Banner

Southland Tales - O Fim do Mundo.

Direção: Richard Kelly.
Roteiro: Richard Kelly.
Elenco: Dwayne Johnson, Sarah Michelle Gellar, Sean William Scott, Justin Timberlake, Mandy Moore, Christopher Lambert, Jon Lovitz, Bai Ling, Miranda Richardson, Lou Taylor Pucci, Amy Poehler, Cheri Oteri, Rebekah Del Rio.
Ano: 2007 (EUA)
Gênero: Ficção Científica / Drama / Comédia.
Tempo: 145 min.

Sinopse: Em 2005 um ataque nucler destrói parte do estado de Texas, o que força o governo americano a intervir com a liberdade de todos os cidadãos. Um grupo revolucionário tenta acabar com a ditadura através da violência. No meio desse caos, durante a comemoração do Dia da Independência de 2008, o prenúncio de um desastre social, econômico e ambiental cruza as vidas de três pessoas: Boxer Santaros, Krysta Now e David Clark. Santaros elabora um roteiro para um filme, que para sua surpresa prediz o que irá acontecer no futuro.

Richard Kelly ganhou notoriedade após lançar o filme independente Donnie Darko, que entrou na minha lista de melhores filmes que já vi de todos os tempos. Virou um grande cult sem dúvidas. Southland Tales não apareceu nos cinemas nacionais, foi direto para o DVD, o que vem se tornando cada vez mais frequentes com muitos filmes. No caso deste, foi uma sábia decisão, pois Southland Tales é um filme estranhíssimo, eu diria que destinado a poucos. Aliás quase ninguém gostou do filme, raríssimas críticas foram positivas.

Eu também vou me juntar aos que não gostaram de quase nada. Antes que os “entendidos” de cinema apareçam nos comentários dizendo que na verdade eu não “assimilei” o filme, não entendi as “nuances” e não sei mais o quê, digo que não foi bem isso que me fez achar o filme uma lástima. A trama toda mais parece uma piada, ou uma forma de comédia com os acontecimentos que estamos tendo nos tempos atuais. Só que acredito que existem formas melhores de se passar uma mensagem, ou várias mensagens que sejam, sem tanta “viagem” e loucuras mil.

Sabe quando você começa a ver o filme e percebe que não está entendendo muita coisa? Eu fico tranquilo, sei que na metade ou no máximo no fim do filme tudo vai ficar claro. Ledo engano, o filme termina do mesmo modo que iniciou, totalmente nebuloso. Só depois da poeira sentar que peguei algumas coisas e até entendi o que Richard Kelly e os atores quiseram com o filme.

A história se passa num futuro pré-apocalíptico e nos apresenta Boxer Santeros (Dwayne Johnson “The Rock”) um ator de filmes de ação com amnésia, Kyrsta Now (Sarah Michelle Gellar), uma atriz pornô e apresentadora de um programa de televisão e os gêmeos idênticos Roland e Ronald Taverner (Seann William Scott). Num mundo a beira de um colapso social, econômico e ambiental, eles irão enfrentar ainda os neo-marxistas,  uma facção que usa métodos terroristas para deixar seus recados.

Toda essa salada de fruta de atores, histórias e personagens “nada a ver“, não se combinam e acaba o filme sendo um grande desencontro, grande mesmo pois ele tem mais de 2 horas de duração. A melhor cena do filme é quando Justin Timberlake (que por sinal se mostra um ótimo ator em todos os últimos filmes que fez) toma uma dose de uma droga e na sua alucinação se vê cantando uma canção do The Killers, com umas dançarinas. É simplesmente sensacional. Aliás a trilha sonora é muito boa, além de The Killers, temos Radiohead, Blur e muito mais.

O filme na verdade é uma sátira ao que o mundo se tornou depois dos atentados terroristas do 11 de setembro. O controle do governo pelo poder bélico, as formas cada vez mais “severas” e invasivas de controle das pessoas, tudo isso é mostrado no filme. Ainda sim, se você passa uma mensagem que quase ninguém intercepta, eu acho isso uma falha. Se é pra fazer um filme para 10 ou 20 pessoas gostarem, avisando antes, evita que muita gente perca seu tempo.

Acredito que assistindo novamente eu poderei pegar mais coisas, vislumbrar melhor as belas imagens e tudo mais, só que sinceramente, eu não tenho vontade alguma de fazer isso. O filme para mim foi um fracasso ou algo próximo as loucuras de David Lynch só que ruim, ainda que tenha tido algumas boas sátiras e piadas, e um ou outro momento genial, acompanhado de belíssimas atrizes como Sarah Michelle Gellar, não vale o seu tempo. A não ser que você concorde com esse cara aqui, que foi um dos raríssimos que vi elogiar a obra. Não preciso nem linkar os que odiaram, pesquisando rapidamente você encontrará de montão.

17 Comments so far »

  1.  

    Ramon said

    August 19 2008 @ 3:38 pm

    Acabei de ver o filme, é realmente bizarro. Mas não exatamente pelos mesmos motivos que você. Aguarde a minha resenha em breve.

    O filme é ruim por ser ruim mesmo. A história é totalmente absurda. Impossível levar o filme a sério em algum momento nem mesmo como uma sátira ou algo do tipo.

    A cena de Justin dublando The Killers realmente é a melhor cena do filme.

    Falando em David Lynch, você já viu algum filme dele?

  2.  

    Marcio Melo said

    August 20 2008 @ 7:16 am

    Vi uma parte de Cidade dos Sonhos outro dia no Telecine

  3.  

