[REC]

rec_movie_poster

[REC] (Espanha, 2007 / Brasil 2008 – 85 min)

Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo e Paco Plaza.
Elenco: Vicente Gil, Manuela Velasco, Manuel Bronchud, Carlos Lasarte, David Vert, Javier Botet, Martha Carbonell e Maria Lanau.
Gênero: Terror, Suspense.

Sinopse: Uma repórter e seu câmera estão fazendo uma reportagem num quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o seu dia-a-dia. Mas quando os acompanham a uma de suas saídas noturnas, o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão se depararão com um horror desconhecido e letal.

O sucesso feito pelo filme espanhol “[REC]”lançado ano passado na espanha e este ano aqui no Brasil – foi tanto que os direitos de refilmagem foram comprados e já lançaram este ano nos EUA seu remake “Quarantena (Quarentine)”. Sem querer entrar no mérito da necessidade do filme ser relançado na ‘versão‘ hollywood neste ano, o que posso afimar é que todo o “hype” em cima da obra é mais do que merecido. Este foi sem dúvidas um dos melhores filmes de terror e suspense que já assisti.

rec-2

Utilizando elementos já vistos em “A Bruxa de Blair (The Blair Project, 1999)” e “Cloverfield (2008)“, “[REC]” poderia facilmente parecer apenas mais uma cópia destas obras. Só que ao contrário disso, estes elementos (como por exemplo o estilo de filmagem) são muito bem utilizados e o resultado é algo ‘novo’, surpreendente, muito assustador e bastante tenso.

A história acompanha a apresentadora do programa “Enquanto Você Dorme” Ángela Vidal, interpretada pela belíssima e carismática Manuela Velasco e seu câmera Pablo (Pablo Rosso). Eles estão fazendo uma reportagem sobre a rotina de trabalho dos bombeiros. Querendo conhecer como vivem, e principalmente como atendem os casos, eles acompanham um chamado de um prédio sobre uma senhora que vive trancada em seu apartamento e está gritando muito.

rec09

Chegando no local eles descobrem que não se trata de algo comum, pois a senhora ataca um policial de forma bastante violenta. Logo em seguida eles são trancados no prédio sem nenhuma prévia explicação. A partir deste ponto da história o pânico começa. Tudo está sendo mostrado através da câmera de Pablo. A tensão e o terror psicológico são enormes.

Assustador é pouco, “[REC]” me deixou paralisado de medo em algumas cenas como as finais por exemplo. O filme foge dos sustos fáceis e o que vemos é uma aula de terror. Para os mais fracos do coração, e também para quem não curte muito o estilo de filmagem, é preciso cuidado ao assistí-lo. A história não tem nada de complexa e tudo utilizado já foi visto em outras obras, mesmo assim, a forma em que tudo foi realizado é genial, o que faz de “[REC]” um excelente filme, um dos melhores que assisti este ano.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

20 Comments

  1. Viuuuuuuuxe!!!!!!

    To doido pra ver!!!!!
    Doooooooidoooooooooooo!!!!

    Post a Reply
  2. Taí um filme que estou com muita vontade de ver. Digo a você que desde Bruxa de Blair não vi mais do que 3 ou 4 filmes decentes de terror.

    Post a Reply
  3. Vi este filme no início do ano e achei extremamente bem feito. Assistindo o trailer dos dois filmes podemos ver que a refilmagem americana foi realizada apenas para aliviar a preguiça dos caras em ler legendas.

    Post a Reply
  4. É um filme muito bom mesmo.
    Sai do cinema surpresa com que vi, mesmo tendo entrado depois de ouvir tantos elogios à fita.
    Agora o remake, eu não vi e nem quero…

    Post a Reply
  5. Acabei de ver o filme!!!
    D+!!!

    ps: vou dormir com minha mãe!!!!!

    Post a Reply
  6. Brinque não Alan, eu tive que abrir a porta do quarto pra terminar de ver haahahah

    Brincadeiras a parte o filme é realmente assustador!

    Post a Reply
  7. Porra man, pegou mesmo ar com esse filme hein. Bala!

