donkey_xote-poster

Donkey Xote (Espanha/Itália 2007, Brasil 2009 – 90 min)

Diretor: Jose Pozo
Elenco: Vozes de Sancho Gracia, José Luis Gil, Andreu Buenafuente, Sonia Ferrer, David Fernández, Jordi González, Luis Posada.
Roteiro: Angel E. Pariente adaptando obra de Miguel de Cervantes.
Gênero: Animação, Comédia.

Sinopse: Cansado da pacata vida que todos parecem levar em Mancha, o burro Rucio, companheiro de Sancho Pança, não hesita quando surge a oportunidade de viver uma grande aventura: o Cavaleiro da Meia-Lua desafiou Dom Quixote para um duelo em nome do amor de Dulcineia. Agora, só falta convencer Rocinante, o cavalo de Quixote, a embarcar nessa aventura rumo a Barcelona.

Don Quixote é o maior expoente da literatura espanhola, além de ser também um clássico. A partir de uma união entre duas produtoras espanholas com uma italiana, resolveu-se então fazer uma sátira desta história escrita por Miguel de Cervantes. Nascia então “Donkey Xote”, uma lamentável ‘chupação’ dos grandes clássicos da Disney, Pixar e Dreamworks.

O mais engraçado – aqui vale a máxima, rir para não chorar – em relação a esta produção é que nos posters de promoção do filme espalhados pelos cinemas temos em destaque a seguinte frase: “Dos mesmos produtores que viram Shrek”. Inacreditável como táticas cara de pau para atrair crianças inocentes e desapercebidos são usadas. E assistindo ao filme acho que eles não viram apenas, copiaram também muitas coisas a começar pelo burro.

donkey-xote-cena3

Na trama somos apresentados a Rucio, o burro de Sancho Pança, que tem o sonho de ser um cavalo. Ele não hesita nem por um instante quando surge a oportunidade de sair em uma aventura com Dom Quixote, que é desafiado pelo cavaleiro da Meia-Lua para um duelo em nome de seu grande amor Dulcineia.

A qualidade técnica da animação é boa sim, com ‘bonecos’ bem desenhados e bons traços. O problema mesmo é o roteiro. A trama é totalmente sem rumo ou direção, confusa e sem graça alguma. Eu não consegui rir em nenhum momento e acredito que nem as crianças irão conseguir rir de alguma coisa. A originalidade passou a léguas e léguas de distância desta obra. Tudo é descaradamente imitado, e da pior forma possível, de animações como Shrek, A Fuga das Galinhas, Valiant, Rei Leão, dentre outras.

donkey-xote-cena2

Definitivamente “Donkey Xote” é um dos piores filmes que vi este ano, sei que foi lançado antes no exterior mas o que conta para mim é data em que vi no cinema aqui no conforto da minha cidade, sendo assim, sem dúvida alguma irá figurar na minha lista de piores filmes de 2009. Não recomendo ninguém se atrever a assistir esta animação, não se arrisque de forma alguma.

Related Posts with Thumbnails