O Sonho de Cassandra (Cassandra´s Dream)

Direção: Woody Allen.
Roteiro: Woody Allen.
Elenco: Colin Farrell, Ewan McGregor, Sally Hawkins, Hayley Atwell, Tom Wilkinson .
Ano: 2007 (EUA) / 2008 (Brasil).
Gênero: Suspense, Drama.
Tempo: 108 min.

Sinopse: Dois irmãos com problemas financeiros resolvem pedir ajuda a um tio rico, que em troca faz um pedido que mudará a vida de ambos. Dirigido por Woody Allen (Trapaceiros) e com Ewan McGregor, Colin Farrell e Tom Wilkinson no elenco.

Woody Allen é um diretor e roteirista cultuado ao redor do mundo e mais conhecido pelo humor nos seus filmes. O Sonho de Cassandra (Cassandra´s Dream), assim como “Match Point (2005)“, foge um pouco dessa temática, aqui temos um belo suspense dramático. O filme vai bem o tempo todo, lhe prendendo a atenção com uma trama interessante, só que no final tudo acaba tão rápido, com um corte tão abrupto que até assusta. Não fosse o desfecho dessa maneira eu daria uma nota melhor, ainda sim é bom.

A trama segue a história de dois irmãos que se vêm numa situação financeira muito delicada, Ian (Ewan McGregor) por se passar por um rico investidor de hóteis tentando impressionar uma garota e Terry (Colin Farrell) por seu vício em jogos, que o faz contrair uma grande dívida. Sendo de uma família não tão abastada vem de seu tio rico Howard (Tom Wilkinson ), que não é bem quisto por seu pai, uma proposta ‘complicada‘ e que tem tudo para dar errado e terminar em tragédia.

Se Ewan McGregor (Star Wars) tem uma bela atuação no filme, Colin Farrell (Por um Fio) está simplesmente espetacular. O filme é ambientado na inglaterra, o terceiro filme que Woody Allen fez no país depois de uma longa ‘temporada’ em Nova York. A história não tem nada de espetacular, mas consegue sim lhe fissurar, em parte pelas belas paisagens, em parte pelas belas atuações e claro pelo trabalho que Woody sabe fazer muito bem, ainda que ele tenha feito filmes melhores que este aqui.

O ritmo do filme é muito bom até chegar ao seu desfecho. Talvez eu não tenha entendido e exista alguma metáfora ou explicação para ele terminar tão ‘depressa‘ assim. Se tudo vinha sendo construído e mostrado no tempo certo, o final de repente parece que ele só tinha mais 10 segundos para filmar. Não é um final que você fique viajando sem entender, é até bem explicado, mas é tão rápido que se você tiver distraído os créditos sobem e você nem percebeu, é capaz de achar que pegou no sono e perdeu uns 10 minutos de filme.

Brincadeiras à parte, o filme é bom e vale a pena principalmente se você gosta de dramas bem feitos, com uma dose certeira de suspense. Os atores não devem nada e se você é fã de Woody Allen não pode deixar de assistir, ainda que com toda certeza, você irá enumerar alguns filmes dele melhor do que este, sem dúvida alguma.

Related Posts with Thumbnails