    Post a Reply
  8. o rec é realmente um filme do caramba. tou com o quarantine aqui mais nao criei coragem até hoje pra ver, tenho certeza absoluta que estragaram o original!!

    Post a Reply
  9. ainda não tive coragem de assiti esse ainda!
    se o tipo de gravação for igual ao de Cloverfield, Atividade Paranormal, e Bruxa de blair!
    quero nem assisti!

    Post a Reply
    • O estilo de filmagem é o mesmo, mas esse filme é muito aterrorizante

      Post a Reply
  10. Há muito tempo atrás tinha visto o trailer. Bateu certa curiosidade, mas não foi suficiente pra me fazer ir atrás do filme. (Depois de Bruxa de Blair 2 e Atividade Paranormal, simplesmente tinha broxado em relação ao gênero.)

    Ledo, ledo engano…
    Sabe aquele medo que se sente quando aos 7 anos assiste Alien, Sexta-feira 13, O Bebê de Rosemary, O Mestre dos Brinquedos? Pois é.

    Simplesmente perdi a conta de quantas vezes tremi ou vacilei na cama. Agonia legítima! De ver bichos na casa… e temer qualquer coisa de forma bastante irracional.

    Um filme digno de 5 Controles e muita tensão.
    (Pena que no segundo… as coisas mudam bastante. =X)

    Post a Reply
    • Grey, na época eu assisti REC no meu quarto e tive que abrir a porta logo! Até com vontade de acender a luz eu fiquei, me senti uma criancinha de 7 anos mesmo, morrendo de medo.

      Sensacional realmente e quanto ao segundo, eu prefiro nem assistir, tem toda cara de caça-níqueis.

      Post a Reply
  11. A bruxa de blair por sua vez – é inspirado no filme italiano – CANIBAL HOLOCAUSTO – proibido em diversos paises e a versão sem cortes em praticamente todos os paises.
    Neste a ideia do diretor de fazer tudo parecer real apartir da auto filmagem do elenco – custou ao diretor e equipe – explicacões as autoridades italianas sobre as pessoas mortas e muita polemica. Para mim este é o mais intenso terror psicologico que deixa a bruxa de brair para atras.

    Post a Reply
  12. Assisti hoje de madrugada sozinho. Foi.. nossa… indescritível.
    A tensão é muito grande, principalmente nos finais, quando chegam ao último apartamento. Ali eu estava contando os minutos para que o filme acabasse. Mas valeu a pena xD

    Post a Reply
  13. Eu não sei da onde eu criei coragem pra ver esse filme até o final (que é bastante tenso, por sinal). Mas o mais incrível mesmo é que assisti com meu irmão caçula que na época tinha 8 anos e ele viu numa boa =O Vergonhoso… rs

    Post a Reply
    • A garotada de hoje em dia não se assusta mais com essas coisas Leandro hehehe.

      Post a Reply
  14. Eu com 8 anos de idade, depois de assistir uma coisa dessas, levaria dias pra voltar a dormir normalmente ‘-‘ ahsuhaushaus
    Assisti Atividade Paranormal 3 com 15 anos no cinema e só conseguir dormir de verdade 3h depois de me deitar na cama!!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. [REC] : filmes - [...] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor [...]
  2. Marcio via Rec6 - [REC] | Porra, man!... Utilizando elementos já vistos em Ê Bruxa de Blair (The Blair Project, 1999)%D e Ìloverfield…
  3. Crítica: Diário dos Mortos de George Romero 2008 | Porra, man! - [...] vídeos e tudo mais. E a levada é a mesma vista em outras produções de terror/suspense como “REC” ou…
  4. Crítica: [REC] 2 - Possuídos | Porra, man! - [...] cinema espanhol entregou para o mundo uma das melhores produções do gênero terror com o primeiro (e excelente)  [REC].…
  5. Apartamento 143 (Apartment 143) | Porra, man! - [...] o filme como deveria. São poucos os exemplares que eu realmente gostei como Atividade Paranormal, REC,  Cloverfield ou Bruxa…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.