Homem de Ferro (Iron Man)

Poster Homem de Ferro

Homem de Ferro (Iron Man)

Direção: Jon Favreau.
Roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum, Matt Holloway adaptação dos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber, Jack Kirby.
Lançamento: 2008.
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb, Shaun Toub, Faran Tahir, Sayed Badreya, Bill Smitrovich, Clark Gregg.
Gênero: Ação.
Tempo: 126 min.

Sinopse: Adaptação da série de quadrinhos da Marvel que conta a história de Tony Stark, um bilionário das indústrias que um dia é sequestrado e obrigado a construir uma arma devastadora. Usando sua inteligência e genialidade ele acaba construindo uma armadura de alta-tecnologia que o ajuda a escapar do cativeiro. Durante o seu retorno ele descobre um plano com implicações globais, e é aí que ele decide proteger o mundo como o Homem de Ferro.

Conferi ontem um dos maiores lançamentos para ano de 2008, sem dúvidas o Homem de Ferro (Iron Man) é o melhor filme de ação que assisti este ano. A adaptação da história dos quadrinhos está realmente sensacional. Os efeitos especiais são muito bons e bem usados. Robert Downey Jr. interpretando o bilionário Tony Stark (o homem de ferro) ficou muito legal, com muito carisma o que acaba prendendo sua atenção durante toda a trama. O filme tem ótimas doses de humor, sarcasmos e algumas sacadas geniais também. O que faltou para ser um excelente filme? Acho que faltou algo nos vilões.

Como todo primeiro filme de super-herói, primeiro precisamos conhecer sua vida antes de se tornar um herói, e também o que o motivou a fazer isso. O filme nos mostra isso de uma forma muito boa, gastando um bom tempo da trama para nos apresentar o personagem e nos aproximarmos dele. Pode parecer um pouco “grande demais” este tempo, mas ele é necessário. A história foi feita de forma fiel aos quadrinhos, claro que com algumas adaptações e atualizações, como mostrar os Estados Unidos ocupando o Oriente Médio, o que acaba nos deixando próximo da trama.

Depois de uma intervenção de um grupo terrorista, que quer uma potente arma desenvolvida por Tony Stark, ele acorda em uma caverna e descobre que alguns estilhaçoes penetraram no seu peito. Vivendo com a ajuda de uma bateria e um aparato tecnológico que evita que os estilhaços cheguem ao seu coração, ele é obrigado a produzir o “Jerico“, um potente míssil. Ao invés disso, e com a ajuda de um cientista Yinsen (Shaun Toub), ele constrói uma poderosa armadura altamente mortal, que o faz conseguir escapar do cativeiro e destruir os demais terroristas.

Quando consegue voltar para sua casa ele então decide aperfeiçoar sua armadura – e também o aparato que o mantém vivo – e acaba indo contra tudo o que fez na vida, ele decide proteger as pessoas e se torna o Homem de Ferro. Temos ainda a participação não tão brilhante de Gwyneth Paltrow como Pepper Potts (que no gibi deve ter uma relevância maior do que no filme).

As cenas de ação são muito boas, a trilha sonora “rock” também é ótima, sendo que o ápice deixaram para os créditos finais com a música “Iron Man” do Black Sabbath. Agora o vilão, ou os vilões se considerarmos também os primeiros terroristas que não possuiram chance alguma contra a pontente armadura de Tony Stark, são muito irrelevantes e fracos. Em nenhum momento parecia que eles podiam fazer frente. O tal Monge deixa o final do filme parecendo na verdade uma luta de robôs sem muitas emoções.

Tivemos ótimas deixas para continuações, algumas não tão visíveis para quem não conhece muito da história do personagem, sem contar ainda com a sempre presente e cômica participação de Stan Lee (o criador da história em quadrinhos do Homem de Ferro e de muitas outras). Tudo muito bem produzido e uma verdadeira aula de como se deve ser feito um filme de super-herói, e também um filme de ação.

Posso dizer apenas que faltou muito pouco para eu achar o filme excelente mas tenho certeza que o filme vai agradar muita gente, as primeiras críticas estão sendo ótimas e vale totalmente a sua ida ao cinema. Um dos melhores, se não o melhor, filme que vi este ano. Deve aparecer no meu top 10 em Dezembro. Recomendadíssimo, não deixe passar a oportunidade de vê-lo nas telonas. Assisti o filme com Ramonaldo e ele deixou um belo comentário no fim: “A cena final é altamente nerd“. Confiram, porquê o filme vale cada um dos 126 minutos da trama.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

13 Comments

  1. Vou tentar assistir esse fim de semana ainda.
    Filme muito aguardado por mim, e parece que vai corresponder Às espectativas!

