rec_movie_poster

[REC] (Espanha, 2007 / Brasil 2008 – 85 min)

Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo e Paco Plaza.
Elenco: Vicente Gil, Manuela Velasco, Manuel Bronchud, Carlos Lasarte, David Vert, Javier Botet, Martha Carbonell e Maria Lanau.
Gênero: Terror, Suspense.

Sinopse: Uma repórter e seu câmera estão fazendo uma reportagem num quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o seu dia-a-dia. Mas quando os acompanham a uma de suas saídas noturnas, o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão se depararão com um horror desconhecido e letal.

O sucesso feito pelo filme espanhol “[REC]”lançado ano passado na espanha e este ano aqui no Brasil – foi tanto que os direitos de refilmagem foram comprados e já lançaram este ano nos EUA seu remake “Quarantena (Quarentine)”. Sem querer entrar no mérito da necessidade do filme ser relançado na ‘versão‘ hollywood neste ano, o que posso afimar é que todo o “hype” em cima da obra é mais do que merecido. Este foi sem dúvidas um dos melhores filmes de terror e suspense que já assisti.

rec-2

Utilizando elementos já vistos em “A Bruxa de Blair (The Blair Project, 1999)” e “Cloverfield (2008)“, “[REC]” poderia facilmente parecer apenas mais uma cópia destas obras. Só que ao contrário disso, estes elementos (como por exemplo o estilo de filmagem) são muito bem utilizados e o resultado é algo ‘novo’, surpreendente, muito assustador e bastante tenso.

A história acompanha a apresentadora do programa “Enquanto Você Dorme” Ángela Vidal, interpretada pela belíssima e carismática Manuela Velasco e seu câmera Pablo (Pablo Rosso). Eles estão fazendo uma reportagem sobre a rotina de trabalho dos bombeiros. Querendo conhecer como vivem, e principalmente como atendem os casos, eles acompanham um chamado de um prédio sobre uma senhora que vive trancada em seu apartamento e está gritando muito.

rec09

Chegando no local eles descobrem que não se trata de algo comum, pois a senhora ataca um policial de forma bastante violenta. Logo em seguida eles são trancados no prédio sem nenhuma prévia explicação. A partir deste ponto da história o pânico começa. Tudo está sendo mostrado através da câmera de Pablo. A tensão e o terror psicológico são enormes.

Assustador é pouco, “[REC]” me deixou paralisado de medo em algumas cenas como as finais por exemplo. O filme foge dos sustos fáceis e o que vemos é uma aula de terror. Para os mais fracos do coração, e também para quem não curte muito o estilo de filmagem, é preciso cuidado ao assistí-lo. A história não tem nada de complexa e tudo utilizado já foi visto em outras obras, mesmo assim, a forma em que tudo foi realizado é genial, o que faz de “[REC]” um excelente filme, um dos melhores que assisti este ano.

Related Posts with Thumbnails