Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and The Half-Blood Prince)

harrypotter6poster

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince, 2009 – 153 min)

Direção: David Yates.
Roteiro: Steve Kloves.
Elenco: Daniel Radcliffe, Michael Gambon, Jim Broadbent, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Tom Felton, Bonnie Wright, Jessie Cave.
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia.

Sinopse: Enquanto Harry começa seu ano em Hogwarts, Lorde Voldemort traz destruição pela Inglaterra e a necessidade de derrotá-lo torna-se cada vez mais forte. Usando um antigo livro de poções que pertenceu ao Príncipe Mestiço, Harry aprofunda seus conhecimentos de magia e prepara-se para a guerra.

Ao passar do tempo não é só a idade dos personagens e atores que vão crescendo na franquia Harry Potter, mas sim a qualidade dos filmes e principalmente as tramas, mais sombrias e inteligentes. Ainda que tenha eleito até aqui o terceiro filme (O Prisioneiro de Azkaban) como o melhor de todos, “O Enigma do Príncipe” que nos mostra o sexto ano do agora bruxo (bruxinho ficou para trás) Harry Potter e sua turminha, para mim pelo menos, chega próximo e também é uma excelente obra cinematográfica.

harrypotter_halfbloodprince

Antes que alguém comece a relutar em pensar como eu gostei tanto dele, deixe eu expor alguns fatos, ou digamos licenças para comentar a respeito desta obra. Eu já não me incomodo e também abstraio questões e chororôs de fãs a respeito das adaptações cortarem muita coisa dos livros. Caros leitores, se em 2 horas e meia de projeção foi cortada muita coisa, imagine se resolvessem mostrar tudo como no livro? Teríamos que passar um dia inteiro na sala de cinema e com certeza, acreditem, seria muito chato.

Depois de ter feito um trabalho muito bom no antecessor “Harry Potter e a Ordem da Fênix“, o diretor David Yates retorna fazendo um trabalho ainda melhor. De forma bem acertada ele escolheu os melhores momentos do livro para mostrar, mesmo tendo que passar muito rápido em alguns detalhes ou até tendo que mudar e acrescentar algumas coisas gostei demais do seu trabalho. O filme consegue ser ao mesmo tempo bastante sombrio e divertido.

hp6-enigma-do-principe-cena

O elenco então é um show a parte. De todos só não senti muita firmeza no trabalho da Bonnie Wright, que interpreta Gina. Daniel Radcliffe talvez tenha aqui o seu melhor trabalho, Rupert Grint está hilário e Emma Watson ainda é a mais regular em toda a série. Fora isso ainda temos ‘figurantes’ de altíssimo luxo como Alan Rikman, simplesmente sensacional como Snape, Jim Broadbent aparecendo aqui com o professor Horácio Slughorn num trabalho também muito bom. E todos os outros grandes atores que já conhecem, se eu falar de cada um vai ficar gigante.

Já li e ouvi comentários de algumas pessoas dizendo que para quem não é fã ou não leu os livros fica um pouco difícil acompanhar algumas coisas que não estão bem explicadas e aparecem rapidamente. O filme talvez seja um dos que mais dependem dos livros sim, só que eu me pergunto o que faz alguém assistir a um SEXTO filme de uma franquia se não sabe nada sobre ela ou pior, se não gostou de nada até aqui?

hp6-enigma-do-principe

Ainda que não seja um filme perfeito e também não seja o número 1 da saga de Harry Potter, resolvi aproximar a classificação e dar nota máxima ao “Enigma do Príncipe“, de 0 a 10 daria um 9. Não preciso nem recomendar, afinal quem precisa assistí-lo já sabe. Talvez tenha faltado mais ação, ainda sim tem de tudo um pouco: aventura, romance, diversão e até cenas assustadoras e angustiantes, sangue, possessão e tudo mais.

Como eu disse no início, abstraia as coisas que apareceram rapidamente ou faltaram ser mostradas como no livro e se divirtam. Podemos considerar ele como um passo ao fim de uma incrível jornada, ou um início de uma trilogia final. Teremos para o último livro uma divisão em dois filmes, o que acredito que deverá agradar aos fãs, por ter mais tempo para se detalhar e mostrar tudo como tanto sonham, detalhado, esmiuçado e com tempo de sobra para não sentirem falta de muita coisa.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

61 Comments

  1. Concordo plenamente, a solução para os cortes, talvez fosse fazer dois filmes de cada livro a partir do quarto, falo não por preciosismo de fã, mas porque alguns detalhes deixados para trás podem complicar o entendimento dos dois últimos filmes. Agora no que diz respeito a filme, técnica cinematográfica, achei este sexto melhor até mesmo que O prisioneiro. Funciona muito bem, com uma direção criativa e uma ambientação muito boa.

    Post a Reply
  2. Amanda, é mais ou menos por aí. É muita informação e detalhe para apenas 1 filme, sendo assim, acredito que o tempo tenha sido muito bem aproveitado e o resultado foi que saí bastante satisfeito do cinema.

    Post a Reply
  3. Concordo com as observações e achei um filme muito bom… Também acho que o melhor da série einda é o terceiro (deve-se à achar o terceiro livro um dos melhores), mas este, mesmo se tratando de uma história ‘mágica’, utiliza bastante a realidade ou uma possível realidade o que faz com que as pessoas identfifiquem elementos do seu cotidiano na obra. Este filme funciona muito melhor que os outros da série, sinceramente gostei e pretendo ver d novo para avaliar melhor.

