Esse Era Bala! – O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter) [1984]

Se não era fantástico pelo menos era um filme muito legal e que hoje conta na lista dos clássicos da sessão da tarde da década de 80. O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter) foi lançado em 1984 e todos nós que somos desta época o vimos diversas vezes. Com uma temática que me agradou bastante que envolvia ficção científica, batalhas no espaço, fliperama e uma boa dose de comédia, foi um filme que me cativou tanto que há uns 3 anos atrás cheguei a conseguir baixar na internet. A legenda deu um trabalhinho mas consegui, o que na verdade não acaba sendo a mesma coisa já que tinha me acostumado com a versão dublada. Não o tenho mais porquê em algum espaço-tempo tetra-dimensional, entre este período, meu pc deu fim no hd e perdi tudo.

Não o procurei novamente porque bastou revê-lo apenas uma vez. A magia que tinha na minha infância desapareceu um pouco depois de vê-lo novamente. Não é como um Curtindo a Vida Adoidado, Goonies ou Garotos Perdidos” – só para exemplificar alguns – que eu não canso de rever. Talvez tenha sido por causa da temática futurista que não tinha bons equipamentos e computadores para dar uma melhor qualidade ao filme na época. Os que interpretavam os aliens pareciam ter alugado fantasias na loja da esquina, assim como fizeram com Lion Man.

O Último Guerreiro das Estrelas

“Ele não encontrou seu sonho… Seu sonho o encontrou…”

A trama gira em torno de Alex (Lance Guest), um jovem que era fera num fliperama “Starfighter“, que consistia em pilotar uma nave espacial e sair detonando todos os inimigos. Ele era o melhor no local onde morava e todos ficavam sempre o vendo jogar, até o dia em que ele conseguiu zerar o jogo. Nesse dia durante a noite um misterioso homem surge num veículo estelar e o leva para combater numa batalha espacial, afinal ele era “o ultimo guerreiro das estrelas” (de arrepiar não?). Ele foi o único na terra que conseguiu passar no “teste” inicial, e se tratava também da última esperança.

No hangar onde as naves estão se preparando para a batalha ele conhece um alien que irá tripular a nave com ele. De início com uma aparência intimidante Alex fica um pouco receioso, mas logo se tornam grandes amigos e detonam a galerinha do mal do espaço.

A parte cômica e também uma das várias passagens clássicas do filme, é quando Alex vai para o espaço e comenta que seus familiares e sua namorada vão sentir a falta deles. O “recruta” rapidamente “gera” um clone dele e o deixa na terra. O engraçado é que o clone é todo troncho. Rende algumas boas risadas.

O Ultimo Guerreiro das Estrelas

“Nem em seus mais distantes sonhos Alex suspeitou que esta noite ele seria… O Último Guerreiro das Estrelas”

Está sendo produzida uma continuação do filme prevista para ser lançado nos idos de 2010 pelo que andei pesquisando. Resta saber como vai se chamar, já que Alex supostamente foi o último guerreiro das estrelas.

Curiosidades:

  • Foi o primeiro filme a fazer todos os efeitos especiais no computador. Na verdade quase todos, temos as explosões que estão fora desse “todos“.
  • O “Carro Estelar” foi baseado no veículo Delorean (da mesma forma que fez o filme “De Volta para o Futuro” de 1985), incluindo como item principal as portas em formatos de “asas” que abrem para cima.
  • O game que Alex jogava, o fliperama melhor dizendo, na verdade não existia, principalmente porquê na época nenhum game ou fliperama era capaz de gerar figuras poligonais 3D com todos aqueles movimentos e em “tempo real“. Alguns rumores dizem que a Atari chegou a produzir um protótipo do fliperama Last Starfighter, mas dizem que foi de alguma forma “perdido“.
  • O Ator Lance Guest que era tipo um jovem galã na época, depois desse filme não conseguiu mais nenhum papel de destaque. Continuou sua carreira praticamente apenas na tv fazendo programas pouco relevantes, inclusive participou de um episódio da segunda temporada de Jericho, Condor. Eu já assisti. Depois eu vejo se consigo indentificá-lo.

