harrypotter6poster

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince, 2009 – 153 min)

Direção: David Yates.
Roteiro: Steve Kloves.
Elenco: Daniel Radcliffe, Michael Gambon, Jim Broadbent, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Tom Felton, Bonnie Wright, Jessie Cave.
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia.

Sinopse: Enquanto Harry começa seu ano em Hogwarts, Lorde Voldemort traz destruição pela Inglaterra e a necessidade de derrotá-lo torna-se cada vez mais forte. Usando um antigo livro de poções que pertenceu ao Príncipe Mestiço, Harry aprofunda seus conhecimentos de magia e prepara-se para a guerra.

Ao passar do tempo não é só a idade dos personagens e atores que vão crescendo na franquia Harry Potter, mas sim a qualidade dos filmes e principalmente as tramas, mais sombrias e inteligentes. Ainda que tenha eleito até aqui o terceiro filme (O Prisioneiro de Azkaban) como o melhor de todos, “O Enigma do Príncipe” que nos mostra o sexto ano do agora bruxo (bruxinho ficou para trás) Harry Potter e sua turminha, para mim pelo menos, chega próximo e também é uma excelente obra cinematográfica.

harrypotter_halfbloodprince

Antes que alguém comece a relutar em pensar como eu gostei tanto dele, deixe eu expor alguns fatos, ou digamos licenças para comentar a respeito desta obra. Eu já não me incomodo e também abstraio questões e chororôs de fãs a respeito das adaptações cortarem muita coisa dos livros. Caros leitores, se em 2 horas e meia de projeção foi cortada muita coisa, imagine se resolvessem mostrar tudo como no livro? Teríamos que passar um dia inteiro na sala de cinema e com certeza, acreditem, seria muito chato.

Depois de ter feito um trabalho muito bom no antecessor “Harry Potter e a Ordem da Fênix“, o diretor David Yates retorna fazendo um trabalho ainda melhor. De forma bem acertada ele escolheu os melhores momentos do livro para mostrar, mesmo tendo que passar muito rápido em alguns detalhes ou até tendo que mudar e acrescentar algumas coisas gostei demais do seu trabalho. O filme consegue ser ao mesmo tempo bastante sombrio e divertido.

hp6-enigma-do-principe-cena

O elenco então é um show a parte. De todos só não senti muita firmeza no trabalho da Bonnie Wright, que interpreta Gina. Daniel Radcliffe talvez tenha aqui o seu melhor trabalho, Rupert Grint está hilário e Emma Watson ainda é a mais regular em toda a série. Fora isso ainda temos ‘figurantes’ de altíssimo luxo como Alan Rikman, simplesmente sensacional como Snape, Jim Broadbent aparecendo aqui com o professor Horácio Slughorn num trabalho também muito bom. E todos os outros grandes atores que já conhecem, se eu falar de cada um vai ficar gigante.

Já li e ouvi comentários de algumas pessoas dizendo que para quem não é fã ou não leu os livros fica um pouco difícil acompanhar algumas coisas que não estão bem explicadas e aparecem rapidamente. O filme talvez seja um dos que mais dependem dos livros sim, só que eu me pergunto o que faz alguém assistir a um SEXTO filme de uma franquia se não sabe nada sobre ela ou pior, se não gostou de nada até aqui?

hp6-enigma-do-principe

Ainda que não seja um filme perfeito e também não seja o número 1 da saga de Harry Potter, resolvi aproximar a classificação e dar nota máxima ao “Enigma do Príncipe“, de 0 a 10 daria um 9. Não preciso nem recomendar, afinal quem precisa assistí-lo já sabe. Talvez tenha faltado mais ação, ainda sim tem de tudo um pouco: aventura, romance, diversão e até cenas assustadoras e angustiantes, sangue, possessão e tudo mais.

Como eu disse no início, abstraia as coisas que apareceram rapidamente ou faltaram ser mostradas como no livro e se divirtam. Podemos considerar ele como um passo ao fim de uma incrível jornada, ou um início de uma trilogia final. Teremos para o último livro uma divisão em dois filmes, o que acredito que deverá agradar aos fãs, por ter mais tempo para se detalhar e mostrar tudo como tanto sonham, detalhado, esmiuçado e com tempo de sobra para não sentirem falta de muita coisa.

Related Posts with Thumbnails