O Leitor (The Reader)

O Leitor (The Reader, EUA / Alemanha, 2008 / Brasil, 2009 – 124 min)

leitor_posterDireção:Stephen Daldry.
Roteiro:David Hare.
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Lena Olin.
Gênero: Drama.

Sinopse: Michael relembra aquele que, provavelmente, foi o momento definitivo de sua vida – quando seu amor juvenil, uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz, foi presa e julgada pelos nazistas. O que o jovem verá no tribunal é algo que vai de encontro a tudo aquilo em que ele acredita.

Com surpreendentes 5 indicações ao Oscar e tendo feito Kate Winslet levar o prêmio de melhor atriz, “O Leitor (The Reader)” é mais um filme com o tema do holocausto como pano de fundo. Não consegui ver nada de extraordinário nele, nem mesmo a atuação de Kate (ela já atuou melhor em outros filmes) justifica tamanho “apreço” da academia por esta obra.

thereader

Baseado em um Best Seller e dirigido por Stephen Daldry, que fez o ótimo “As Horas“, a história segue o jovem Michael Berg (David Kross) que vive na alemanha pós-guerra. Ao conhecer Hanna Schmitz (Kate Winslet), cerca de 20 anos mais velha, ele logo se apaixona. Não demora e os dois começam a ter um caso.

O romance dos dois se dividem em leituras e sexo. Enquanto Michael está “descobrindo e aprendendo“, Hanna ouve suas histórias a partir de diversos livros que ele traz para ler pra ela. Mais a frente as coisas se complicam um pouco e Michael acaba conhecendo algumas verdades nada ‘belas’ sobre Hanna.

thereader2

O filme vai mesclando entre o presente, onde temos Ralph Fiennes vivendo Michael Berg já adulto e o passado, onde temos uma boa atuação do jovem Kross. Kate Winslet, como eu já havia mencionado, já fez trabalhos melhores que este. Realmente não vi nenhum grande destaque em sua atuação. As cenas de sexo acabam gerando sempre algum ‘burburinho’, afinal temos no filme um adolescente e um senhorita de quase 40.

Ainda que não seja um filme ruim, não sei se vale a pena ser visto por todos. É mais um filme com o tema do holocausto (como o Oscar adora) e se você já se cansou deles não perca seu tempo, nem mesmo o prêmio de Melhor Atriz para Kate Winslet é um chamativo. Eu sendo bem caridoso no final das contas posso dizer que é um filme bonzinho, que talvez só não seja esquecido por ter sido indicado ao Oscar.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

7 Comments

  1. Pois é, eu achei isso tb. Mas de birra eu dei 2 estrelas.
    eheheheheh

    Post a Reply
  2. O filme é bem mais ou menos, se perde em besteira e deixa a história mais legal de lado.

    Post a Reply
  3. Até hoje quero saber o que este filme está fazendo entre i=os indicados a melhor filme e melhor atriz. Só pq ele tem uma sacadinha interessante quase no final?

    Como vc disse é até um filme bonzinho no geral, mas pra mim não empolgou.

    Post a Reply
  4. eu posso explicar-lhe porque e que este filme esta nos melhores e tem uma optima actriz!
    ora bem, primeiro porque e uma historia fantastica, com uma actriz sensacional, com um enorme desempenho por parte dos actores e por ter uma historia fora do contexto habitual.
    segundo, “porque so tem uma sacadinha interessante quase no final”, pois se tivesse em todo o filme passaria a ser um filme pronografico!!
    fui clara e compreensivel?:-)

    Post a Reply
  5. Bem, é aqui que eu discordo(: Temos quase sempre concordado em vários aspectos… Como disse ainda no outro dia, o leitor é um filme que eu realmente gosto. E quando diz “É mais um filme com o tema do holocausto” ou “é mais um filme com o tema do holocausto como pano de fundo”… não será bem assim. Resumindo todo o filme o tema seria “Até onde é capaz de ir para esconder um segredo?”. Obvio que sera sobre o Holocausto, mas o interessante é que focaram o assunto de uma maneira que o deixou quase de lado… porque o publico (os espectadores da tv e do tribunal dentro da tv) estava interessado em saber o porque de tanta inocencia… uma mulher com mais de quarenta anos (quando foi julgada) ser tão inocente e nem tentar esconder o que tinha feito. Isso não era sinceridade, era inocencia. E quando ela questionava o juiz… Bem, tudo isso para esconder um segredo que nunca lhe daria prisão prepetua (que quem viu o filme sabe que nunca chegou a ter prisão prepetua), poderia tornar a pena menor… Se algum de voces fizer uma pesquisa sobre o analfabetismoe a dependencia que ele causa… Imaginem o que é uma pessoa analfabeta como ela conseguir ser independente e escondendo de toda a gente esse segredo, conseguindo trabalhar. Hoje em dia o mínimo que pedem num emprego é saber trabalhar com computadores (algo que ela ou qualquer pessoa na situaçao dela nunca iriam conseguir)… No tempo dela, mesmo não sendo tão complicado, era ainda um tanto dificil… E ela conseguiu isso tudo… Quando a ascendiam, ela despedia-se… e foi nessa inocencia que ela se alistou na SS… era algo completamente errado, mas nos chegamos a ter pena porque ela fez isso para esconder algo de que se envergonhava, porque tinha deixado um emprego e tinha de arranjar outro que nao fosse necessario ler e escrever. isso não a tornava inocente pois ela tinha morto muita gente, mas sim modo inocente , as razoes dela levam o espectador a ficar confuso sobre as tais razoes morais e éticas…Bem… Tudo isso nos leva a ver as dificuldades de um analfabeto. E depois de tudo isso, ainda aprendeu a ler e a escrever com a ajuda das cassetes… Ainda tem a história de amor no inicio, algo muito incomum e que torna o filme especial e nada banal… Ela era uma pessoa muito bizarra… tinha o ritual que é algo muito caracteristico dela, que se ve ser metodica, fria, uma mulher dura e lutadora, extremamente limpa… E o titulo que é completamente compreensivel…

    Bem, quer a minha opinião?(: Pegue no filme, assista de novo, não ligue para quando ouvir por lá “campo de concentração” porque essa matéria é abordada de um modo especial e eles queriam falar disso noutras prespectivas… Não como o fazem na valquiria, nem nos sacanas sem lei… falar disso como plano de fundo. Nada mais… Quando ouvir “campo de concentração” olhe para os promenores que lhe falei… Não estou a dizer que vai passar a gostar, nem quero… porque aliás, os filmes sao para gostar e para nao gostar. Mas para ver que tem outras prespectivas da coisa.

    Post a Reply
  6. Ah! Quanto a ela ja ter feito papeis melhores… Bem, se eu lhe disser que ela é capaz de ser a única pessoa de Hollywood inteiro capaz de representar Hanna Schmitz? No filme não mostra tanto isso.. Mas no livro, é nos dada uma imagem de uma mulher nada carinhosa, robusta… até o aspecto dela, labios grossos… e a kate winslet é muuuiitooo bonita, mas não tem uma cara delicada(: tem o aspecto da “Hanna Schmitz”.. Aliás, tem o aspecto de qualquer alemã daquela época… Consegue imaginar não é? A personagem descrita no livro é igual a ela fisicamente… Eu li o livro antes de ver o filme… logo nao posso ter sido influenciada… O filme que é baseado no livro, conseguiu a Personagem, a verdadeira. E digo-lhe, que pode não ter sido o melhor papel… mas isso e porque simpatizamos mais com outros personagens do que com a Hanna. Essa personagem é realmente muito bizarra. Logo, pode não ter sido a melhor personagem dela. Quando a interpretação, ela foi perfeita, e eu repito, perfeita, em tudo. Conseguiu ser dois extremos…

    Post a Reply
  7. Inês, fique a vontade para comentar e discordar de minha opinião sempre que quiser. Não cheguei a ler o livro e quando vi o filme realmente não gostei tanto assim. Talvez por estar cheio de filmes que tenha qualquer menção a holocausto eu não tenha o classificado além de apenas um bom filme.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.