    Post a Reply
  4. penso que este filme de “harry potter” foi o melhor da saga, ate tou em duvida se nao sera mesmo melhor que o primeiro!
    adorei-o!!!
    foi magico, divertido e cheio de emoçoes e alegrias…
    deram enfase a todas as personagens importantes e foi fantastico.

    Post a Reply
  5. Bem…
    Sua defesa apaixonada do filme segue uma lógica racional, porém realmente faltou detalhes de grande relevância, como por exemplo a questão do mistério do principe mestiço, o relacionamento de Harry com Gina, a troca do ministro da magia, e entre outras coisas sem mencionar a batalha final, que puts é genial está no livro e tinha que estar no filme. Sendo assim se fosse para dar uma nota seria 7, pois é uma puta produção, milhões de fãs no mundo, porém faltou um cuidado maior em relação ao filme, e vamos combinar tempo não faltou. Espero que no 7° seja realmente dividido em dois filmes para não faltar detalhes importantes, imagina só o final sem a batalha na escola.

    Post a Reply
  6. Bom, eu realmente gostei bastante e ainda acho que focaram nas melhores partes.

    Para mostrar tudo mais que tinha no livro a gente iria ter que dormir no cinema, não tem como adaptar um livro tão grande e sair do jeito que todo mundo queria, infelizmente.

    Concordo contigo, o próximo livro teremos tempo de sobra para explorar muito mais e acredito mesmo que serão os melhores da saga

    Valeu pelo comentário Angelo!

    []´s

    Post a Reply
  7. Bem,

    Sou fã da série de filmes que conta-nos a saga de Harry Potter, é claro que ao se trabalhar com adaptação de um livro para o cinema não espera-se que todos os detalhes da trama estejam presentes. Digo que o filme teve riqueza nos trabalhos de efeitos sonoros e visuais (inegavéis), de minha parte acredito que tenha sido grande atuação por parte de todo o elenco, contudo: houve falhas de continuações durante cenas (saltos de imagens e pulos imensos de tempos), pareceu-me que o roteiro perdia-se na própria cena… exigindo dos espectatores uma imaginação mais fértil para a complementação. Sei que certamente concordaram comigo que o enredo “Enigma do Principe Mestiço” se perdeu, e fatalmente a grande batalha entre os començais da morte e os membros da ordem da fênix, tão esperada e cortada foi frustrante. O filme teve um ar mais cômico, faltou uma certa doce de “malícia” para mensurar a relação de Harry e Gina. O filme serve para mim apenas como um ensaio da grande obra cinematográfica que poderia ter sido. O que me pergunto é: Será que haverá um sétimo filme?

    Post a Reply
  8. July, não haverá um sétimo filme e sim dois hehehe.

    O livro final, o sétimo, será adaptado em dois filmes. Uma decisão bastante acertada e que deveria ter sido feita também neste sextou e até no quinto filme. Assim teria mais tempo para não ter que cortar nada como aqui em o “Enigma do Príncipe” Ou “Principe Mestiço” aí em Portugal.

    Obrigado pelo comentário! Todos vocês estão enriquecendo muito a discussão aqui no blog, fico feliz 🙂

    Post a Reply
  9. Assisti a todos os filmes até agora e li todos os livros.
    Achei que filme nao deu enfase necessaria às HOCRUX e nem ao principe mestiço.Tambem faltou o enterro de Dumbledore que na minha opiniao é um dos pontos cruciais do filme.Ao livro dou nota DEZ, ao filme nota 7.Obrigado.

    Post a Reply
  10. Foi o pior filme da saga harry potter seus gráficos eram ótimos mais deixou muito a desejar sem emoção no filme eu esperava ser um ótimo filme pelo seu trailer falo isso porque assisti pra mim eu esperava que todos os professores aparessesem e para que esse nome e o enigma do príncipe se no fim que aparesse esse príncipe mestiso que era o Esneipe e eu espero que nos seus dois últimos filme ele possa se recuperar.

    Post a Reply
  11. Li todos os livros e achei muito bom, completa a história e também há muita ação, apesar de vários momentos ter que imaginar a cena mentalmente…

    Quanto ao 6º filme, daria nota 6,5. Fiquei muito decepcionado com a falta das seguintes cenas importantes: troca do ministro, ênfase na horcrux, teste de aparatação (essencial no 7º filme), enterrro de dumbledore e principalmente faltaram a batalha da ordem da fênix no final e também não mostrou o passado de tom riddle (lembrança do anel de Gaunt e da taça de HufflePuff).

    De resto, é esperar pra ver o 7º e esperar algo melhor, mais ação e mais fidelidade ao filme!

    Post a Reply
  12. “Desconhecido” Snape diz sim no final que ele é o príncipe mestiço.

    Eu vou bater nesta tecla até o fim. Se fosse fazer tudo que tem no livro, seguir tudo a risca a gente ia começar a ver o filme num dia e terminar no outro.

    Se fosse como o 7º vai ser, dividido em duas partes, seria melhor para todo mundo mesmo, pelo que estou lendo nos comentários.

