O Curioso Caso de Benjamin Button
(The Curious Case of Benjamin Button , EUA 2008 / Brasil 2009 – 166 min)benjamin_button_poster-547x800

Direção: David Fincher.
Roteiro: Eric Roth.
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Tilda Swinton, Faune A. Chambers, Elias Koteas, Donna DuPlantier, Jason Flemyng, Joeanna Sayler, Taraji P. Henson, Mahershalalhashbaz Ali, Fiona Hale.

Sinopse: Benjamin Button tem uma característica incomum: nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada.

Dirigido por David Fincher que fez os excelentes “Se7en – Os 7 Pecados Capitais” e “Clube da Luta“, escrito por Eric Roth de “Forest Gump“, contando com um ótimo elenco ‘liderado‘ por Brad Pitt e Cate Blanchett e principalmente, com uma história fabulosa, “O Curioso Caso de Benjamim Button” era um dos dramas mais esperados dos últimos tempos. Tendo sido indicado a 5 globos de ouro e aposta certa no Oscar, o filme traz uma história linda e cativante, acompanhado de assombrosos e deslubrantes trabalhos de maquiagem e computação gráfica.

benjaminbutton-poster

Depois de tanto ‘alarde‘ vindo de fora do país (o filme foi lançado no final do ano passado lá fora) e dos trailers que nos apresentava um sujeito conhecido como Benjamim (Brad Pitt), que nasceu em circustâncias incomuns, um homem que veio ao mundo ‘idoso’ e ia rejuvenescendo ao longo da vida, fiquei muito interessado em conferir esta obra. O resultado foi altamente positivo e recomendo a todos que gostam de emocionantes e belos contos a fazerem o mesmo.

Já de início somos ‘saculejados’ com o excelente trabalho de maquiagem e efeitos computacionais. O recém-nascido todo enrugado e velho é realmente de chocar qualquer um. O trabalho de computação gráfica onde vemos o rosto de Pitt no ‘jovem/idoso’ Benjamim é impressiontante. Toda a parte técnica aliás está primorosa, o que ajuda bastante a história que é um pouco longa, aliás é um das poucas coisas que não gostei do filme, sua incrível duração de 2 horas e 46 minutos!

benjamin_button

São os dois acontecimentos reais que amarram a ‘linha do tempo’ que nos deixam tranquilos e até poderia dizer “críveis” em ver uma história tão fabulosa como esta. De um lado temos o fim da primeira Guerra Mundial (o dia em que Benjamim nasceu) e do outro temos o furacão Katrina prestes a chegar no hospital onde está Daisy (Cate Blanchett), à beira da morte e ouvindo as histórias de seu grande amor Benjamim de sua filha. Esta foi a outra coisa que me deixou chateado, eu particulamente não gosto de filmes em que tem alguém contando “a história”. Ai tem aquelas pausas pra ver o soro, o coração começa a falhar e na verdade eu to afim é de ver o “Curioso Caso de Benjamim” e não a moribunda Cate Blanchett resmungando e com saudades.

A trama acompanha a cativante história de amor de Benjamim com Daisy, que se conhecem no asilo em que Benjamim foi deixado, ela com 5 anos e uma criança e ele idoso com a ‘mesma’ idade. O tempo vai passando e a medida que Daisy vai envelhecendo e Benjamim rejuvenescendo, vemos ele viajando pelo mundo, tendo várias descobertas e conhecendo e cruzando com diversas pessoas que o fazem aprender importantes lições de vida. A dificuldade dos dois viverem esse amor é que é o ‘recheio’ do filme.

benjamin_button_cena

Tirando as pequenas coisas que me chatearam, como o tempo exagerado de duração e a questão da narrativa e até de um ou outro clichê, o filme é ótimo e recomendo a todos que gostem de belas histórias acompanhadas de importantes lições de vida. O trabalho de todo o elenco está fantástico, inclusive achei que Tilda Swinton por exemplo, trabalhou melhor aqui do que no filme que a fez ganhar o Oscar de melhor atriz coadjuvante ano passado o “Conduta de Risco“. Ele é bem equilibrado com drama, aventura e humor nas doses certinhas. Vá assisti-lo no cinema que é o lugar ideal para você se emocinar com a história do curioso Benjamim Button.

Related Posts with Thumbnails