Baseado num livro chamado “The Body (O Corpo)” de Stephen King, Conta Comigo (Stand By Me) é um dos filmes que marcaram a minha vida. Um grande clássico com uma das histórias mais belas sobre amizade. Uma verdadeira obra-prima, que é passado de forma simples e direta, com uma trama muito bonita sobre 4 garotos que saem de sua pequena cidade rumo a uma grande aventura, que marca suas vidas para sempre. Esse, com toda certeza, é um dos maiores clássicos da sessão da tarde.

A trama se passa no início da década de 60 e conta a história de Chris (River Phoenix), Gordie (Wil Wheaton), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O’Connell), quatro jovens amigos que estão tentando aproveitar suas férias em sua pacata cidade. Depois que Vern descobre que um garoto de sua vizinhança morreu atropelado por um trem, eles decidem ir para a floresta seguindo os trilhos para tentar encontrar o seu corpo, que está desaparecido, tudo isso movido pelo desejo mórbido de ver alguém morto (vale a redundância ok?). Não lembra ou não é da época? Confira o fantástico trailer abaixo:


Clique aqui caso esteja lendo o feed e não consiga ver o vídeo.

A canção Stand By Me (que passa no final deste trailer) é de arrepiar. Outro dia estava com insônia e fiquei altamente feliz ao ver que estava passando no corujão (ou algo similar) na globo este filme, e ainda era o início. Claro que assisti até o fim e pude relembrar das cenas clássicas. O filme ainda conta com a participação de Kiefer Sutherland (Jack Bauer, uoooohhhh!) que interpreta um bad boy que além de atazanar a vida dos garotos tenta atrapalhá-los.

Mais do que uma história que pode aparecer boba para alguns, Conta Comigo, é uma aula sobre amizade e nos mostra que os 4 jovens amigos marcam suas vidas com esta aventura. Um filme na verdade bem dramático, e longe de ser simplesmente um filme infantil. Quem não se emociona ao lembrar desta trama? Não diga que apenas eu.

O filme alterna muito bem boas doses de humor com momentos sérios e de transformação. Algumas cenas falam por si só, nem precisam de diálogo. Algumas delas são marcantes como quando temos dois deles correndo na ponte para não serem mortos pelo trem, ou quando eles se reunem na fogueira para contar histórias assustadores ou a que primeiro me surje na mente, que é deles saindo do lago e descobrindo que estão cheio de sangue-sugas. Gordie então descobre uma num lugar muito incômodo, só de lembrar dói.

Uma jornada que mudará para sempre suas vidas, e nos faz refletir sobre o tema principal do filme, a amizade. Depois que eles descobrem o corpo do garoto fica claro a mudança em suas vidas. Quando eles voltam para suas casas eles receiam, e parecem advinhar, que eles acabariam se separando no decorrer de suas vidas. O final do filme então é de arrepiar, quando nos mostra Gordie já adulto, escrevendo um livro sobre a sua jornada na infância (a própria apresentada no filme) e ele diz uma frase célebre:

“Amigos nas nossas vidas são como garçons em restaurantes. Sempre passam, porém, alguns demoram mais do que outros.”

Quem hoje já na sua fase adulta (ou quase isso) não se lembra de grandes amigos que teve na infância, daqueles que pareciam que iriam ficar contigo pro resto de sua vida, mas que o destino acaba nos separando de uma forma ou de outra, e eles se tornam apenas uma lembrança distante. Se você for um ET, ou se ainda não tinha idade na época que o filme era exibido, corra para assistir, pois este é um filme excelente e eu recomendo muito.

Algumas Curiosidades:

River Phoenix fez filmes como Viagem ao Mundo dos Sonhos e Garotos de Programa (1991). Teve uma grande participação em Indiana Jones e a última Cruzada interpretando um jovem Indiana, e parecia ser o mais promissor dos garotos, entretanto, teve uma morte trágica com um ataque cardíaco induzido por drogas em 1993.

Para Whil Wheaton foi o auge da sua carreira. Após este filme infelizmente ele levou uma vida praticamente irrelevante como ator, trabalhando ultimamente em algumas séries de Tv.

Corey Feldman era figurinha carimbada em grandes clássicos da sessão da tarde. Fez bons filmes como Garotos Perdidos, Sem Licença para Dirigir, Goonies, dentre outros. Apesar de ter um destino melhor do que Whil Wheaton, pouco a pouco sua carreira foi minando e atualmente é praticamente um desconhecido, que vai até participar do segundo Garotos Perdidos: A Tribo.

Jerry O´Connel quem diria de gordinho meio nerd se tornou o ator que teve mais sorte. Faz alguns filmes conhecidos de vez em quando e é uma figura que já vi inclusive em uma trama ou outra mas nunca tinha ligado ele ao gordinho de Conta Comigo. Fez Pânico 2, para citar um filme.

Fontes: IMDb, High Fidelity e Boca do Inferno.

Confira abaixo uma galeria com as imagens usadas neste post e algumas outras, inclusive um wallpaper do filme.

Related Posts with Thumbnails