    Post a Reply
  13. Olá Márcio!

    Espero que você me perdoe, mas vou fugir completamente do tema do teu texto.

    A razão para meu comentário é que buscando um blog interessante por este vasto mundo da blogosfera, encontrei o teu. Estava procurando um blog bacana para ser indicado a um prêmio que o meu blog recebeu, então… premiei o seu. Também tomei a liberdade de incluir o Porra, man! na minha lista de links.

    Para saberes sobre o prêmio para o qual te indiquei, dá uma olhadela nesta página: http://moviesense.wordpress.com/textos-sobre-cinema/

    Parabéns pelo blog e sorte com ele.

    Um abraço,
    Alessandra.

    Post a Reply
  14. oh pah sinceramente nao consigo perceber como podem dizer q este filme nao esta optimo!!
    este filme foi magico…teve praticamente 3 horas!
    nunca na vida se vai poder fazer um filme totalmente igual ao livro…um livro e sempre mais completo, eu sei.
    mas este filme de harry potter ta muito completo e eu compreendi muito bem, apesar de nao ter lido o livro.
    nao podemos exigir o impossivel, nem nos contentarmos com pouco mas este filme esta realmente no ponto. ehehe
    espero que concordem comigo;)

    Post a Reply
  15. É inevitável… quem lê o livro é óbvio que vai achar o filme, não diria ruim, mas no mínimo desconexo. Mas, caso não seja apenas rumores, espero que não “troquem” cenas importantes por outras que não existem no sétimo filme.
    Como disse minha amiga, em um comentário sarcástico sobre o filme, ao sair da sala… “no próximo é bom eu torcer pra o Harry aparecer…”

    Post a Reply
  16. não gostei muito do filme!faltou açao !!!!!!!!!!deixou muito a desejar !quase dormi na seçao!infelismente sai muito descepcionado ;E DAQUELES TIPOS DE FILME Q TEM Q ESPERAR SAIR O ULTIMO PARA VER O PENULTIMO VC PERCEBE Q ENROLOU MUITO NAS 2 HS E30 DE FILME MUITA CONVERÇAÇAO E POUCA AÇAO!

    Post a Reply
  17. sim juliana, acredito que quem le o livro fique um pouco desiludido, mas por exemplo este filme e muito melhor que “ordem da fenix”, nao existe comparaçao possivel! eheheh
    andre, acho que o facto de nao haver muita acçao nao foi mau!
    houve na mesme acçao! o filme teve tudo!
    repara: teve muita conversa, muita magia, enfim tudo que no primeiro tinha.
    na minha opiniao este filme foi muitooo completo!

    Post a Reply
  18. Concordo contigo Barbara.

    E foi por isso que fiz questao de frisar no texto, onde comentei:

    “…Eu já não me incomodo e também abstraio questões e chororôs de fãs a respeito das adaptações cortarem muita coisa dos livros…”

    Tem muita gente se desiludindo, é essa a verdade, mas porque não consegue separar as duas coisas. Uma coisa é o livro, outra é o filme, que é uma adaptação e não uma transcrição do livro por completo.

    Mesmo assim respeito a opinião de todos e acho que os comentários estão excelentes e em alto nível.

    Parabéns, fico muito contente. 🙂

    Post a Reply
  19. pois..o livro e o filme sao coisas diferentes.

    obrigado.

    Post a Reply
  20. concordo plenamentte que hajam cortes, mas fazer alterações da historia original eh exagerar…não vamos falar de produção, nem de efeitos, uma grande produção já não eh mais um elogio e sim uma obrigação deles, uma vez que dinheiro não falta! agora me diz o que tem a ver a Luna achar o Harry?? qual era o problema de colocar a Tonks? e no final das contas o Harry fez papel de covarde apenas olhando a cena em que Dumbledore seria morto…sendo que, originalmente ele estava incapacitado de fazer qualquer coisa! outra fato muito esperdo, qual seria o problema de fazer a cena original do beijo de Harry e Gina? ela nem foi na sala precisa com ele!!! desapontada…

    Post a Reply
  21. A questão dos cortes para os fãs tem raizes muito mais aprofundadas do que apenas a ladainha de sempre que parece aos ouvidos de quem escuta. Pense bem… Os fãs VIVERAM de Harry Potter. Conheço pessoas e até fui uma dessas pessoas que participaram ativamente de foruns sobre o assunto, debatendo e questionando cada pedacinho das obras de Rowling. Algumas delas conheceram sus maridos/esposas nesses sites. Muitas delas possuem a maior parte dos amigos ligada a isso, até.
    O que é perfeitamente natural se tratando de uma saga tão comprida, de inicio, mas que durante a espera por cada livro e posteriormente por cada filme, vira simplesmente uma saga curta demaais quando parece finalmente chegar ao fim.
    Lembre-se que estamos falando de pessoas que leram os primeiros livros quando lançados e esperaram anciosamente ano após ano até que a autora terminasse de publicar sua obra, e até que os diretores pudessem fazer o melhor possível para trasnformá-las em filmes.
    Logo, para essas pessoas que passaram boa parte de sua infância e adolescencia (visando que a maior parte do publico fiel mais louca (que lê, espera, comenta, enlouquece, escreve fics, vê os filmes de HP) tenha entre 14-23 anos), é NATURAL que elas, que praticamente viveram Harry Potter por meio de suas Fics e RPGs, esperem o melhor possivel. Que elas, que leram cada livro mais de 2 vezes esperem VER suas cenas favoritas ali, no cinema. Que elas que geralmente chegam aos Cinemas 04 horas antes do filme na Pré-Estreia (ficar na fila = pegar bom lugar) possam ver a obra que inteira, ou o mais proximo disso possivel.

