gotcha-posterNão é todo mundo que vai se lembrar desse clássico oitentista da Sessão da Tarde (não lembro tão claramente mas acredito que passou também no Sbt). Sempre que comentava com alguém dificilmente lembravam deste filme. Gotcha é a junção das palavras “Got You”, que significa em bom português “Te Peguei”. O melhor de tudo é o título nacional: “Uma Arma do Barulho“. Porra man! Alguém me explica porquê tudo tinha que ser “do barulho” ou “da pesada”?

Lançado em 1985 nos EUA, o filme misturava muito bem comédia, suspense e ação tudo isso numa trama bem criativa. Os protagonistas eram Anthony Edwards e Linda Fiorentino, destaque claro para a Srta. Fiorentino que era a responsável por arrancar suspiros da molecada.

Na história a expressão “Gotcha” era usada por universitários que ficavam no campus brincando de “polícia e ladrão”, só que com armas que disparavam bolinhas de tinta; Pausa para comentário particular: Nesta mesma época pela primeira vez eu conheci o Paintball, em um espaço que surgiu ao lado do meu prédio.

Seguindo com a história éramos apresentados no filme a um destes estudantes, Jonathan Moore (Anthony Edwards). Típico ‘Zé Ruela’ que tentava dar em cima da mulherada mas não tinha a mínima sorte e competência. Ele resolve então viajar para Paris onde conhece e é facilmente seduzido pela ‘linda’ (trocadilho infâme) e misteriosa Sasha (Linda Fiorentino).

Depois que ele fica totalmente envolvido ela o convida para uma viagem até a Alemanha Oriental.Pense num filme velho? Alemanha Oriental? Prestou atenção neste detalhe? Sem desconfiar que está fazendo parte de uma trama de espionagem ele topa na hora, é lógico. Depois que descobre onde se meteu de verdade, ele coloca em prática tudo o que sabe sobre o assunto, quer dizer, sobre as brincadeiras de “Polícia e Ladrão” da universidade para resolver o caso sozinho.

Roteiro bem feito, história simples, dupla de protagonistas afinadas, uma bela e envolvente atriz, não é difícil imaginar porquê fez tanto sucesso na época. O melhor era dizer: “Gotcha! Te Peguei!” Sem dúvidas esse filme era Bala!

foto-gotcha


Vídeos

Link para o Trailer do filme.

Um compacto com 5 minutos de cenas do filme.


Cenas e Frases Inesquecíveis

Sasha: Eu adoro virgens…
Johnathan: Sério?

Johnathan: Eu gostaria de morrer ou matar para fazer amor com você.

Cena inesquecível 1: Ele com ums rockeiros na Alemanha Oriental. Totalmente brega, totalmente anos 80.

Cena inesquecível 2: Final do filme, passa uma loira de saia rebolando. Ele saca sua arma de ‘dardos’, atira na bunda da moça e com ela em punho numa pose retada simplesmente lança: GOTCHA! Essa foi uma das poucas cenas que ficou guardada em minha memória.


Curiosidades

O diretor Jeff Kanew no ano anterior ao lançamento deste filme, dirigiu o clássico “A Vingança dos Nerds (Revenge of the Nerds)“.

Essa é massa, o ator Anthony Edwards é o Dr. Mark Greene da série ER (ou Plantão Médico, como ficou conhecida por aqui). Só não descobri onde foi parar toda a cabelereira que ele tinha, confiram abaixo:

gotcha-uma-arma-do-barulho

Linda Fiorentino é um pouco mais conhecida, ela já participou de grandes filmes como MIB: Homens de Preto (1997) e Dogma (1999).



Façam como o leitor Rafael que me mandou esta e outras dicas para a sessão ‘nostalgia’ do Esse Era Bala!

Related Posts with Thumbnails