Queime Depois de Ler (Burn After Reading)

Queime Depois de Ler (Burn After Reading EUA, 2008 – 96 min)

Poster-Queime-Depois-de-Ler

Direção: Joel e Ethan Coen.
Roteiro: Joel e Ethan Coen.
Elenco: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Brad Pitt, Tilda Swinton, J.K. Simmons, Richard Jenkins, David Rasche, Olek Krupa.
Gênero: Comédia.

Sinopse: Osbourne Cox (John Malkovich) é um agente da CIA expulso da agência que escreve suas memórias contendo detalhes reveladores. Mas o CD no qual o texto está escrito cai acidentalmente nas mãos de dois confusos e atrapalhados funcionários de uma academia de ginástica (Frances McDormand e Brad Pitt), que tentam faturar uma grana em cima das informações que conseguem.

burnafterreading5

Os irmãos Coen levaram o Oscar de melhor direção e melhor filme com o excelente “Onde os Fracos Não Tem Vez” lançado ano passado la nos EUA e este no Brasil. Agora eles sairam do drama tenso para uma divertida comédia. Não é uma comédia pastelão ou algo do tipo e sim uma sátira aos filmes de espionagem. Com um elenco muito bom, e uma história com uma confusão imensa, “Queime Depois de Ler” é um ótimo entretenimento. Se você for ao cinema sem querer levar as coisas muito a sério irá se divertir bastante.

A trama é meio ‘embolada‘ e não muito trivial devido ao grande número de personages e histórias ‘entrelaçadas‘. A cada nova situação a confusão vai aumentando e tomando proporções gigantescas e você fica imaginando como tudo aquilo vai terminar. Quem conhece os filmes dos irmãos Coen vai perceber também seus elementos marcantes na trama.

600_foto1_48

A história começa com um ex-agente da CIA, Osbourne Cox (John Malkovich), que pede demissão quando a agência tenta tranferí-lo para um cargo burocrático. Ele resolve então escrever um livro com suas memórias que acaba caindo na mãos de dois imbecis instrutores de academia de ginástica, Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt). Eles vêm naquele material uma ótima oportunidade para faturar alto.

Junte-se a esta história ainda os personagens de George Clooney e Tilda Swinton (que fizeram juntos Conduta de Risco), encontros de internet, confusões na CIA, traições matrimonias, equívocos imensos e aburdos e temos uma grandisíssima confusão. Humor negro, ironia e sátiras estão presentes nas mais diversas situações.

600_foto4_48

O elenco cheio de estrelas ainda é um atrativo a mais. O personagem interpretado por Brad Pitt, o instrutor da academia Chad, é simplesmente genial e muito cômico. Ainda sim, as características marcantes dos filme dos irmãos Coen pode acabar não soando muito agradável para alguns. Vi até gente sem entender porquê “do nada” (segundo esta pessoa) o filme acaba, ou seja, não é daquelas comédias ‘corriqueiras’ que você vai ver piadas e situações que te farão ‘gargalhar’ no cinema, é um tipo de humor mais peculiar da filmografia deles que eu particulamente adoro.

O filme em minha opnião é ótimo e uma bela e agradável diversão. O segredo para você se divertir também é não querer levar tudo muito a sério. No final das contas é essa a mensagem que fica, afinal, o que aprendemos com tudo isso? Aposto que Ethan e Joel Coen se divertiram mais do que os próprios espectadores.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

5 Comments

  1. Esse filme é demais!

    Só uma correção, “Onde os fracos não tem vez” é do ano passado, mas ganhou o Oscar esse ano e foi lançado por aqui também esse ano.
    🙂

    Post a Reply
  2. É um filme que prova que comédia pode ser divertida sem ser idiota.

    Post a Reply
  3. Talvez eu que seja chato demasiadamente, mais achei fraco as pessoas se matam sem motivo e nao consegui rir em nenhum momento.Gosto de filmes com historias elaboradas e esse tem uma historia fraca.

    OBS: Nao estou questionando a opiniao de vcs apenas apresentando a minha

    Post a Reply
    • Pedro, respeito sua opinião apesar de não concordar contigo.

      O estilo de humor dos irmão Coen é esse, histórias absurdas e aparentemente sem sentido. Se você não gostou desse filme é bom pensar duas vezes antes de assistir algum outro dos irmãso Coen.

      Abração!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark of the Moon) | Porra, man! | Porra, man! - [...] personagens irrelevantes. Do elenco “descartável” o grande John Malkovich (“Jonah Hex”, “Queime Depois de Ler”) arranca algumas boas risadas…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.