Watchmen – O Filme (2009 – 156 min)capa-watchmen-534
Direção: Zack Snyder.
Roteiro: Alex Tse, David Hayter.
Elenco: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Robert Wisden.
Gênero: Ação, Ficção Científica, Drama, Herói.
Sinopse: Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach, detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.
Definitivamente eu tive uma experiência bem diferente ao ir conferir a estréia de Watchmen “o infilmável” como vinha sendo alerdeado a tempos. Não sei se contou ponto a favor ou contra eu nunca ter lido a tão famosa HQ, conhecia apenas e por falta de oportunidade acabei nunca lendo. Só posso dizer que dar nota para esta obra foi um trabalho árduo, mas no fim das contas achá-lo um ótimo filme está de bom tamanho por tudo que vi.
O diretor Zack Snyder é tido como ‘visionário’ desde o sucesso do excelente “300” e como fã da ‘graphic novel’, pelo que andei lendo, parece ter conseguido seguir fiel à história original, na medida do possível é claro. Algumas coisas passaram um pouco rápido, outras sofreram pequenas mudanças que são necessárias, afinal são duas mídias diferentes o cinema e as hqs.

watchmen_ex1

Falando um pouco mais a respeito do filme, o que vi foi sim uma experiência diferenciada, afinal Watchmen tem de tudo um pouco. Vemos questões políticas, bélicas, morais, humanas, governamentais, dentre outras. A duração é longa sim, mas necessária para nos ambientar neste vasto universo dos super-heróis “reais“. Tirando o Dr. Manhatan que é o único que realmente tem superpoderes, os demais são seres humanos mascarados, humanos mesmo, eles sofrem, eles amam e até brocham na hora ‘H’.

Gostei bastante do trabalho do elenco, e os personagens “O Comediante” e “Rorschach” (esse nome é dose, podia ser um mais fácil) são os melhores da trama. Além de serem bem interpretados são ótimos. Temos cenas violentas, sexo, não muita ação e belas e memoráveis frases. Além de uma trilha sonora que eu adorei, toda ambientada na época do filme, os anos 80. A vinheta de entrada também é fantástica.

watchmen-001

A trama é um pouco complexa e não é tão fácil de ser digerida. Na sessão que eu fui teve gente que dormiu, teve gente que foi embora indignado antes do término do filme e tiveram aqueles que ficaram perplexos, uns sem entender nada e outros deslumbrados. Seja como for, se você gosta de filmes ousados assista sem medo. Watchmen talvez só consiga um grandioso destaque com o passar dos anos, ou talvez eu tenha apenas me deslumbrado um pouco demais com a trama sensacional da HQ, a qual preciso ler urgentemente.

Related Posts with Thumbnails