Poster Jean Charles

Jean Charles (Jean Charles, 2009 – 90 min)

Direção: Henrique Goldman.
Roteiro: Henrique Goldman e Marcelo Starobinas.
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda, Patricia Armani, Daniel de Oliveira.
Gênero: Drama.

Sinopse: A história real de Jean Charles de Menezes, brasileiro imigrante ilegal em Londres que foi morto pela polícia em 2005, confundido com um terrorista.

Jean Charles de Menezes foi morto ao ser confudido com um terrorista pela Scotland Yard na Inglaterra em 2005, mais uma vítima da famigerada guerra contra o terror. Este trágico fato serve como alicerce do filme, que conta de forma ficcional os últimos meses de vida de Jean. Infelizmente o foco da trama não fica tão claro e o filme só não se perde por completo devido a atuação de Selton Mello e também às divertidíssimas cenas com Luis Miranda.

jean_charles-selton

Na verdade a trama se inicia com a história de milhares de brasileiros que batalham fora de nosso país. Mesmo tendo sido apenas baseados em fatos reais, a parte ficcional não funciona muito bem. Para mim o enfoque deveria ser muito maior no erro lamentável da polícia britânica e suas implicações políticas . É bom que se diga que já fazem quase 4 anos e basicamente nada foi feito, nenhum policial envolvido foi punido.

O destaque principal é de Selton Mello mesmo, que carrega o filme nas costas com mais uma inspirada atuação. Com um roteiro fraco e uma estorinha que parece não ter rumo é ele que brilha juntamente com Luis Miranda, que arranca em alguns momentos muitos risos do público, me diverti com ele é lógico.

jean_charles-elenco

Só que infelizmente o desfecho deixa muito a desejar. A morte que deveria ser o ponto principal do filme não tem o seu merecido, e diria até lógico e racional, destaque. Porque se alongar com um desfecho tão ruim e deixar este fato tão importante de lado? Um filme apenas regular infelizmente.

Related Posts with Thumbnails