    Post a Reply
  2. Eu tenho uma grande aversão a filmes de super-herói, talvez porque nunca fui muito ligado a quadrinhos, filmes de ação, etc. Mas alguns até valem a pena, como x-men. Esse ai talvez valha.

    Post a Reply
  3. Hoje fui ao cinema com a minha namorada tentar assistir, mas a fila era tão grande que desistimos…

    Post a Reply
  4. Sim, o filme é muito bom e bem bacana.
    Ainda estou na dúvida, mas devo dar 4 estrelas também.
    Acho que o problema maior é eu não ser muito fã do personagem, mas Robert Downey Jr como Tony Stark foi uma excelente escolha.

    Sim, vc viu que tinha mesmo uma cena final escondida depois dos créditos? Eu vi no Omelete. Depois procurei no YouTube e achei uma versão toscona de um brasileiro que filmou no cinema. Aparece Samuel Jackson como Nick Fury (lider da S.H.I.E.L.D.) chamando o Homem de Ferro pra entrar para os Vingadores.
    ehhehehehehe

    Post a Reply
  5. Eu li sobre a tal cena e fiquei até pra te perguntar sobre ela, pq eu sai antes.

    Não passa mesmo rei, depois procuro no youtube então.

    Post a Reply
  6. Gente o filme é muito bom mesmo. Serio o vi ontem e é demais!! vale ficar no cinema até parar o letreiro viu fiquem!! … esperem o fim todo do filme.
    muito bom … ótima adaptação da série de quadrinho

    Post a Reply
  7. E ai galera.
    Vcs sabem algum site que tenha o filme do iron man – o homem de ferro legendado, estou a noite toda procurando mais não estou encontrando.
    Eu tenho um site muito bom, mas é só de seriados.
    Me ajudem ai galera, obrigado
    valeu.

    Post a Reply
  8. Senhores, o filme é bom, muito bom, torço muito para a continuação manter a linha, com ou sem Avengers, prefiro sem, na minha modesta opinião “finalmente” a Marvel acertou em um filme, O Robert Downey Jr. é foda, e ele tem ou teve uma vida meio Stark, ai ficou fácil … recomendo e tb acredito q vale a pena ver o teaser pós-creditos finais.

    agora que vou comprar um desses, doutores podem apostar.
    http://blogdebrinquedo.com.br/2008/05/02/estatua-de-altissima-qualidade-do-iron-man/

    Post a Reply
  9. ironmaneo merofilme tomaraquitomaraquisanhau2

    Post a Reply
  10. sou fã do iron man deste que tinha um só dentinho na boca,hoje tenho 45.

    Post a Reply
  11. dá pra assisti!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcio via Rec6 - Homem de Ferro (Iron Man)... Crítica do filme. Um belo filme de ação e uma ótima adaptação da série…
  2. blogdebrinquedo.com.br » Blog Archive » Estátua de Altíssima Qualidade do Iron Man! - [...] Leia uma crítica do filme do Homem de Ferro no blog Porra man! [...]
  3. Porra, man! » Os vencedores do Mtv Movie Awards 2008 - [...] - Melhor Filme: Transformers - Melhor Ator: Will Smith em ‘Eu Sou a Lenda‘. - Melhor Estreante: Zac Efron…
  4. Porra, man! » O Incrível Hulk (The Incredible Hulk) - [...] pessoal, acho que o filme é bom, é divertido, é legal, entretanto, ainda está muito além do Homem de…
  5. Porra, man! » [Esse era bala] - Mulher nota 1000 - [...] mãos de tesoura”. Mas o mais curioso é ver gente como Robert Downey Jr. (sim, ele mesmo, o Homem…
  6. Porra, man! » Super-Heróis - A Liga da Injustiça (Disaster Movie) - [...] “Disaster Movie“, algo como “Filme de Desastre“. No Brasil viram Hancock, Homem de Ferro e tal, pronto: “Super-Heróis -…
  7. Trovão Tropical (Tropic Thunder) | Porra, man! - [...] ator Ben Stiller que traz um elenco recheado de grandes astros como o próprio Stiller, o ‘homem-de-ferro‘ Robert Downey…
  8. Siga as celebridades do cinema no Twitter. | Porra, man! - [...] Favreau – @jon_favreau: Diretor de Homem de Ferro, está trabalhando atualmente na [...]
  9. Quem será o vilão do próximo Batman? | Porra, man! - [...] possui um vasto repertório de vilões dignos de um grande super-herói, ao contrário do Homem de Ferro por exemplo,…
  10. Crítica: Sherlock Holmes, um filme elementar e divertido. | Porra, man! - [...] nova adaptação traz um Holmes (Robert Downey Jr., Homem de Ferro, Trovão Tropical)  modernizado, diferente um pouco do que…
  11. Top 5 | Filmes do Marvel Cinematic Universe - POCILGA - […] Homem de Ferro (Iron Man) […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.