    Então, pra todos que um dia pensaram que simplesmente é ridiculo esses fãs que ficam em cima dos diretores cobrando mais, cobrando a perfeição de um filme que já é excelente, espero que eu possa ter esclarecido ATE onde vai o fenomeno Harry Potter.
    Pra muitos de nós, pra maioria, na realidade, são livros e filmes. Mas pra muita gente vai muiiiito além!

    São essas pessoas loucas? Viciadas? Pode até ser, mesmo.
    Mas dá pra entender não dá?

    Antes que eu esqueça parabéns pela critica ao dono do blog,
    Amelia

    Post a Reply
  22. Amelia muito obrigado pelo elogio, pela visita e principalmente pelo seu comentário.

    Sem dúvida alguma não se pode deixar de lado a opinião dos fãs que são os que movimentam toda essa franquia. Acredito que o fato do último filme ter sido dividido em duas partes foi para justamente agradar mais a todos, tendo mais tempo para detalhar a história e não deixar nada de fora.

    Agora é aguardar!

    Post a Reply
  23. o filme eo ,]melhor que ele ja fez muito xique so nao gostei da parte que o professor morre mais e muito legal e emocinante
    adoreii

    Post a Reply
  24. Eu li e reli todos os livros de Harry Potter e o filme Harry Potter e o enigma do Principe foi decepcionante se não conseguia colocar tudo do livro no filme então cortava algumas partes desnecessárias como quando a toca é incendiada e o harry vai atrás dos comensais para que isso?e o filme estava muito mais engraçado e não é pra ser cortava algumas partes de comédia e coloca a grande luta que teve em Hogwarts que junto com a morte do Dumbledor devia ser o foco do filme
    In before the look –‘

    Post a Reply
  25. Mano de boa…acabei de ver o filme e achei uma sacanagem terem modificado tanto o filme…c eh pra fazer um filme sobre uma das series mais famosas mundialmente q faça direito…
    Nao existe aquela 1° parte do filme onde o harry ta andando de trem e fika chavecando a garçonete…
    Porra, cortaram muitras partes: não mostraram o ministerio, a ex casa do sirius q agora pertence ao harry, nem mostrou a tonks direito, nao mostrou a conversa do dumbledore com o harry explicando que ele tinha errado de nao ter contado tudo pro harry a respeito das horcruxes nem o que realmente tinha acontecido com o voldemort antes de chegar ao poder, nao mostra a batalha no finalzinho entre os aurores, alguns alunos(rony, hermione gina, neville-que tomam o resto da felix felicis q o harry deixa) e entre o hagrid q luta com alguns comensais antes de incendiarem a casa dele e no finalzinho qndo o dumbledore morre o harry nao c esconde em baixo da torre de astronomia..ele fika sob a capa da invisibilidade e o dumbledore lança um feitiço nele que nao deixa ele c mover.
    E o harry nem pega a gina direito ¬¬ !!

    Post a Reply
  26. Independentemente do livro, para um filme foi mto bem produzido, como os outros. Para uma adaptação de um livro para o cinema, infelizmente foi decepcionante. Muitas cenas essenciais cortadas, importantes para se entender a história e dar continuidade ao próximo filme, e no meu ponto de vista, o corte mais revoltante: a batalha em Hogwarts. Essa parte jamais deveria ter sido cortada do roteiro… dá uma sensação de ‘ausência’ de algo essencial até mesmo pra quem não leu o livro, imaginem pra quem leu e estava aguardando o filme 😮

    Post a Reply
  27. Puxa vida minha nota é uns “5”
    E faço as palavras de “Xurupeta” as minhas…
    Realmente a adaptação poderia ser um pouquinho melhor…
    Por que não deixaram o filme em 180 minutos(3 horas)
    Realmente a técnica cinematográfica foi ótima o melhor ateh agora.
    Mas bem que o senhor David Yates e o senhor Steve Kloves poderiam deixar algo mais do livo.

    E o blog está fantástico congratulations.

    Post a Reply
  28. Acredito que como filme foi sim excelente. Como adaptação muitos estão reclamando devido ao fato que o livro é gigante e o filme tem 2horas e meia. Não tem tempo hábil para mostrar todas as coisas.

    Yates conseguiu reunir os fatos mais importantes e apresentou, em minha opinião, de forma magistral.

    Faltou mais da cena final? Precisava ter 3 horas? Talvez precisasse ter 12 horas, mas não dá!

    Precisa-se separar as duas obras, uma é o livro, outra é o filme.

    Post a Reply
  29. Eu assisti ao filmeee ontem e não sei se a palavra ”surpresa” seria correta.
    Achei algumas cenas..que não possuem no livro desnecessárias e senti falta de algumas cenas de extrema importância até para o filme 7.
    Porém, não posso deixar de Parabenizar, pois para qm apenas acompanha a saga de Harry pelo cinema foi um filme bastante encantador.
    E também não posso deixar de lembrar que trata-se apenas de ser BASEADO no livro.
    Tendo isso como base…dou os Parabéns.

