Os Daemons de A Bússola de Ouro

A House Rhythm & Rues que fez a animação e efeitos especiais para filmes como “As Crônicas de Nária: O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa” e “Superman Returns”, ficou também responsável pelo filme A Bússola de Ouro da New Line Cinema. O filme que tem estréia marcada para amanhã (7 de dezembro) nos EUA e um longíquo 25 de dezembro para nós pobres mortais, parece que vai bater grandes recordes de bilheteria e público. Vou falar um pouco do que li no CommingSoon.Net sobre o trabalho da House Rhytm & Rues, principalmente em relação a animação dos Daemons (foram traduzido já para ‘Dimons‘ aqui).

O texto abaixo revela um pouco da história, nada que vá estragar sua diversão, é basicamente a sinopse do filme estendida e alguns comentários sobre os efeitos especiais e como foram criadas algumas cenas.

O filme se passa em um mundo paralelo ao nosso onde cada pessoa possui um Daemon, que é uma representação da alma da pessoa, em forma de animal, ficando sempre próximo de seu portador, diferente de como se é imaginada em nosso mundo, onde a alma da pessoa seria algo invisível e que existisse dentro da gente (lá ele).

Podemos dizer então, nesse universo paralelo que se passa o filme, que os Daemons são a manifestação da alma de cada um, vivendo fora do corpo humano e em forma de um animal que o acompanhará o resto da vida. Não é um animal de estimação, é como se fosse a personalidade da pessoa neste mundo. Eles possuem o conhecimento do que a pessoa está pensando, sentindo, etc.

Em A Bússola de Ouro, o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo de Phillip Pulman, temos a história de Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) que vive na Universidade Jordan. Seu Daemon tem a forma de uma Doninha e se chama Pan. Um belo dia Lyra e Pan ouvem seu ‘tio‘ Lord Asriel (Daniel CraigBond, James Bond; 007 Cassino Royale) falar com alguns academicos conservadores da universidade (Jordan College) sobre outros mundos e sobre uma partícula chamada de , que eles ‘não sabem‘ ao certo o que siginifica.

Crianças começam a desaparecer e quando o melhor amigo de Lyra desaparece, ela sai de sua escola para procurar por ele no norte. Antes dela sair, ela recebe um aparelho chamado de Alertômetro (acho que não levaram esse nome para o filme, porém durante o trailer eu vi o nome sendo pronunciado apesar de não ser exibido na legenda) das mãos do Mestre da Universidade. Ele se parece com uma bússola dourada (daí o nome do filme) e é capaz de sempre dizer a verdade. É um aparelho muito raro no mundo e ela é advertida a não contar para ninguém que possui o aparelho em mãos.


Lyra é apresentada a Srta. Coulter (Nicole Kidman) e acaba indo morar com ela seduzida pelo seu carisma. Ela descobre que Coulter está envolvida com o grupo responsável pelo sequestro das crianças desaparecidas. Depois de perceber que está na verdade vivendo num confinamento ela escapa e vai em uma busca fantástica para encontrar seu melhor amigo.

Uma das coisas que vai ser bem apresentada no filme são as transformações do Daemon de Lyra. Quando se é adolescente o Daemon da pessoa vai mudando de forma a depender da situação, enquanto ainda a pessoa está amadurecendo. Assim que passa este período o Daemon toma forma que vai ficar pro resto da vida da pessoa, é como se você definisse a sua personalidade depois da puberdade. Enquanto Lyra vai se transformando (como pessoa) seu Daemon vai tomando formas de pássaro, gato, doninha. No filme poderemos ver que os Daemons dos adultos já tem uma forma definida.

Não foram utilizados animais reais no filme para exibi-los, foi tudo feito pelo time de efeitos visuais. Seria bastante complicado realizar algumas cenas com animais de verdade, em uma delas o macaco dourado que é o daemon de Srta. Coulter fica passeando pelas suas mãos e é surpreendido pelo de Lyra. Outro grande desafio seria como fazer a morte de uma pessoa, pois uma vez que ela morre seu Daemon também morre. Com os efeitos especiais fizeram com que a morte de de um Daemon seja representado por partículas se dissolvendo até que ele desapareça por completo. Veremos muito disso nas cenas de batalhas.

É isso, agora é aguardar nosso presente de Natal, 25 de dezembro é o dia da estréia. Se comportem direitinho, não baixem o filme que terá estréia amanhã nos EUA que Papai Noel vai gostar ok? 🙂 Vou aguardar para ver no cinema! Espero não me decepcionar. E em breve muito mais notícias sobre A Bússola de Ouro.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

2 Comments

  1. No Rotten Tomatoes o filme tá com 42% de aprovação até agora, já fiquei um pouco desanimado. Mas vamos ver né, acabo indo no cinema conferir.

    Post a Reply
  2. Estou com uma certa preocupação também, até porque o volume 1 é o menos legal dos 3 e ainda por cima parece que vão pegar leve com a igreja, o que seria o ponto forte da obra!

    Vamos aguardar e conferir, é o jeito.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.