Depois de ter visto na época o trailler nos cinemas, fiquei interessado em assistir este documentário. Rapidamente ele saiu dos cinemas e acabei não conseguindo vê-lo, candidato fortíssimo para minha Lista de Filmes, ficou lá um tempinho e ontem eu tive a oportunidade de assistir, menos um filme na minha lista 🙂

Em “Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth)”, Al Gore, que perdeu a última candidatura à presidência dos EUA para Bush, fala sobre um grande problema do nosso planeta, o aquecimento global. No documentário é mostrado que ele na verdade já se preocupava com esse tema a muito tempo, e não apenas agora como meio para se promover. Na verdade fica passando a maior parte do tempo, tipo uma palestra / convenção que ele anda fazendo mundo afora, passando slides, animações (inclusive um curta feito pela galera dos Simpsons), etc.

Fala e mostra bastante dando exemplos, imagens, comparações, projeções, tenta ser engraçado algumas vezes. A verdade é que achei bastante chato este documentário. Alguém pode querer comentar e dizer que documentários são chatos, não, existem muitos documentários ótimos. Esse parece aquelas aulas chatas de ciências, Al Gore reclama, fala, fala e só no finalzinho do filme que vemos algumas dicas do que podemos e temos que fazer urgentemente, inclusive a maioria aparecem nos créditos finais do filme.

Mesmo achando chato e tendo dormido em alguns momentos, acho que é bastante válido o documentário. É bom a gente acordar e começar a se dar conta que não temos outro planeta pra ir, se continuarmos do jeito que vamos, nossos filhos e netos estarão literalmente arrombados. As dicas finais são ótimas, já estou até me organizando para colocar pelo menos algumas em prática.

Related Posts with Thumbnails