    PS: Tomara que o sétimo filme seja tão engraçado qnto esse.

    Post a Reply
  30. Esse filme foi horrivel…
    justamente pelo fato de ninguem que nao tenha lido o livro querer assistir a um sexto filme, ele deveria ter sido feito pros fans
    e quando falo que foi horrivel foi de ser fiel ao livro e como roteiro cinematografico
    ficou muuuito a desejar

    Post a Reply
  31. Concordo e digo mais todos os filmes baseados em livros servem para uma unica coisa: dar “Vida” aos personagens tipo você lê o livro “puxa legal” assiste o filme “podiam ter colocado mais coisas mas o filme ta bom” e quando vc re-le o livro voce começa a imaginar os persongens do filme fazendo as coisas do livro. Ou seja ele (livro) fica mais interessante de ler depois que vc assiste o filme

    Post a Reply
  32. Eu também penso como você Felipe. Nunca um filme vai conseguir transpor tudo que sentimos ao ler um livro. São mídias diferentes e ao ficar comparando uma com a outra, inevitavelmente os filmes tendem sempre a sair devendo alguma coisa.

    Post a Reply
  33. Em relação ao livro, faltou muitos detalhes que não foram contados, ficou mei vago. Mas o filme é bom

    Post a Reply
  34. eu axei uma bosta o filme ficou estranho o harry gostando da gina ainda os dois nem tem quimica eu preferia ou cho chang ou a hermione . a historia ficou muito confusa….
    e gina tava nesse filme parecendo um vadia………..
    siceramente eu curto harry poter………….
    sincera nunca mais assisto no cinena………..
    pra ver essa bosta…..
    prefiro assistir crepusculo………..
    q o MELHOR………

    Post a Reply
  35. A atuação de ‘Gina’ realmente deixou a desejar Day, agora a questão de vc preferir a Cho eu não concordo e ainda tem mais um porém, a história é realmente essa Harry se apaixona por Gina, e ela sempre gostou dele.

    Como os filmes tem pouco tempo, quase não da para notar essas ‘nuances’ se você não ler os livros.

    E Lua Nova está vindo ai, já que você gosta de Crepúsculo!

    Abraço!

    Post a Reply
  36. O filme é bom, mas deixa muito a desejar.
    Claro que não dá pra colocar tudo do livro na telona, mas pelo menos as cenas mais importantes tinham que permanecer! O primeiro beijo de Harry e Gina foi horrível! No livro foi muito mais romântico… Deram mais destaque ao beijo do Rony com a Lilá do que o de Harry e Gina, que na verdade nem foi daquele jeito “xoxo”. Sobre a cena final, me diz pra que os comensais da morte entraram em Hogwarts? Pra assistir a morte de Dumbledore, já que os dois responsávei pela morte do bruxo seriam Snape e Draco, que já estavam lá dentro? Como eu disse antes, a produção do filme é boa, os atores estão cada vez melhores, mas acho que corta muita cena importante pra história, como o fato de na verdade ser Harry quem esconde o livro de poções e que no sétimo livro, essa parte é crucial pra que ele se lembre de um objeto que estava perto do livro quando ele o guardou. Nos resta agora esperar pelo último filme, acreditando que dessa vez eles vão mostrar não tudo, mas o que a gente mais quer ver: beijos, lutas e suspense.

