stateofplay_2

Intrigas de Estado (State of Play, 2009 – 127 min)

Direção: Kevin Macdonald.
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Tony Gilroy, Billy Ray.
Elenco: Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Robin Wright Penn, Jason Bateman, Helen Mirren, Jeff Daniels, Josh Mostel, Michael Weston, Barry Shabaka Henley, Viola Davis.
Gênero: Policial, Suspense, Drama.

Sinopse: Grupo de jornalistas trabalha ao lado de detetives da polícia para investigar o assassinato da amante de um deputado.

Adaptado de uma série televisiva exibida pela BBC em 2003, Intrigas de Estado (State of Play) traz para os cinemas uma ótima história. Saindo do básico de filmes policiais/jornalísticos, aqui contamos com um elenco que trabalha direitinho numa trama bem construída e que resulta num ótimo filme.

A trama se inicia com a morte de Sonia Baker, integrante do comitê do promissor congressista Stephen Collins (Ben Afleck, Ele Não Está Tão Afim de Você). Logo descobre-se que Sonia era também amante de Collins, as intrigas, reportagens e tudo mais explodem com este ‘escândalo’. Entra em cena então o jornalista Cal McAffrey (Russell Crowe) que parte para investigar a fundo esta história, ele que é também amigo de Collins. Cal ainda ganha a companhia da blogueira e jovem repórter Della Frye (Rachel McAdams).

stateofplay

O conflito entre a velha e a nova mídia, por assim dizer, é muito bem contextualizada nos embates entre Cal e Della. Ele é basicamente um jornalista com faro aguçado que está sempre atrás da verdade, possui boas fontes, já ela é nova, inexperiente e cheia de vontade de aparecer. Destas cenas surgem boas piadas contra os blogueiros. A dupla atua bem, e ainda temos uma participação que poderia ser um pouco melhor aproveitada, estou falando de Helen Mirren, a chefa deles.

Com o tema de conspirações políticas e corporativas como pano de fundo, boas cenas de suspense, algumas sacadas geniais como por exemplo mostrar o embate entre o novo e o velho jornalismo numa forma de contestação,Intrigas de Estado” é um ótimo filme. Envolvente, com belas atuações e um roteiro amarradinho, trata-se de um filme recomendado.

Related Posts with Thumbnails