George A. Romero, o mestre dos Zumbis.

Para os que ainda não sabem eu adoro filmes de Zumbi. E para quem, assim como eu, gosta de filmes do gênero o maior ídolo é o cara por trás dos maiores clássicos “Zumbi”, ninguém menos que George A. Romero.

Como estamos em Tupiland ainda estou pacientemente aguardando o seu mais novo filme, Diary of the Dead. Mais um pouco, eu não resisto e acabo baixando na internet. Segue abaixo a lista cronológica de seus filmes (de Zumbi é lógico):

Night of the Living Dead (1968) – A Noite dos Mortos Vivos.

Nada menos que o principal clássico dos filme do gênero. Inspirou zilhares de filmes de ‘horror’ e daí começou a surgir a verdadeira febre por filmes de Zumbi. Foi filmado ainda em preto e branco e foi muito ousado para sua época.

Dawn of the Dead (1978) – O Despertar dos Mortos

Tiveram cenas clássicas e memoráveis, alguns dizem ser o melhor dos filmes de Romero. Teve uma ótima refilmagem em 2004, que saiu com o nome de Madrugada dos Mortos por aqui. Basicamente um grupo de sobreviventes em meio a terra já infestada de Zumbis se refugia num shopping center. Críticas sociais ao ‘consumo’ são bastante expostas no original, que ainda contou com mais um ato de coragem do grande cineasta, ao mostrar uma morte de zumbis ‘crianças’. Ainda que Zumbis, ‘matar crianças’ no cinema nunca foi uma tarefa fácil, imagina em 1978.

Para quem viu a refilmagem em 2004 e saiu antes dos créditos perdeu o final do filme, a melhor parte logicamente. Você foi um deles? Que pena nem sabe o que aconteceu 🙂

Day of the Dead (1985) – O Dia dos Mortos

Mostrou a história onde uma guerra nuclear acabou deixando todos os humanos morando debaixo da terra. Em cima vivem apenas os Zumbis. O problema se complica quando o estoque de mantimentos termina. Daí vocês já imaginam o que acontece.

Land of the Dead (2005) – Terra dos Mortos

Depois de tanto tempo Romero voltou e resolveu fazer mais um filme. Este fui conferir no cinema, entusiasmado principalmente depois de ter visto o remake “Madrugada dos Mortos” um ano antes. Os Zumbis tomam conta do planeta e os poucos humanos sobreviventes vivem em uma cidade cercada por altos muros e com muita segurança. Só que um dos Zumbis demonstra uma ‘certa inteligência’ e acaba criando um tipo de rebelião para invadir a cidade atrás é lógico de carne humana fresca.

Diary of the Dead (2007/2008)

Com uma história um tanto quanto estranha, foi dito que é um filme que ou você ama ou você odeia. Estou louco para assistir. Nele um grupo de jovens atores estão fazendo um filme de Zumbis, onde de repente Zumbis verdadeiros começam a atacar. Parece que o filme vai ter uma sequência que por enquanto está previsto para 2009.

Os filmes de Zumbi tem uma fórmula básica. Os Zumbis não são necessariamente canibais, eles estão atrás de carne fresca, afinal eles não ‘se comem’ (lá ele). Aquele velho mote de não ser modido para não virar um Zumbi e é aquela correria, tem que arrancar (ou atirar) na cabeça, carnificina, sangue. Eu particulamente gosto mais quando não tem explicação, eles simplesmente surgem e saem detonando todo mundo.

Em Extermínio existe uma preocupação maior em explicar como uma doença e tal, que são as partes menos legais do filme. São bons justamente nos momentos de ação. Os Zumbis de Romero são os clássicos lentões. Algumas cenas são muito cômicas. Em fim, não tem bem uma explicação, eu simplesmente adoro. E você?

Via: CraveOnline

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

9 Comments

  1. Sou fã de Romero desde criança e vi todos os filmes citados, inclusive Diário dos Mortos. Infelizmente sou da parte de pessoas que odiou o filme. Não pelos Zumbis ou a crítica social (consumo e a violência dos rednecks americanos) tão presente nos filmes dele, mas pelas atuações e qualidade do filme.

    Ele é para ser um Cloverfield dos filmes de Zumbis, mas existem muitas falhas no roteiro. Assista e tire suas conclusões.

    Mas como este filme saiu direto em DVD nos EUA acredito que logo logo estrá por aqui.

    Sobre Extermínio eu nem considero ele como um filme de zumbis, pois as pessoas no filme não estão mortas, mas infectadas. Inclusive sou grande fã deste filme que têm cenas extremamente tensas. Vale lembrar a maravilhosa cena de abertura de Extermínio 2, trazendo uma tensão enorme que infelizmente não foi mantida no resto do filme. Vou até fazer um post sobre ela agora.

    Abraços

    Post a Reply
  2. Land of the Dead é louco, muito louco. Aliás o conceito de zumbi é algo muito louco…

    Post a Reply
  3. Valeu Manoel pela dica, mas já sou cadastrado no MovieMobz. Uma pena que essa mobilização de quase 30 pessoas seja no rio, aqui em Salvador eu criei uma pro Diario dos Mortos e por enquanto só conta com 3 pessoas :/

    Post a Reply
  4. George Romero é o cara! O Rei dos mortos vivos! Sou fã dele. Outro diretor que n fia mtoatrás é o falecido Lucio Fulci.

    Post a Reply
  5. Eu tambem sou um grande fã de George Romero, e to terminando de assistir todos esses filmes citados. Acabei de assitir o Diario dos Mortos, e particulamente, eu adorei. A critica foi sensacional. Pode não ter boas atuações e nem muito sangue. Mais o roteiro, principalmente os monologos foram muito inteligentes.

    Post a Reply
    • Valeu cara, para quem curte Zumbis é impossível não ser fã de Romero!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Crítica: Zombieland (Zumbilândia) | Porra, man! - [...] Romero se consagrou como o mestre dos filmes de zumbi, que se tornou até um gênero de filme. Suas…
  2. Crítica: Diário dos Mortos de George Romero 2008 | Porra, man! - [...] formos analisar a saga “dos mortos” do pai dos zumbis George Romero, “Diário dos Mortos (Diary of the Dead)”…
  3. Crítica: A Epidemia (The Crazies) | Porra, man! - [...] Mas como este não é um blog etílico (ainda) vamos comentar aqui sobre mais uma refilmagem do mestre dos…
  4. Os 10 Melhores Filmes de Zumbi de todos os tempos | Porra, man! - [...] mais do que óbvio ver um Top 10 filmes de Zumbi dominado pelas obras de George Romero. Quero saber…
  5. Juan de Los Muertos (Juan of the Dead) | Porra, man! - [...] de estilingue acertando a cabeça de um morto-vivo) com algumas ótimas piadas. No melhor estilo Romero de produção zumbi,…
  6. Guerra Mundial Z (World War Z) - Porra, man! - [...] bastante competentes e que fazem valer o seu tempo e dinheiro. Pode não trazer toda aquela carga política social…
  7. Porto dos Mortos (Beyond the Grave) - Porra, man! - […] considerado uma vitória do cinema independente nacional. Ainda que o título remeta aos filmes de Romero, “Porto dos Mortos”…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.