Hooligans (Green Street Hooligans)

Direção: Lexi Alexander.
Roteiro: Deborah Del Prete,Gigi Pritzker,Donald Zuckerman.
Elenco: Elijah Wood, Charlie Hunnam, Claire Forlani, Marc Warren, Leo Gregory, Henry Goodman, Geoff Bell.
Ano: 2005 (EUA) / 2006 Brasil.
Gênero: Drama, Violência.
Tempo: 109 min.

Sinopse: Após ser expulso injustamente da Universidade de Harvard, Matt Bruckner (Elijah Wood) decide ir para a casa de sua irmã em Londres. Lá ele faz amizade com seu cunhado, Peter Dunham (Charlie Hunnam), que o apresenta ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Logo Matt aprende a marcar seu território, através das amizades que desenvolve neste mundo secreto e violento.

Acho que não tem coisa melhor do que você ligar a tv, assistir um filme “do nada” e dar de cara com um ótimo entretenimento. O filme Green Street Hooligans foi lançado em 2005 e apareceu por aqui em 2006, trazendo como grande destaque Elijah Wood, que estava recém “marcado” como o Frodo de o Senhor dos Anéis. Ele simplesmente arrasou neste filme, ao contrário do que muitos pensavam.

hooligans_1

Até mesmo os que não suportam futebol já devem ter ouvido falar nos Hooligans. São basicamente torcedores de times da inglaterra, que quando encontrados são banidos dos estádios (em toda a europa), que vão para os jogos para brigar com as torcidas rivais. Violência apenas para se sentirem vivos ou serem respeitados, e como foi mostrado no filme, o resultado do jogo do seu time é o menos importante para eles.

A história segue Matt Bruckner (Elijah Wood) que foi expulso de Havard após o seu colega de quarto colocar sua cocaína em seus pertences. Sem ter muito o que fazer ele vai para a casa de sua irmã Shannon (a bela Claire Forlani) que está casada e vivendo na inglaterra. Lá ele acaba conhecendo o irmão de seu cunhado; Pete (Charlie Hunnam) que é integrante da GSE, uma facção da torcida do West Ham United (Tevez quando saiu do Corinthians foi jogar nesse time). A partir daí ele acaba “seduzido” e aos poucos vai se tornando um “hooligan“.

As cenas de violência são muito boas, muito bem feitas, parecem muito reais. Sangue, porrada, e as tomadas apresentadas são “empolgantes“. A motivação destes indivíduos em irem aos jogos para brigar com as torcidas dos outros times são mostradas de uma forma bem realista. Eles estão ali pela adrenalina, para se “sentirem vivos” e principalmente para tornarem a “tradicional” GSE novamente respeitada.

O maior problema do filme é realmente no final, a cena de desfecho parece mostrar que toda essa irracionalidade é de alguma forma algo “belo”, ou como se pudéssemos tirar algo de bom de toda aquela selvageria. Se o filme transcorre bem realista até o seu desfecho, apresentando um pouco mais do “sentido louco de vida” destes tipos de torcedores, o final acaba um pouco por manchar a história. Por isso eu não achei o filme sensacional, mas até chegar ao fim eu já tinha adorado muita coisa, inclusive a bela atuação de Elijah Wood.

hooligans3

No geral um filme muito bom e que deve agradar bastante os amantes de futebol, que verão times de “verdade” jogando – são poucas as cenas mas ajuda a trazer verossimilhança à obra – e ainda podem acompanhar um pouco mais do estilo de vida desses “insanos” que são os Hooligans. Para quem não gosta de futebol, ainda sim é um bom filme. Mais uma ótima dica para quando você quiser ver algum filme em sua Tv por assinatura, ou locar, ou ainda aquela coisa feia de baixar filmes na internet. Vale a pena!

Related Posts with Thumbnails