Soldado Anônimo (Jarhead) – [Lista de Filmes]

Direção: Sam Mendes
Roteiro: William Broyles Jr adaptação do livro de Anthony Swofford
Elenco: Jake Gyllenhaal, Jamie Foxx, Brian Geraghty, Evan Jones, Laz Alonso, Peter Sarsgaard, Lucas Black , Chris Cooper, Brianne Davis, Travis Aaron Wade.
Gênero: Drama/Guerra
Tempo: 125min

Sinopse: Swoff, interpretado no filme por Jake Gyllenhall (Donnie Darko), é um fuzileiro naval americano que depois de passar por um rigoroso treinamento é enviado para campo de batalha. Depois de atravessar o deserto do Oriente Mérdio espera tediosamente por sua missão. Enquanto se mantêm esperando pelo conflito que parece nunca chegar, ele juntamente com os outros soldados tentam se manter equilibrados psicologicamente.

Pelo menos aqui no blog minha lista de filmes a assistir anda um pouco parada, entretanto, tenho visto muita coisa boa, principalmente na minha Tv por assinatura. Para quem não tem, a internet está aí para os malfeitores que fazem download. E por último temos a boa e velha locadora. Se você assim como eu deixou de ver este filme, ou nunca ouviu falar, fica aí uma boa dica.

Soldado Anônimo (Jarhead) foi lançado em 2005 nos EUA e aqui em “Tupiland” em janeiro de 2006. O filme é adaptação de um livro de grande sucesso escrito por um soldado americano que participou das batalhas contra o Iraque no oriente médio. Lembro que na época depois de ouvir falar no livro e no filme fiquei curioso para assistir. Para variar deixei passar e só tive a oportunidade este ano.

O que mais me agradou no filme foi o tom em que ele é narrado. Chega a transformar a trama basicamente numa comédia, um protesto anti-guerra de forma bem sarcástico. A medida que os dias passam no deserto, os fuzileiros navais (Marines) ficam cada vez mais ansiosos para enfrentar o inimigo. Inimigo esse que eles nunca vêem e também não entendem o real motivo pelo qual estão lutando.

Fica bastante visível a dificuldade que os soldados tiveram em manter a mente sã, num deserto com praticamente nada a se fazer. O filme funciona tanto como um filme anti-guerra, deixando sua “mensagem” de forma bem clara para todos os que o assistiram, como funciona também como uma boa diversão, pois tem alguns momentos trágicos e desesperadores que foram exibidos de forma bem engraçada.
Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

5 Comments

  1. Esse filme é bem legal mesmo.

    Modo chato:
    “forma be, clara para todos os que o assistiram”
    – Coloca o m no lugar da vírgula.
    🙂

    Post a Reply
  2. Vou lhe contratar como corretor ortográfico do meu blog! hehehe

    Esse filme é legal

    Post a Reply
  3. Dicas de filmes bons são sempre bem vindas!
    Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas acho que não dei a devida atenção. Agora está anotado e com certeza irei assistir!

    Abraços

    Post a Reply
  4. Não é meu tipo de filme predileto… mas quem sabe…
    😛

    Post a Reply
  5. eu gostei muito desse filme!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Crítica do filme Entre Irmãos (Brothers) | Porra, man! - [...] reestabelecer sua vida, Grace acaba encontrando no irmão de Sam (Jake Gyllenhaal, Donnie Darko, Soldado Anônimo, Zodiaco), recém liberado…
  2. Crítica - Os Muppets (The Muppets, 2011) | Porra, man! - [...] que Walter acaba ouvindo um ardiloso plano de um grande empresário Tex Richman (Chris Cooper, “Soldado Anônimo”) que deseja…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.