1: Péssimo

Dungeons & Dragons: A aventura começa agora!

Diretor: Courtney Solomon.
Roteiro: Topper Lilien e Carroll Cartwright adaptação do jogo de RPG de E. Gary Gygax.
Lançamento: 2000 (EUA) / 2001 (Brasil).
Elenco: Jeremy Irons, Bruce Payne, Justin Whalin, Marlon Wayans, Robert Miano, Tomas Havrlik, Thora Birch, Edward Jewesbury, Zoe McLellan, Lee Arenberg, Kristen Wilson.
Gênero: Aventura, Ficção.
Tempo: 107 min.

Sinopse: O Conselho dos Magos – a elite dos usuários de magia – dominam o mundo de Izmer, onde o povo não tem vez. Ao ser coroada Imperatriz, a jovem Savina propõe uma mudança nas leis, para que plebeus e magos passem a ter direitos iguais. Mas o terrível mago do mal Profion discorda de suas idéias, e conspira contra ela.

Um dos “PEORES” filmes do mundo, meu Deus, o que eu posso dizer de Dungeons and Dragons lançado em 2000 (2001 aqui em Tupiland)? A muito tempo que venho ouvindo falar mal deste filme, que acabei deixando sempre de lado para assistir, mas ainda tinha aquela curiosidade mórbida, pois, na minha adolescência era um típico jovem entusiasta jogador de RPG, e Dungeons & Dragons era meu jogo favorito.

Se ainda existe alguém que não saiba, o clássico desenho “Caverna do Dragão” é uma adaptação do RPG. Alguém também não sabe o que é Role Playng Game? A grosso modo um jogo com dados multifacetados (de 4 a 20 faces), geralmente baseado na época medieval com Magos, Monstros e Dragões, e que é (pra mim era) muito divertido. Possibilita diversas aventuras e cada partida é sempre diferente da outra. claro que tudo tem seu tempo, e o meu terminou com fim de minha adolescência, deixei o RPG de lado mas ainda tenho aqui o Hero Quest (é quase um RPG e me botou no mal caminho) e meus dados do D&D, pra quê eu não sei. Veja abaixo uma imagem de uma típica partida.

Pois bem, se o filme ao invés do que foi feito fosse uma partida como a de cima filmada com câmera de celular, seria melhor. Qualquer Dungeon Master (o “mestre” que dita o jogo para os demais participantes) com um conjunto de dados e duas fichas de personagem faria algo mais decente. Eu mesmo já joguei aventuras de revista (Dragão Brasil) que eram muito melhores do que a história da trama que foi para as telonas.

O figurino é deprimente, as atuações são horríveis. O roteiro então uma lástima. Tem uma cena mesmo que eles encontram um ladrão poderoso. Pausa para mais um explicação: os personagens do jogo geralmente são Ladrões, Clérigos (tipo um Padre Voador mais que tem poderes para voltar ao chão e seu Deus o ouve), Magos e Guerreiros. Bom, nessa tal cena com o ladrão eles já entram falando que ele é uma ladrão poderosíssimo não sei o quê, só faltou ele dizer: “Poxa, você é um ladrão nível 20 com 19 pontos de destreza, o que lhe proporciona +3 na esquiva”. Ridículo. o sujeito tem que ultrapassar um labirinto cheio de armadilhas mortais para pegar uma pedra (nem lembro mais o que era), só que ninguém nunca saiu vivo. Durante sua jornada as pessoas ficam olhando e dando dicas, é mais ou menos assim: “Joga um dado de 6 faces para fugir da lança envenenada. Cuidado, use o dado de 20 faces para resisência contra veneno se não você vai levar 1d8+5 de dano”.

Não estou exagerando, para quem jogou o RPG é isso mesmo que você vê nas entrelinhas durante o filme. Se os filmes de Uwe Boll são o terror das adaptações dos videogames, Dungeons & Dragons é uma aula do que NÂO deve ser feito com um filme medieval ou de RPG que seja. Acabei conferindo no velho Telecine Action, que já passou filmes muito melhores, outro dia vi um cabeludo com uma espada que matou mais de 200 caras com metralhadoras e pistolas. Muito melhor!

O que falar da história? Nada. Vou comentar nada. Só uma coisa, JAMAIS assista. Não faça como eu, existem filmes que não merecem nem sua atenção ao olhar a capa na locadora. Até me assustei com seus incríveis 11% de aprovação no RottenTomatoes. Tenho certeza que este foi um dos piores filmes que já vi em minha vida. Meu Top 10 “PEORES” do mundo está quase completo e ele está na lista. Jogue um dado de 20 faces, se cair 21 você pode assistir, qualquer outro resultado corra.

Related Posts with Thumbnails