O Leitor (The Reader, EUA / Alemanha, 2008 / Brasil, 2009 – 124 min)

leitor_posterDireção:Stephen Daldry.
Roteiro:David Hare.
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Lena Olin.
Gênero: Drama.

Sinopse: Michael relembra aquele que, provavelmente, foi o momento definitivo de sua vida – quando seu amor juvenil, uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz, foi presa e julgada pelos nazistas. O que o jovem verá no tribunal é algo que vai de encontro a tudo aquilo em que ele acredita.

Com surpreendentes 5 indicações ao Oscar e tendo feito Kate Winslet levar o prêmio de melhor atriz, “O Leitor (The Reader)” é mais um filme com o tema do holocausto como pano de fundo. Não consegui ver nada de extraordinário nele, nem mesmo a atuação de Kate (ela já atuou melhor em outros filmes) justifica tamanho “apreço” da academia por esta obra.

thereader

Baseado em um Best Seller e dirigido por Stephen Daldry, que fez o ótimo “As Horas“, a história segue o jovem Michael Berg (David Kross) que vive na alemanha pós-guerra. Ao conhecer Hanna Schmitz (Kate Winslet), cerca de 20 anos mais velha, ele logo se apaixona. Não demora e os dois começam a ter um caso.

O romance dos dois se dividem em leituras e sexo. Enquanto Michael está “descobrindo e aprendendo“, Hanna ouve suas histórias a partir de diversos livros que ele traz para ler pra ela. Mais a frente as coisas se complicam um pouco e Michael acaba conhecendo algumas verdades nada ‘belas’ sobre Hanna.

thereader2

O filme vai mesclando entre o presente, onde temos Ralph Fiennes vivendo Michael Berg já adulto e o passado, onde temos uma boa atuação do jovem Kross. Kate Winslet, como eu já havia mencionado, já fez trabalhos melhores que este. Realmente não vi nenhum grande destaque em sua atuação. As cenas de sexo acabam gerando sempre algum ‘burburinho’, afinal temos no filme um adolescente e um senhorita de quase 40.

Ainda que não seja um filme ruim, não sei se vale a pena ser visto por todos. É mais um filme com o tema do holocausto (como o Oscar adora) e se você já se cansou deles não perca seu tempo, nem mesmo o prêmio de Melhor Atriz para Kate Winslet é um chamativo. Eu sendo bem caridoso no final das contas posso dizer que é um filme bonzinho, que talvez só não seja esquecido por ter sido indicado ao Oscar.

Related Posts with Thumbnails