmente de um dos meninos da paróquia.

duvida2

O filme vale mais pelas excelentes atuações do que pela históra em si. E, se parecia que tudo estava caminhando de forma tranquila, o final vem para deixar a todos com uma dúvida na cabeça. O primeiro sermão do padre Flynn logo no início do filme diz tudo. Um ótimo drama, indicado para quem gosta de filmes do gênero, quem procura algo mais dinâmico pode acabar se entediando com a levada um pouco arrastada.

Related Posts with Thumbnails