    Post a Reply
  37. Hum, mesmo que este não seja o melhor filme de harry potter, quem poderá dizer que este filme é o pior? algum de vocês que comentou aqui viu a ordem da fénix? E são capazes de dizer que a ordem da fénix é melhor que o príncipe misterioso? Oh, vá la, não estou a falar de livros… Que eu saiba isto é um blog sobre filmes, séries… e mesmo que fosse de livros… já viram os processos que um livro sofre? O livro é escrito, depois editado (esta é a parte que chega a nos), quando alguem investe na adaptação ao cinema tem de arranjar alguem que escreva o argumento… Olhem para a beleza do argumento ou entao irao dispensar milhões de filmes bons só porque o livro era diferente. Caramba, que chatice passar a vida a dizer que o livro é melhor… toda a gente sabe disso! Até quem nem leu os livros sabe que os livros são melhores. E bem, faltam coisas importantes na volta. Mas se vocês não tivessem lido os livros? Mas só dizem isso porque leram os livros. Já viram se alguem pegasse num livro que tem tantaaaaaa informaçãoo e pegasse nessa informação toda e a chapasse no ecrã? bem este filme teve 3 horas… imaginem que maçador… ver as letras a passar em listas… sim porque seria necessário interromper certas imagens para passar informação… porque tem coisas no livro que nós (os leitores de toda a saga) associamos e não precisamos voltar lá atras para ler… mas o filme não é só para quem leu tudo… porque tem gente que nao gosta de ler… e essas pessoas são dignas de ser fans do harry potter do mesmo modo que os leitores dos livros. Quem quer ler a saga integral, e eu repito, integral, do harry potter, compra os livros. Os filmes surgiram como adaptação. Algo simples. Um dia, quando inventarem algo que dure 1 dia, do género de um filme, mas que as pessoas assistam em cinemas de tamanhos colossais, com sofas e cobertores e comida, bebidas… na volta até em 3d… mas não um filme, porque teria duração de 24 horas ou algo assim… ai sim… podem pegar no harry potter e criar um filme… bem um filme DAQUELES ahahah, com todas as cenas… e grandes lutas de varinhas… muita emoçãoooo… e os fans todos enrolados em cobertores, a sofrerem com os personagens, a rirem com os personagens… e como se fossemos todos de uma familia… bem isso não seria um filme, seria, como é que já foi dito algures por ai?… seria uma vida(: Por enquanto, vamos assistindo aos filmes, gostando ou não gostando… mas por favor, sejamos tolerantes e nem sequer nos aproximemos da ideia de comparar aos livros… vamos gostar ou não tendo em conta o filme, o argumento… Para mim magia não é de todo lutas de varinhas, como eu ja fiz questão de dizer no meu comment à ordem da fénix, o pior filme de todos os feitos até agora do harry potter. E era isso que faltava aos últimos filmes… e isso foi o que se recuperou… não em plenitude… mas conseguiram algo muito melhor que na ordem da fénix… que era um livro tão grosso que eles tiveram de cortar as coisas mágicas para em 3 ou 2 horas e 30 conseguirem meter o essencial de um livro tão grande. E bem, alguem aqui falou de não ver o Harry potter quase… e eu ri-me… porque o harry potter não é, de todo, o meu idolo… eu sou fã do dumbledor, da hermione, do ron, dos gémeos, do hagrid…. e eles estavam inexistentes na ordem da fénix… mas sobre isso já falei.. por isso… claro que não quero que o harry potter evapore porque ele e importante … mas nao quero que seja um filme do género narcisista onde só apareça ele…;) e ainda bem que o dumblebore não entrou a correr e saiu a correr sempre que aparecia, como aconteceu no desastre do quinto filme…

    Post a Reply
  38. Inês, seu comentário foi excelente e elucidou tudo o que disse e também o que penso a respeito do FILME.

    Concordo contigo, e falando do filme eu o achei excelente, um dos melhores.

    Quem achar que vai ler um livro, seja qual for não só os de Harry Potter, e ir no cinema ver sua adaptação e acompanhar tudo igualmente sempre sairái frutrado das salas.

    Um abraço!

    Post a Reply
  39. Ainda bem que pelo menos nós nos entendemos, não é verdade? 😀

    Obrigada(:

    Post a Reply
  40. Concordo plenamente do ponto em que a atriz q interpreta a gina , deixou de se encaixar no papel… a gina cresceu, nessa fase da história é uma menina divertida, talentosa e superpopular… o que justifica na história a aproximação do harry e até a simpatia do expectador pela personagem…. imagino que no filme será exttremamente broxante para o público se a atriz não conseguir evoluir a personagem como deveria.

    Post a Reply
  41. A Bárbara é que falou tudo e bem ! 😉
    a Inês também !
    Bem eu sou um grande fã de Harry Potter desde o primeiro filme q saiu. Este filme foi o primeiro q vi depois de ter lido o livro e achei.o mt bom mesmo ! so achei mesmo q deviam ter posto o enterro de Dumbledor, mas bom a parte em que tods levantam as varinha tb ficou giro e emocionante, talvez se mostrassem o enterro era mais “secante”…
    Enfim, eles nao podem mostrar tudo como no livro se nao o filme doraria mais de 10h ! lol apesar de tb ter achado q nao precisavam de ter mudado tantas coisas…tipo mudaram coisas na historia sem necessidade e as vezes axo isso uma espécie de violaçao à imaginação da JK Rowling, mas enfim, o filme é o filme e o livro é o livro…
    O que sei é que vou amar HARRY POTTER ate morrer !
    Beijos e abraços.
    😀

    Post a Reply
  42. Não se preocupem… Do modo que isto anda, já existem toneladas de filmes que “saem do ecra” (os 3D) nas salas de cinema… Quem achou isso possivel há 50 anos atrás? ou mais? Daqui a uns anos, os nossos filhos vão assistir a filmes de 24 horas em 3D numa sala de cinema com sofas Xlong, com comando na mão para poderem parar… de mãos dadas com outros fãs… com banquetes desde o pequeno almoço até ao jantar.. muitas almofadas e tudo mais… tudo equipado e pronto a dar o melhor para os espectadores. Eu acredito mesmo nisso. E como o que está a dar são os Roboots (nova realização de um filme) irão pegar no Harry Potter logo logo. E vão chamar outra coisa que não filme… Talvêz “Video-book” visto que existem audio-books tb(: Porque é que nenhum realizador lê isto e torna realidade? deve ter ai uns quantos que querem ser famosos “a valer”(:

    Post a Reply
  43. bom. eu sou muito fã de harry potter. li todos os livros e tenho todos os filmes do primeiro ao quinto e já vou comprar o sexto quando sair o dvd original. eu achei uma obra boa o sexto filme, mas acho que faltou coisas importantes que podiam ter colocado no filme. concordo com o que falaram acima, que se colocassem todos os detalhes não ia caber. mas tinha espaço para colocarem algumas coisas, como por exemplo a batalha que tinha no castelo no final, quando elegem o novo ministro da magia, quando o dumbledore ia buscar o harry na casa dos tios dele no começo, podiam por essas coisas, ficaria bem mais interessante. mas, apesar disso foi uma boa obra. sempre serei fã de harry potter. e não vejo a hora de sair o último filme. vai ser emocionante!

