O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pijamas, 2008 – 95 min )menino-do-pijama-listrado-poster

Direção: Mark Herman.
Roteiro: Mark Herman adaptando livro de John Boyne.
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O’Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, David Thewlis, Vera Farmiga, Jack Scanlon.
Gênero: Drama.

Sinopse : Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade.

A temática do nazismo e da Segunda Guerra Mundial já rendeu e ainda rende muitos filmes. Alguns mostram os acontecimentos em diferentes visões, e é o caso de “O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pijamas)“, aqui temos a visão de uma criança sobre os trágicos acontecimentos dessa época.

Na trama uma família alemã se muda de Berlim para uma cidade no interior quando o pai da família é ordenado a trabalhar próximo a um campo de concentração. O filho do oficial, Bruno (Asa Butterfield) de 8 anos, entediado por não ter mais seus amigos, começa a “explorar” por trás da casa e acaba conhecendo um garoto judeu da mesma idade lá do campo de concentração. Eles fazem uma bela amizade.

menino-do-pijama-listrado-cena

Tem tudo que um drama sobre o holocausto precisa ter. Ao mostrar as atrocidades da segunda guerra mundial aos olhos de uma criança, que acha que lá atrás de casa existe apenas uma fazenda onde as pessoas usam pijamas e são infelizes, faz tudo ser bastante emotivo. É um bom filme, mas que poderia ter sido melhor se fosse menos melodramático, sem contar que o final é muito fraco e eu particulamente não gostei nem um pouco. Uma saída fácil e barata para fazer chocar.

Ainda que não seja um filme ruim, faltou muita coisa para podermos destacar esta história das demais já apresentadas. Aos olhos de uma criança os absurdos do holocausto ficam ainda mais expostos sem dúvidas, mas ter usado esta ‘arma‘ em excesso acabou prejudicando o resultado final. É até um bom filme, mas que não deve ser lembrado por muitos daqui a algum tempo.

Related Posts with Thumbnails