Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

Direção: Christopher Nolan.
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan.
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal, Michael Caine.
Ano: 2008.
Gênero: Ação, Aventura, Drama.
Tempo: 158 min.

Sinopse: Batman (Christian Bale) está de volta para lutar na guerra contra o crime em Gotham City. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman trabalha para destruir de vez o crime organizado na cidade. O trio se mostra eficaz, mas eles logo se vêem como alvos de uma promissora mente criminosa conhecida como Coringa (Heath Ledger), que envolve Gotham em anarquia e força o Cavaleiro das Trevas a ficar próximo de cruzar a tênue linha entre herói e vigilante.

Todos já devem ter lido por ai que O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) é sensacional, pois bem, sou mais um pra lista e digo mais, a melhor adaptação de um super-herói dos quadrinhos para as telonas, superando inclusive o seu antecessor Batman Begins que já é fantástico. Um filme denso, dramático, sombrio e com uma atuação de Heath Ledger como o grande vilão Coringa, que faz parecer que o ator coadjuvante do filme é Christian Bale como o Bruce Wayne/Batman.

Quem vai esperando um ótimo filme e muita aventura e ação vai se surpreender, pois, The Dark Knight é muito além disso. É um filme bastante sombrio, com muito suspense e até poderia dizer assustador, algumas cenas são fortes e de modo algum deixem as crianças assistirem. Heath Ledger já venceu o Oscar, não tenham dúvidas. Ele cria o melhor Coringa de todos os tempos. Anarquista, psicótico, louco, insano e que na verdade não tem nenhuma grande motivação além de simplesmente querer ver “o circo pegar fogo“. Algumas cenas são memoráveis e certamente entrarão para a história do cinema.

O filme por ser um pouco longo deixa bastante tempo para poder desenvolver melhor todos os personagens. Aaron Eckhart – que faz um papel que tem lá algumas semelhanças com o ótimo “Obrigado Por Fumar” – faz um ótimo trabalho como Harvey Dent, que todos chamam de o cavaleiro branco de Gotham City. Junto com Gordon (Gary Oldman) e o próprio Batman eles formam um trio que incomoda bastante os crimonosos da cidade.

Saindo um pouco do lado dos mocinhos, os vilões também são sensacionais. Além do Coringa que está num nível inalcansável, temos o Duas Caras que é simplesmente aterrorizante e muito assustador. Sua motivação foi bastante trabalhada na trama. O filme foi realmente bem recheado de vilões, um exagero de boa qualidade.

Quem tiver ainda a oportunidade de assistir o DVD Batman – O Cavaleiro de Gotham não deixem de conferir. Assim como fizeram com Matrix onde lançaram o DVD Animatrix com algumas pequenas histórias em animação estilo japonês, fizeram também 6 pequenas histórias sobre o universo de Gotham City e do filme do Batman. A diferença está apenas que as histórias de O Cavaleiro de Gotham não estão para “tapar buracos“, servem apenas como um ‘algo a mais‘ para enriquecer a trama. E na minha opnião enriqueceu bastante e, como assisti antes do filme, me deixou ainda mais ansioso.

O filme é perfeito e não tem nada de ruim? De ruim tem sim, aliás de péssimo e irreparável. Depois da morte do ator Heath Ledger como ficará um possível próximo filme? Quem será o vilão? Isso vai ser um trabalho bastante difícil, mas difícil ainda – para não dizer impossível – vai ser fazer um filme melhor que este. Só posso dizer a você que ainda não viu para correr até o cinema e presenciar um dos melhores filmes que já assisti em minha vida. Dizer apenas que vale a pena é menosprezar esta obra-prima. Se prepare para ficar sem ar no cinema.

Related Posts with Thumbnails