    Post a Reply
  44. concordo plenamente com Pedro Luiz Silva !! 😉
    bem falado !
    axei o mesmo , principalmente da parte de Dumbledor vir buscar o Harry a casa dos tios…podia aparecer..nao gostei mt do principio la naqela estaçao de comboio..
    mas pronto…

    Post a Reply
  45. Tá tudo bem, concordo que não dá pra colocar tudo do livro num filme. Mas eu axo que Yatts explorou e gastou muito em cenas desnecessárias e onde ele deveria dar atenção ele esqueceu. Vamos lá, embora a cena da queda da ponte esteja fantástica foram gastos muitos $$ com efeitos para aquela cena que na verdade não teve fundamento nenhum. Outra cena desnecessária foi do ataque a toca. Que eu saiba ocorre um ataque no 7º livro e que eu me lembre é no casamento de Fleur e Gui e onde os meninos fogem. Então gasta tanto com essas duas cenas e a cena esperada por todos que foi a batalha no castelo não houve. Outra Harry no final ficou como um covarde. Que eu saiba Harry naõ tenta impedir a morte de Dumbledore por estar enfeitiçado. Aonde que Harry que sempre foi elogiado por sua coragem ia ficar parecendo um pateta olhando Dumbledore morrer e não fazer nada e olhe que sempre se ferra por ser impulsivo. Enfim pra mim todos esses filmes tinham que ser dirigidos por Chris Columbus. Os dois sim eu posso dizer que foram fiéis ao livro e ele sm soube mostrar toda a magia de Harry potter sem deixar devendo nada. DAVID YATTS É O ERRO. Espero só pra ver o que ele fará nas partes finais.

    Post a Reply
  46. Rikardo, respeito e entendo sua opinião, que aliás é a de algumas pessoas também, só que não concordo nem um pouco quando você diz que David Yates é um erro.

    Para mim foi um dos melhores diretores até aqui e acredito que a decisão de mantê-lo foi muito acertada.

    Quanto as cenas que vc queria ver e nao apareceram ou foram modificadas, a decisão de dividir o último filme em duas partes vai ajudar nesse quesito.

    Espero mesmo que nos episídios finais todos fiquem satisfeitos.

    []´s

    Post a Reply
  47. Tudo bem, até compreendo que um filme não é uma cópia idêntica do livro, concordo com algumas mudanças como no caso do Cálice de Fogo onde Dobby entrega o gelrish a harry no livro e no filme foi substituido por Neville. Muito inteligente ter feito isso pois colocar Dobby seria apenas mais um gasto imenso com efeitos. Então uma mudança nesse sentido não interferiu em nada. Mas pow axo que todos concordam comigo que a more de Dumbledore foi horrivel. Sem emoção nenhuma. Alias o final foi uma total decepção. Entendo que algumas coisas realmente tnham que ser cortadas. Imagina o filme quanto tempo teria se não fizessem isso. Mas pra que acrescentar cenas que não tem nada a ver? Realmente é grande a expectativa pra o ultimo filme. Como são divididos em duas partes não vai ter motivo pra tantas críticas negativas e espero que ele me surpreenda. Quanto a Yattes, tá ele pode ate ser melhor que Kwaron mas que Columbus NUNCA. Ali sim soube como adaptar perfeitamente os dois primeiros não deixando nada a desejar e na minha opinião ele tinha que ser a escolha certa pra a direção desses dois ultimos.

    Post a Reply
  48. Concordo contigo neste quesito, a cena final poderia ser melhor explorada quem sabe, ainda sim adorei o filme e a direção do Yates.

    Quanto ao Columbus também acho que ele fez um trabalho brilhante, mas os primeiros filmes eram mais “infantis” e ele tem mais esse lado. A trama de Harry Potter desde o fim de o Cálice de Fogo tem ficado bastante tensa e Yates deixou o Enigma bem sombrio e soube equilibrar com momentos cômicos.

    Para mim o melhor filme e melhor direção da saga até aqui foi O Prisioneiro de Azkaban com Alfonso Cuarón

    Post a Reply
  49. Filme fraco. Sou fã da série Harry Potter, mas esse filme não me agradou em nada. Creio que seja por causa do ator que intepreta o Dumbledore; fraco, sem carisma e sem a mínima condição de encarnar um dos magos mais sábios e poderosos do mundo. O filme deixou mais furos que queijo suíço. Na minha humilde opinião, o mais fraco e chato da série.

    Post a Reply
  50. pra quem gosta de um filme de muito dialogo feito eu!
    é um bom filme!
    legal mesmo!

