Watchmen – O Filme

Watchmen – O Filme (2009 – 156 min)capa-watchmen-534
Direção: Zack Snyder.
Roteiro: Alex Tse, David Hayter.
Elenco: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Robert Wisden.
Gênero: Ação, Ficção Científica, Drama, Herói.
Sinopse: Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach, detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.
Definitivamente eu tive uma experiência bem diferente ao ir conferir a estréia de Watchmen “o infilmável” como vinha sendo alerdeado a tempos. Não sei se contou ponto a favor ou contra eu nunca ter lido a tão famosa HQ, conhecia apenas e por falta de oportunidade acabei nunca lendo. Só posso dizer que dar nota para esta obra foi um trabalho árduo, mas no fim das contas achá-lo um ótimo filme está de bom tamanho por tudo que vi.
O diretor Zack Snyder é tido como ‘visionário’ desde o sucesso do excelente “300” e como fã da ‘graphic novel’, pelo que andei lendo, parece ter conseguido seguir fiel à história original, na medida do possível é claro. Algumas coisas passaram um pouco rápido, outras sofreram pequenas mudanças que são necessárias, afinal são duas mídias diferentes o cinema e as hqs.

watchmen_ex1

Falando um pouco mais a respeito do filme, o que vi foi sim uma experiência diferenciada, afinal Watchmen tem de tudo um pouco. Vemos questões políticas, bélicas, morais, humanas, governamentais, dentre outras. A duração é longa sim, mas necessária para nos ambientar neste vasto universo dos super-heróis “reais“. Tirando o Dr. Manhatan que é o único que realmente tem superpoderes, os demais são seres humanos mascarados, humanos mesmo, eles sofrem, eles amam e até brocham na hora ‘H’.

Gostei bastante do trabalho do elenco, e os personagens “O Comediante” e “Rorschach” (esse nome é dose, podia ser um mais fácil) são os melhores da trama. Além de serem bem interpretados são ótimos. Temos cenas violentas, sexo, não muita ação e belas e memoráveis frases. Além de uma trilha sonora que eu adorei, toda ambientada na época do filme, os anos 80. A vinheta de entrada também é fantástica.

watchmen-001

A trama é um pouco complexa e não é tão fácil de ser digerida. Na sessão que eu fui teve gente que dormiu, teve gente que foi embora indignado antes do término do filme e tiveram aqueles que ficaram perplexos, uns sem entender nada e outros deslumbrados. Seja como for, se você gosta de filmes ousados assista sem medo. Watchmen talvez só consiga um grandioso destaque com o passar dos anos, ou talvez eu tenha apenas me deslumbrado um pouco demais com a trama sensacional da HQ, a qual preciso ler urgentemente.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

24 Comments

  1. Não man, definitivamente esse filme não é ótimo. Ainda estou na dúvida entre 2 ou 3 estrelas. Se eu aliviar muita coisa darei 3 estrelas, ainda estou pensando a respeito. E não é só por causa da comparação com os quadrinhos.

    Post a Reply
  2. Claro que influencia um pouco a pessoa já ter conhecimento da história antes.

    Ainda sim é um filme que vai dividir bastante opniões. Tem gente idolatrando, tem gente odiando. É normal.

    Eu achei muito bom no geral.

    Post a Reply
  3. E pra quem é leigo em HQ? Tô até curioso, mas tem tantos outros filmes na lista para serem vistos…

    Post a Reply
  4. Oi, Márcio!

    4? Pra mim é muito!
    Eu li e achei menos do que eu esperava. O filme se alonga demais e acaba cansando um pouco. Mas não é ruim!
    Mas as pessoas que foram ao cinema comigo não tinham lido a HQ e acharam o filme bem fraco.

    Beijocas

    Post a Reply
  5. Eu sou praticamente leigo tb em hq fui e gostei bastante. Muita gente não gostou, como eu disse, talvez eu tenha me deslumbrado demais com o ‘universo’ da hq criado ou então não sei.

    Muita gente deu nota máxima inclusive!

    Post a Reply
  6. É um filme excelente, e eu sou daqueles que também não leu a HQ… Em breve estarei postando algo sobre lá n’O Cara da Locadora…

    Post a Reply
  7. Depois da vinheta e da primeira cena com O Comediante, achei a primeira metade meio chatinha, apesar de algumas frases geniais.

    Fui na pré-estreia e um numero considerável de pessoas saiu no meio do filme. Qunado fui outro dia no cinema, na fila um cara comentou q o filme era horrível. Ou seja, é mesmo uma obra difícil de digerir, pois não oferece um roteiro que estamos acostumados em filmes de “ação”.

    Não posso deixar de comentar que o final é muito corajoso e deve ser por isso também q muita gente não tenha entedido a mensagem de Watchmen.

    Post a Reply
  8. Bom, acho a hq genial, não assisti o filme ainda, mas estou louco pra assistir, talvez nem tanto para analisar o filme, nem ver se o diretor conseguiu adaptar bem a hq, mas pelo simples fato de ver Rorschach descrevendo seu diário verbalmente, para ver em movimento todas aquelas cenas memoráveis da hq, o que já seria muito emocionante.