    Thiago said

    August 20 2008 @ 4:49 pm

    Do David Lynch, veja Twin Peaks.

  4.  

    Raphael said

    August 21 2008 @ 9:48 am

    Eu até tinha uma esperança sobre esse filme, mas depois de tantas críticas ruins que ele recebeu além do fato dele ter sido lançado direto em DVD aqui no Brasil, o que geralmente não é boa coisa, eu meio que deixei de lado.
    Vou esperar passar na Tela Quente mesmo…

  5.  

    Marcio Melo said

    August 21 2008 @ 10:22 am

    Poxa Raphael, acho que só no dia que o mundo acabar, como descrito no filme, ele passa em Tela-Quente hahaha

  6.  

    Felipe said

    August 22 2008 @ 8:49 pm

    Poxa, que bom que não fui so eu que achei o filme fraco, não sou nenhum cr´tico nem nada, mas não precisa de mto pra achar esse filme ruim. Vc ainda teve estomago de termina-lo, eu não.

  7.  

    Marcio Melo said

    August 23 2008 @ 6:02 am

    É Felipe, quando o filme é ruim não tem jeito.

    Eu tive que terminar só pra comentar aqui no blog, não se engage, eu dormi 3 vezes, tive que assistir em pedaços pq inteiro eu não consegui.

    []´s

  8.  

    Marcio via Rec6 said

    August 23 2008 @ 6:32 am

    Southland Tales - O Fim do Mundo…

    Depois do excelente Donnie Darko, o diretor Richard Kelly surta e lança um dos piores filmes do mundo. Southland Tales é um daqueles filmes para NÃO serem assistidos…

  9.  

    Dmitry said

    August 23 2008 @ 7:06 pm

    Fico realmente triste com isso pois tinha muitas esperanças para o novo filme do Kelly. Quem sabe da próxima vez sai um filme melhor.

    Temos que lembrar que esta versão não é a mesma imaginada por ele, afinal o estúdio exigiu diversas mudanças no corte original. Quem sabe um dia uma “versão do diretor” é lançada e o filme finalmente faça sentido.

  10.  

    Marcio Melo said

    August 24 2008 @ 8:30 am

    O filme foi cortado em quase 1 hora, e sinceramente, duvido que faria sentido. Com o tempo que tem eu quase não consegui assistir, imagina se fosse maior!

    Acho que o sucesso de Donnie Darko lhe subiu pela cabeça e ele fez esse filme do jeito que fez.

  11.  

    Carla Virgilio said

    September 2 2008 @ 4:44 pm

    Gente, não é que eu seja burra, mas, alguém pode me explicar o final do filme???

  12.  

    Marcio Melo said

    September 2 2008 @ 8:58 pm

    Carla, não se sinta burra não pois eu tb não entendi quase nada.

    Você já assistiu Donnie Darko? Foi o primeiro filme deste diretor e ele teve um grande sucesso. No filme tiveram algumas “viagens” mas nada no nivel deste Southland Tales que foi absurdo, e absurdo de ruim.

    Depois do grande sucesso com Donnie Darko, o diretor Richard kelly simplesmente “surtou” e fez essa barbaridade, e com mais dinheiro na mão!

    Eu tb fiquei me sentindo um idiota assistindo o filme, portanto nem procure explicações, apenas delete esse filme de sua mente.

  13.  

    Dmitry said

    September 7 2008 @ 7:41 pm

    Eu não sou de dar razão a dono de estúdio, mas os caras tem razão de terem ficado putos ao ver o resultado final. Eu finalmente vi este filme ontem e devo dizer PQP, com tudo em maiúsculo mesmo.

    Dá um trabalho enorme entender qualquer coisa e quando você entende não é grande coisa mesmo. Sem contar que este filme tem um grande pecado… ele parece longo, muito longo. Coisa que filmes como A Irmandade do Anel e O Cavaleiro das Trevas não parecem.

    Se tivesse nota negativa aqui eu te sugeriria.

  14.  

    Marcio Melo said

    September 7 2008 @ 8:00 pm

    Meu velho, esse aqui já venceu como o pior filme do ano, insuperável

  15.  

    gustavo b said

    September 11 2008 @ 5:11 pm

    conheci este site hj e ja fui lendo as resenhas e logo me interessei, tanto q add nos favoritos.

    as resenhas sao muito boas. concordei com a maioria delas. a cena com a musica dos Killers ficou animal mesmo. parece a nova propaganda da nike. e realmente esse justin tem acertado nos filmes que faz. quando fui ver o filme inicialmente, nao sabia que era do mesmo criador do donnie darko, mas suspeitei desde o principio, pois o clima eh bem parecido. tem uma cena ateh q aparece varias imagens do frank coladas na parede de um esconderijo.

  16.  

    Marcio Melo said

    September 12 2008 @ 7:34 am

    Olá gustavo, valeu pelos elogios e pelas visitas :D

    O filme realmente tem várias referências a outros filmes (inclusive a Donnie Darko que é dele) só que não fiquei muito olhando essas coisas não. Inclusive jamais assistiria novamente para ficar olhando, o filme é muito ruim. É uma pena!

  17.  

    tiago said

    September 22 2008 @ 5:09 pm

    pisaro e quem naum endente nem fisica quantica , nem marxismo….talvez esse seja o mais perto da realidade que um filme apocalitico posssa chegar…

Comment RSS · TrackBack URI

Leave a comment

Name: (Required)

eMail: (Required)

Website:

Comment: