Apenas o Fim

Poster Apenas o Fim

Apenas o Fim (2008/2009 – 80 min)

Direção: Matheus Souza.
Roteiro: Matheus Souza.
Elenco: Érika Mader, Gregório Duvivier, Nathalia Dill, Álamo Facó, Julia Gorman, Marcelo Adnet, Anna Sophia Folch.
Gênero: Comédia, Drama.

Sinopse: Garota resolve abandonar o namorado e fugir para lugar desconhecido. Antes de partir, ela decide encontrá-lo, mas eles têm apenas uma hora para fazer um balanço bem humorado de suas vidas.

Quando finalmente foi anunciada a estréia de “Apenas o Fim” em Salvador confesso que fiquei muito contente. Depois de tantas criticas positivas, tantos elogios, do prêmio do público no festival de cinema do Rio, da menção honrosa do juri como não ficar? Imagens, trailers, informações e todo o ‘hype‘ me deixaram ansioso de verdade.

Sabe quando você assiste a algo que você se identifica de cara? O estreante estudante de cinema da PUC – Rio, Matheus Souza, conseguiu fazer uma obra que é a voz de toda uma geração (a minha geração) que sempre se sentiu órfã de um trabalho como este no cinema nacional. Eu fiquei durante todo o tempo com um sorriso enorme no rosto, que só sumia quando eu tinha que parar para rir ou me emocionar.

apenas-o-fim-cena2

É um filme simples, direto e que juntou diversos elementos da cultura pop que moldou um filão de público nunca antes explorado por aqui. É cativante, bonito, engraçado, ousado em alguns momentos, mas acima de tudo foi algo extremamente gratificante de se ver. Se existiram erros técnicos ou de som eu realmente não procurei saber e não me preocupei nem um pouco com isso. A forma realista que “Apenas o Fim” trata de coisas do ‘nosso’ cotidiano é que traz a identificação com o filme.

O trabalho dos dois protagonistas, Érika Mader e Gregório Duviver, é muito bom realmente. Eles conduzem todo o filme entre diálogos e flashbacks sobre o namoro dos dois, o qual ela decide por um fim. Durante esses diálogos que somos agraciados com todo tipo de lembranças de coisas que fizeram parte da galera que gira em torno dos 20/30 anos. E claro que também tem um grande apelo o fato do cara ser um geek. Convenhamos, ser nerd/geek está na moda :).

apenas-o-fim-cena

Definitivamente este é um daqueles filmes que eu devo lhe dizer, assista! Vá ao cinema prestigiar algo diferenciado, de ótima qualidade, e o melhor, nacional. Não é algo de outro mundo, não é um filme surreal, “Apenas o Fim” é algo que, espero fortemente, mude a visão não só de quem faz cinema aqui no Brasil como também do público que comparece às salas.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

11 Comments

  1. Também fiquei com muita vontade de ver. Vai virar um clássico indie/nerd de uma geração. Tenho certeza heeh

    Post a Reply
  2. É, vou seguir o hype e tentar assistir esse filme essa semana antes de viajar.

    Post a Reply
  3. Vi ontem com Lilla, Nanda e Ticiana. todo mundo gostou, é divertido e emocionante mesmo.

    Post a Reply
  4. Poizeh Sid, eu acabei indo ver na pré-estréa se não íamos todos juntos!

    []´s 🙂

    Post a Reply
  5. Também achei esse filme singular. Adorei! Bjs,

    Post a Reply
  6. Adorei o filme!
    Simples e com excelentes diálogos.
    Uma prova de que com poucos recursos e pouco apoio, mas com muita inteligência, pode se fazer cinema de qualidade no Brasil.
    Parabéns ao diretor Matheus Souza e ao protagonistas Érika Mader e Gregório Duviver que nos presentearam com excelentes atuações.
    Viva o cinema brasileiro!!
    Que este filme não seja apenas o fim, mas apenas o início de uma carreira brilhante ao nosso jovem diretor.

    Post a Reply
  7. Definitivamente é o que todos nós esperamos que aconteça Alexandre, que seja apenas o começo de uma nova era do cinema nacional!

    Post a Reply
  8. Desde que li esta critica e já lá vão uns meses, fiquei com curiosidade de ver este filme, mas não está fácil de consegui-lo. Eu sou português e vivo em Portugal, por isso só mesmo através da Internet posso ter acesso ao mesmo, no entanto já por várias vezes procurei… e nada de sítios onde possa fazer o download. O filme ainda não saiu em dvd? Alguma dica de sites onde possa baixar o filme?
    Obrigado.

    Post a Reply
  9. Fernando, o filme ainda não saiu em DVD e nem sei se vai sair por agora, ainda mais por ser um filme independente.

    Se descrubir algum local para download lhe aviso meu caro.

    []´s

    Post a Reply
  10. Pois é, vi o filme no cinema. Curti muito a é top 5 de filmes brasileiros, quiçá top 10 ou 20 de todas as partes. Meu desejo também era fazer o download, para poder ver quantas vezes quiser e também para que meus amigos da república assistissem. Porém não encontro. Bom, acho que é esperar o filme sair em DVD, para baixar, comprar ou alugar…mas a vontade é grande de assistir denovo. Ótimo filme!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Apenas o Fim - Crítica do Filme... Não é algo de outro mundo, não é um filme surreal, Êpenas…
  2. Links para sair do ócio XIII | Me Tire Deste Ócio!!! - [...] Filme nerd (Dica) [...]
  3. Lições que aprendi com o Cinema em 2009 | Porra, man! - [...] Que existe um rastro de esperança para o cinema brasileiro.- Que falar que falar sobre amor é cliché, é…
  4. Vai que Dá Certo - A comédia de trapalhadas nacional | Porra, man! - [...] roteiro é até razoável, mas o grande trunfo aqui é mesmo o elenco. Gregório Duvivier (“Apenas o Fim“) e Fábio…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.