[Atualização]

  1. Confira neste link o trailer do filme no youtube. Enviado nos comentários pelo Dmitry!
  2. O meu grande parceiro Thiago do Blog dos Joguinhos acabou encontrando a versão do game para baixar e ainda de quebra um pessoal que comprou a cabine do fliperama utilizada no filme. Fantástico!

[Atualização]

Esses também eram Bala!

Surf no Havaí
Cybercops – Os Policiais do Futuro
Viagem ao Mundo dos Sonhos
Lion Man

Fontes: Omelete, CinePlayers e IMDb.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

17 Comments

  1. Esse, definitivamente, era bala!

    Abraços.

    Post a Reply
  2. Parafraseando o título do site “porra man” você tirou este filme do fundo do baú. Fiquei até com vontade de vê-lo de novo.

    Só faltou o trailer, que pode ser visto na url http://www.youtube.com/watch?v=H7NaxBxFWSo

    p.s: Sobre o Uwe Boll só assista um filme dele se você não tiver mais nada para ver.

    Post a Reply
  3. É man, eu lembro desse filme, mas não me marcou. Mas sem dúvidas era um clássico da Sessão da Tarde.

    Pensei agora, quais seriam os clássicos da sessão da tarde da atualidade? Poderia ser um bom tema para uma futura postagem.

    To olhando aqui no site da Globo a programação dessa semana. Tem “Dr. Dolittle”, “Jumanji” e “O Dia Depois de Amanhã”. Porra man, esse último é de 2004, passou tem pouco tempo no cinema e já está na Sessão Tarde. heheheheheh…

    Post a Reply
  4. Boa Dmitry, atualizei o post com seu trailer valeu pela colaboração

    Ramon, eu nem sei o que se passa atualmente na sessao da tarde, mesmo assim acho dificil sair tantos “classicos”

    Post a Reply
  5. Vou dar uma caçada por ae, mas esse eu não assisti ou se assisti não me recordo… =D

    Mas parece ser interessante.

    Abraços, Eduardo

    Post a Reply
  6. Caraca, esse não me é estranho mas eu não estou lembrando. Em casa vou ver o trailer!

    Post a Reply
  7. Nossa, eu adoro esse filme! Ou adorava né!?

    Post a Reply
  8. Caracas, que saudade, agora fiz um viagem no passado!!! Estou procurando igual maluco esse filme, já achei o legendado, mas o dublado não acho de jeito nenhum, alguém tem o link pra download????? Agradeço e entrem em contado comigo pelo lokinwebnet@hotmail.com, valeu galera!!!!!

    Post a Reply
  9. Bruno, assim como você encontrei apenas o dublado também na época. Se você encontrar a versão legendada me avisa que vou querer também.

    Abração!

    Post a Reply
  10. Marcio Melo, achei e baixei a versão dublada e consegui a legenda, a imagem tá perfeita, só falta juntar os dois arquivos o divx e o srt, mas não estou achando um programa que mantenha a qualidade e faça isso. O dublado que conseguiu foi em ingles, isso? Se quiseres te mando a legenda e tu me ajuda a juntar os dois! Valeu, abração!

    Post a Reply
  11. nunca assisti esse filme!
    ou não estou lembrado!

    Post a Reply
  12. Só deixando bem claro que o blog não é responsável pelos links que o usuário colocou aqui nos comentários

    Post a Reply
  13. Blz????
    Assisti qdo lançaram, tinha 24 anos… Baixei novamente para meus filhos assistirem… Inclusive o game (o original e o para NES). Vem daí minha “nerdice” em relação a games e efeitos especiais em filmes (hj eu sei fazer )…… hahahahahaaaaaaaaaaaaaaaa
    Jorginho…

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.