
O Lutador (The Wrestler: EUA, 2008 / Brasil 2009 – 115 min )

Direção: Darren Aronofsky.
Roteiro: Robert D. Siegel.
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Todd Barry, Wass Stevens, Judah Friedlander, Ernest Miller.
Gênero: Drama.
Sinopse: Um lutador é obrigado a encerrar a carreira após sofrer um infarto durante uma luta. Só que ele recebe uma proposta para enfrentar seu grande ex-rival, que pode permitir que retome a dignidade perdida.
Alguns diretores são diferenciados, e este é o caso de Darren Aronofsky que já fez grandes filmes como “Requiem para um Sonho” e “Pi” (esse está em minha lista de filmes a assistir). Não foi à toa que “O Lutador (The Wrestler)” foi indicado e também ganhou diversos prêmios conceituados. Poucos são os filmes que me deixam sem ar ao término, poucos conseguem me emocionar e me dar vontade de aplaudir de pé, este definitivamente é um deles.
A trama acompanha lutador de lutas-livre Randy “The Ram” Robinson (Randy “O Carneiro”) – interpretado magnificamente por Mikey Rourke – que após sofrer um infarto ao final de uma de suas lutas, é obrigado a se aposentar dos ringues. O filme se passa 20 anos após o auge das lutas livre, que se deu nos anos 80. Sendo assim, além de lutar Randy precisa fazer alguns ‘bicos’ para sobreviver. Com a proposta de enfrentar um grande ex-rival seu, Randy fica sem saber se para ou se continua a fazer a única coisa que ele consegue fazer bem.

A vida de Mikey Rourke se ‘confunde’ com a de seu personagem, ele também já teve seu auge e acabou ‘sumindo do mapa’. Depois de estrelar “Sin City” e agora com este filme parece que finalmente ele ganhou o reconhecimento merecido por seu trabalho. Sua atuação é simplesmente fantástica, eu não duvido jamais da capacidade de Sean Penn, mais alguém que já assistiu “Milk” pode me dizer se ele realmente mereceu o Oscar? Até o jeito de respirar e de andar é agonizante em “O Lutador“.
Para quem gosta de filmes de superação ou lições de vida esqueça “O Lutador“, este é um Drama com “D” maiúsculo. A cena final do filme é espetacular. Alguns podem achar um desfecho meio ‘sem noção’, mas como disse no início, poucos são os filmes que merecem nota máxima, poucos também são os que sabem apreciá-lo. Uma obra excelente e imperdível, um dos melhores do ano e olhe que ele ainda está começando.

12 comentários
Rodrigo says:
Mar 8, 2009
Esse definitivamente já está no meu top 10 de 2009. Foda.
Ramon says:
Mar 8, 2009
Esse filme é realmente sensacional!
Alan says:
Mar 13, 2009
Realmente o filme eh emocionante, no termo de drama e sem aquela historia de superação ou lição de vida. Realmente Mikey Rourke merecia o Oscar, mas n gostei tanto assim não.
Talvez, não tive olhos pra apreciar tal obra e a cena final poderia ser mais emocionante.
Milk - A Voz da Igualdade | Porra, man! says:
Mar 25, 2009
[...] ter visto a atuação espetacular de Mikey Rourke em “O Lutador (The Wrestler)” eu particulamente achava bastante complicado e pouco provável alguém superá-lo, entretanto, [...]
Fernando Cruz says:
Apr 3, 2009
Olá! Sou português, descobri este site há umas semanas e desde logo o adicionei aos meu favoritos. Estou de acordo com a grande maioria das opiniões que o autor expressa sobre os filmes aqui apresentados e por isso sou já um leitor habitual.
Relativamente ao The Wrestler estou plenamente de acordo com a crítica, é desde já um dos melhores filmes do ano!
Curiosamente tenho vindo a falar com alguns amigos meus sobre o filme e para meu espanto, a maioria deles não gostou, dizem que o filme é demasiado parado, que a história é fraca, que o final é mau, etc.
Ao ler a crítica aqui no site, não poderia estar mais de acordo quando o autor escreve:[...]poucos também são os que sabem apreciá-lo[...], acho que sem dúvida isso passa-se com este filme.
Parabéns pelo site!
Marcio Melo says:
Apr 3, 2009
Olá Fernando, muito obrigado pelos elogios.
Agradeço bastante sua visita e também pelo seu comentário, concordo contigo.
Abraços!
Igor Melo says:
Aug 31, 2009
Só assisti hoje esse filme, gostei do filme, mas confesso que não achei sensacional não. E correndo o risco de levar pedradas aqui nos comentários, eu achei várias coisas até bem clichês. Mas vale a pena assistir, é bonito, bem cuidado e as cenas de lutas são muito boas!
Marcio Melo says:
Aug 31, 2009
Entendo, teve gente que odiou o filme, principalmente o final.
Eu realmente adorei. É tipo um Rocky Balboa, so que ele não dá a volta por cima hehehe
Lições que aprendi com o Cinema em 2009 | Porra, man! says:
Dec 30, 2009
[...] Lute até o fim e não deixe a vida lhe [...]
Crítica do filme Homem de Ferro 2 | Porra, man! says:
May 9, 2010
[...] era de se esperar, ele rouba a cena e faz um excelente trabalho. Notem ainda como Mickey Rourke (O Lutador), que possui um histórico de vida semelhante a Downey Jr., convence bastante no papel do vilão [...]
Crítica: Pi, lançado em 1998 por Darren Aronofsky | Porra, man! says:
Sep 21, 2010
[...] filmografia. Darren Aronofsky é responsável por trabalhos como “Réquiem para um Sonho” e “O Lutador (The Wrestler)”, sendo que este último foi o que me despertou o interesse em adicionar suas outras obras em [...]
thiAgoVI says:
Oct 12, 2010
quero ver….
mesmo sendo drama!!!
tem aguns filmes de drama que eu gostei como:
Menina de ouro e A vida é bela…
quem sabe esse não pode ser o próximo!!!