    E com certeza, o filme não vai ter bilheteria uam bilheteria como a do Batman (que na minha opnião, não é o filmão que todos dizem, tirando Hedge Ledger, T D K seria apenas mais um filme do batman) e certamente vai ser criticado pelos que não tem conhecimento, não de hqs, mas quem não tem conhecimento de como todas aquelas engrenagens giram. Talvez toda aquela discussão ética, recheada de violência seja algo forte e inteligente demais para aquelas pessoas que foram ao cinema apenas para assistir um filme de super-heróis caindo na porrada.

    E certamente, quando terminar o filme, como na hq, não vai dar nenhuma sensação de alivio, talvez um mal estar, que lhe faça refletir a atitude, não dos super-heróis, mas da sociedade porca em que vivemos.

    Post a Reply
  9. O nome é Rorschach por causa das manchas na máscara. Aquele teste psicológico que a gente olha para um borrão e fala pro terapeuta o que vê (não pode dizer que é cena de sexo ou violência, rsrsrs) chama-se Teste de Rorschach.

    Post a Reply
  10. nossa eu achei o filme sensacional…eu não conhecia a HQ, é bem diferente das estórias de heróis “mamão com açúcar” que vemos por aí. O filme está muito fiel a HQ e a estória é bem densa e complexa, não é a toa que foi eleita a melhor HQ e virou até best seller… concordo que não teve tantas cenas de ação, mas a estória é que é o forte do filme….filmão pra quem gosta de tramas bem elaboradas e que curtem filme inteligente. Quero assistir ainda mais umas 10X pra conseguir sacar tudo. Pra mim, 5 estrelas no mínimo!!

    Post a Reply
  11. Tem muita gente que odiou o filme pq não entendeu NAAADAA do filme, é IMPRESSIONANTE!!!
    o filme é show de bola … excelente filme, muito profundo e expressivo … Snyder fez um ótimo trabalho, na minha opnião melhor que o TDK!!!

    5 ESTRELAS!!

    Post a Reply
  12. Muito bom esse filme, já tinha visto a HQ, mas no entanto me impressinou, Como o william acima disse muitos não gostaram pois não entenderam, algums porque não concordam com o final…. mas no geral ficou muito bom, uma ótima adaptação

    Post a Reply
  13. de primeira não fui muito com a cara desse filme não!
    depois que assisti a segunda vez, vi o quão bom era esse filme!

    Post a Reply
  14. Thiago: Se você gosta de HQs deveria ler a do Watchmen que é considerada a melhor de todos os tempos

    Post a Reply
  15. Definitivamente quem não gostou foi porque não entendeu, está muito fiel ao quadrinho, li todos e posso afirmar que mudaram poucas cenas, algumas inclusive ficaram melhores no filme. Trilha sonora fantástica. Melhor HQ sem dúvida, pra mim barrou Batman esse filme, por pouco mas barrou.

    Post a Reply
    • Gostei bastante do filme também Bianca, só não achei melhor do que o Cavaleiro das Trevas, que pra mim foi um dos melhores filmes da década passada.

      []´s

      Post a Reply
  16. Ah não sei, o filme estava muito HQ e como sou fã talvez tenha sido influenciada pela semelhança, mas sem dúvida Cavaleiro das Trevas é um melhores filme que já vi.

    Post a Reply
  17. Bianca, não existe problema nenhum se você gostou mais de Watchmen 🙂

    São dois filmes bem acima da média o que vai diferenciar qual o melhor é mesmo o gosto pessoal de cada um

    Abração 😛

    Post a Reply
  18. Gostei muito do filme. O fato de ser longo foi bom, pois deu tempo de explicar melhor a história para aqueles que não leram a HQ (como eu).
    E personagens como Rorschach só engrandecem a trama, entrou para a minha lista de favoritos. =]

    Post a Reply
  19. Pra quem não leu a HQ fica meio complicado!

    Mas o filme seguiu fielmente a HQ (no que pode, teve algumas mudanças, mas como vc disse, necessárias).

    A parte do enterro, foi praticamente igual a HQ!

    Muito show esse filme, deveriam criar mais filmes como esse!

    Post a Reply
  20. Pra min eh simplesmente perfeito!

    Post a Reply
  21. As pessoas como sempre com suas comparações…filmes e Hq’s são formas de artes diferentes não tem como comparar. Achei o filme muito bom e o Hq excelente, sem comparações.

    Post a Reply
  22. O filme assim como a Graphic Novel tem muito conteúdo, quem viveu os dramas da época consegue entender melhor o que se passa, há muita crítica nas entrelinhas e elas passam através de um mundo fantástico, se você tira isto vira apenas mais um filme como outro qualquer que temos as pampas por ae, então sim os críticos de jornalecos diriam que é uma obra prima.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os filmes mais esperados de 2009 | Porra, man! - [...] Watchmen – O filme [...]
  2. Crítica: Marido por Acaso (The Accidental Husband) | Porra, man! - [...] nada bem. Quem rouba a cena e o filme para si é o ator Jeffrey Dean Morgan (O Comediante…
  3. Ninja Assassino (Ninja Assassin) | Porra, man! - [...] com maestria por um grupo de dublês que trabalhou em filmes como 300, Trilogias Bourne e Matrix, Watchmen, dentre…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.