    Post a Reply
  51. cagaram o comentário d novo meu !crepúsculo!esses lovers naum cansam d querer ganhar créditos ás custas d HP,crepúsculo sim , éh uma merda, tah certo q o filme deixou muito á desejar, mais naum foi uma “bosta”,como disse uma criatura chamada day , eu achei d+ a gina ter se acertado com o harry , pois os doid formam um belo casal, e a miione , ela combina infinitamente + com o rony , o filme tbem ficou um pouco triste pq o Dumbledore morreu e ainda foi o snape q o matou , isso é q foi foda , mais quando á snape , podemos esperar grandes surpresas dele .bjuss marcelo , óbiamente …arrasou como sempre nesse seu post _

    Post a Reply
  52. É isso ai Tonks, pra mim não tem comparação, Harry Potter tem um pouco de tudo (aventura, ação, comédia, drama, suspense) e o melhor, tem roteiro, tem história,

    😀

    Post a Reply
  53. Foi bom mas naum teve a quantidade de efeitos especiais do
    que o quinto.Ñ estou dizendo que o quinto foi melhor que o sexto.
    SOU DAS MASMORRAS

    Post a Reply
  54. Esse filme foi bem importante para o desenvolvimento dos dois últimos filmes, faltou um pouco de ação sim mas foi compensado por dialogos informativos q servem muito para entendermos o último livro…eu diria q esse filme foi mais informativo do que os outros q tiveram mais ação e foram mais sérios. Esse filme foi muito bem bolado pelo David Yates, o filme arancou muitas risadas do público e acho q foi isso q a J.K.Rowling e o David Yates queriam passar: eles queriam descontrair o público para talvez prepara-los para o choque dos últimos filmes. Depois q assisti o filme e voltei p minha casa fiquei pensando em como foi gênial ! Os atores também fizeram mt bem os papeis mas um ponto q foi marcado no livro e foi tirado do filme foi o relacionamento do Harry e da Gina… Mas memo assim achei ótimo terem tirado algumas partes e adicionado outras … Esse filme foi indicado ao oscar de melhor efeito fotografico… Como eu dissse foi um filme essencial para o decorrer dos outros últimos filmes: muitos dialogos informativos e tal.
    Espero q meu comentário sirva !

    Post a Reply
  55. Isabelle, comentários como o seu servem e muito para a discussão e continuidade do post que escrevi.

    Se todo mundo agisse como você eu ficaria imensamente feliz e não precisaria ficar aqui moderando e lamentando por comentários inúteis.

    Que venham os 2 ultimos, ou as duas partes do último!

    Post a Reply
  56. amo harry potter e gosto de crepusculo nao sou nada contra mas sou 1000 vzses harry potter

    Post a Reply
  57. so um louco gostou desse filme pq para quem leu o livro este,foi o pior de todos,como pode a atoca explodir e depois no 7 aparecer inteirinha,e me fale para q vassoura se ate os començais da morte poden voar,e sem falar na sala precisa q no livro e do tamanho de uma catedral, no filme parece a despensa da minha casa e olha q ela e peqena,nem teve o entero do alvo e a morte dele foi despresivel perto dp q ele merecia,pois foi munto importante para a historia,fiquei chateado com todos esses erros estupidos q cometerao,justo na parte final poderia ter sido bem melhor.

    Post a Reply
  58. Sinceramente,Hp6 foi o pior deles
    Primeiramente,pelo corte DAS IMAGENS DA PENSEIRA!Pô,cara,nossa,vou mostrar Tom Riddle em um orfanato,TÁ,MAS MEU,CADÊ A HISTÓRIA DO VOLDEMORT ?TÁ,tipo quem que vai explicar a merda do anel dos Gaunt,quem era a mãe dele,quem era o pai ?!,Pô,meu caso foi ver o filme e ler o livro depois,mas QUE DROGA!Tipo,Você fica com vontade de ver as cenas cortadas,E ESSA MERDA FICA MOSTRANDO HARRY E GINA O ROMANCE DO CAPETA,QUE MERDA!QUE ATUAÇÃO DE MERDA DELA!E DEPOIS,LILÁ BROWN ?Palmas,nossa,não aparece em nenhum,só na merda do 6,pra beijar o Ron e deixar a droga da Hermione com ciúmes!Só se roda nisso ? No vilãozinho de quinta do Draco ?
    Onde foi parar aquilo TUDO QUE IMPORTAVA MAIS ?
    No cú de quem fez,warner da merda!
    Yates é uma droga!Vai fazer branca de neve e o sete anões,sua droga do capeta!
    Finish

    Post a Reply
  59. Eu sei que filme é diferente de livro, mas realmente algumas coisar meuito importantes foram deixadas de lado. Gosto muito da Gina dos livros, mas, sinseramente, não gosto da atriz. Algumas coisas ficam muito desentendidas para quem não leu o livro, não sei se eu entenderia algumas coisas se não tisse-o lido.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Crepúsculo versus Harry Potter – Quem leva a melhor? | Porra, man! - [...] ensinadas pelo mentor de Harry, Alvo Dumbledore. Além de vários tweets, no sexto filme “O Enigma do Principe” foi…
  2. Lições que aprendi com o Cinema em 2009 | Porra, man! - [...] Alguns fãs de Harry Potter nunca estão satisfeitos com as adaptações dos livros para o cinema.- Nunca tome nada…
  3. Vencedores do Oscar 2010 (Palpites) | Porra, man! - [...] Harry Potter e o Enigma do Príncipe [...]
  4. As mais lindas garotas de Harry Potter | Porra, man! - [...] Personagem: Gina Wesley, irmã do grande amigo de Harry (Ron Wesley). Gina começa a ganhar mais destaque a partir…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.