Inimigos Públicos (Public Enemies)

Poster Inimigos Publicos

Inimigos Públicos (Public Enemies, 2009 – 140 min)

Direção: Michael Mann
Roteiro: Ann Biderman, Michael Mann, Ronan Bennett
Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Jason Clarke, Stephen Dorff, Billy Crudup, Branka Katic, Stephen Graham
Gênero: Policial.

Sinopse: Durante a Era de Ouro dos assaltos a bancos, os agentes federais dos Estados Unidos estão perseguindo vários bandidos. O investigador Melvin Purvis tem como seu alvo o gângster John Dillinger.

Alerdeado por alguns como ‘filme do ano’ e por outros como decepcionante, “Inimigos Públicos (Public Enimies)” chega aos cinemas pelas mãos do diretor Michael Mann contando com dois excelentes atores como um de seus principais ‘trunfos’: Johnny Depp (Sweeney Todd) e ChristianBatmanBale. Gostei muito do que vi, um filme tenso que talvez tenha pecado apenas em não ser empolgante e não fazer o espectador vibrar com a trama.

Johnny Depp - Inímigos Públicos

O filme traz a história do primeiro inimigo número 1 da policia americana, o gangster John Dillinger (Johnny Depp). Apesar de ser um criminoso ele era para muitos na época um ídolo. Durante a grande depressão americana os bancos eram tidos como grandes culpados da crise e Dillinger era uma espécie de Robin Hood, assaltava os bancos mas nunca pegava 1 centavo sequer das pessoas. Sem contar que suas fugas eram coisas de cinema (boa essa).

A polícia era devidamente ridicularizada pelas peripércias de Dillinger. Entra então em cena o investigador Melvin Purvis (Christian Bale), totalmente obcecado pela captura do grande criminoso. Ele começa a incutir uma mentalidade de inteligência e organização na polícia americana. O filme passeia sempre entre os dois lados, sem tomar nenhum partido por assim dizer.

public-enemies_christian-bale

O elenco é de primeira e todo mundo trabalha direitinho. Um dos grandes destaques nesta obra é que ele é filmado em digital e não em película. Isso dá um visual bastante moderno num filme de época, e esse ‘contraste’ é bonito de se ver, ainda que algumas cenas ‘frenéticas’ com direito a câmera balançando e agindo rápido possa deixar os mais ‘frescos’ um pouco desnorteados.

Inimigos Públicos é sim um filme muito bom e bem acima da média. Só que tem alguns defeitos, em minha opinião. Ele é um pouco distante do espectador, você não se empolga ou se cativa muito pelos personagens. Talvez somente o de Johnny Depp tenha algum apelo. Ainda sim vale a pena ser conferido nos cinemas, não indico apenas para os que gostam de filmes mais ágeis, com muita correria e ação.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

7 Comments

  1. Eu nem curto muito Michael Mann (ele é bem irregular), mas me pareceu interessante a história. Preciso correr pra ver.

    Post a Reply
  2. Provavelmente vai ser mais um personagem único do Johnny Depp…

    Cara, acho que ele é o melhor ator de Hollywood…

    Incrível como ele consegue mudar completamente de um personagem pra outro e que um nunca parece com o anterior!

    Excelente ator mesmo…

    Deu até idéia de post… 😉

    Post a Reply
  3. O filme é bom sim. E sobre isso dos personagens não cativarem, é aí que o Depp faz a diferença: embora você diga que o filme não “puxa” pra nenhum dos lados, não tem como ver o filme e não torcer pelo Dillinger, mas provavelmente isso é mérito da grande atuação do Johnny Depp. Já o Melvin Purvis não é nada carismático. A impressão que dá é que ele é que é o “cara mau” da história, enquanto o Dillinger demonstra ser um cara legal, apaixonado, etc.

    Post a Reply
  4. É Sid, acho que você tem razão.

    Talvez pelo fato do que você mesmo falou, Johnny Depp faz (sempre faz) a diferença.

    Post a Reply
  5. Bom fui conferir este filme achando que ia ser um porre, no fim das contas sai da sala de cinema querendo mais, se não o melhor filme que assisti este ano, está entre os melhores!

    Post a Reply
  6. E como é bom quando vamos esperando uma coisa ruim e nos deparamos com um bom filme não é Norma?

    Está sim entre os melhores e acima da média dos filmes deste ano.

    []´s

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Operário (The Machinist) - Uma entrega impressionante de Christian "Batman" Bale | Porra, man! - [...] então um operário de indústria chamado Trevor (Christian Bale, Inimigos Públicos, Exterminador do Futuro: A Salvação), que vai levando…
  2. Alice no País das Maravilhas 3d por Tim Burton | Porra, man! - [...] personagens como o gato risonho (um dos meus preferidos) ou chapeleiro maluco de Johnny Depp (Inimigos Públicos) que, se…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.